Road trip pelo Sul da Bahia

A Bahia tem o poder de nos transformar, mas o extremo sul baiano, ali onde o Brasil começou, tem uma magia ainda mais profunda. Foram 15 dias vivendo o ritmo das marés, com o pé na areia e o horizonte como companhia constante. Partimos de carro para uma jornada de 3.000 km (ida e volta) que nos levou por estradas de terra batida, vilas de pescadores e territórios onde a história do nosso país ainda ecoa em cada curva.

O Refúgio à Beira-Mar

Nossa base foi uma acomodação modesta e encantadora, de frente para o mar. Não precisávamos de luxo; o som das ondas quebrando na porta e a brisa que atravessava as cortinas de renda eram tudo o que a alma pedia. Ali, o tempo desacelerou. A rotina era ditada pelo sol: acordar com a luz, caminhar na areia e registrar cada detalhe com nossas câmeras, da textura de uma âncora enferrujada ao balanço solitário de um barco de pesca no turquesa do Atlântico.

Costa das Baleias: Caravelas e Alcobaça

Começamos nossa exploração pela Costa das Baleias. Passamos por Caravelas, cidade histórica que serve como portal para o arquipélago de Abrolhos, e Alcobaça, com sua orla extensa e arquitetura que remete ao passado colonial. Essas cidades guardam uma tranquilidade rara, onde a vida passa devagar sob a sombra dos coqueirais.

Onde o Brasil Nasceu: Monte Pascoal e Barra do Cahy

Seguindo para o norte, a história se tornou palpável. Avistamos o Monte Pascoal, o primeiro ponto de terra firme avistado pela frota de Pedro Álvares Cabral em 1500. Ver aquela silhueta imponente no horizonte, cercada por terras indígenas Pataxó, é uma experiência emocionante.

Foi na Barra do Cahy, em Prado, que sentimos o peso da história. Dizem os historiadores — e a placa fixada na praia confirma — que este foi o primeiro ponto de desembarque dos portugueses antes de seguirem para Porto Seguro. O nome Cahy vem do tupi e significa “Água que cai” ou “Rio de águas claras”, uma descrição perfeita para o encontro do rio com o mar sob as falésias avermelhadas.

Cumuruxatiba: Onde o Tempo Para

Nossa parada em Cumuruxatiba foi um dos pontos altos. O nome, de origem indígena, carrega uma poesia geográfica: significa “Grande variação da maré”. E é exatamente isso que se vê: o mar recua centenas de metros, revelando bancos de areia e corais. O icônico Píer de Cumuruxatiba, construído originalmente para o escoamento de madeira, hoje é um esqueleto de madeira que se estende mar adentro, servindo como o cartão-postal perfeito para quem ama fotografia.

A Ponta do Corumbau e o Isolamento Sagrado

Continuamos pelas estradas de terra, cruzando vilas e sentindo a poeira da estrada, até chegar à Ponta do Corumbau. Em Pataxó, Corumbau significa “Lugar longe” ou “Longe de tudo”. O nome faz jus à realidade. É um dos lugares mais isolados e belos da Bahia. Na maré baixa, uma ponta de areia se estende por quilômetros mar adentro, permitindo que você caminhe sobre as águas, cercado por um degradê de azul e verde que parece pintura.

Reflexões de Estrada

Viajar de carro pelo sul da Bahia não é apenas sobre os destinos, mas sobre o caminho. É sobre a poeira que gruda no vidro, as paradas repentinas para fotografar uma falésia ou um barco, e a hospitalidade genuína de quem vive nessas terras. Voltamos para casa com os cartões de memória cheios e o coração renovado pela simplicidade do mar baiano.

Se você busca uma viagem que misture história, natureza selvagem e desconexão total, as estradas que levam ao sul da Bahia são o seu lugar. Afinal, como dizem por lá, o tempo em Cumuru e Corumbau não corre, ele dança conforme a maré.

6 curtidas

Só vi as ‘figuras’ mas já gostei… :innocent:

Vou ler com calma.

1 curtida

Na mesma. Passei rapidinho pra olhar se tava tudo certo no fórum e vejo este tópico interessantíssimo. Vou olhar com calma mais tarde.

1 curtida

Parabéns! Que fotografias incríveis… belo texto!

1 curtida

Belíssima sequência. Show. :clap:t5:

1 curtida

Que post completo hein? Parabéns pelas imagens de encher os olhos.

Eu imagino aqui a quantidade de fotos que você tirou nesse roadtrip.

Paisagens incríveis e histórias espetaculares. Quero fazer isso um dia.

1 curtida

Endossando aqui o que já foi dito pelos colegas, sobre as fotos, o relato e a experiência.

:+1:
:clap:

Apesar de ter ido de carro (RJ) até Porto Seguro (BA) há muito tempo atrás, não conheci os locais incríveis que você citou. Centrinhos bem pequenos que me parecem menores em população que alguns grandes condomínios em SP, RJ etc. Muito melhor assim.

Viajei nesta foto linda:

Imaginei os portugas velejando 40+ dias em mar aberto com fome, sede, fedidos e com medo, se deparando em uma cena como essa. Há relatos sugerindo que 2 grumetes e 2 degredados ficaram por aqui na Bahia mesmo. Sábios.

Viajar é sem dúvida uma experiência marcante. Além das belas imagens que vemos e registramos na nossa memória e na da câmera, o contato com a cultura e o pessoal da terra é das coisas mais ricas que se absorve em uma viagem dessas. Pode-se tentar com quantos vídeos conseguir ver, mas não chega nem perto.

Ah, para finalizar não tem como não lembrar desta letra de música:

Vamos curtir, bora pra beira do mar

Vamos pra onde está fazendo mais calor

E ninguém pode nos achar

Bora viver

Você e eu agora, eu e você

Vamos pra onde tudo pode acontecer

Inclusive nada

Pé na areia, caipirinha, água de coco, a cervejinha

Pé na areia, água de coco, beira do mar

<…>

[Diogo Nogueira]

Põe mais fotos e histórias para animar.

2 curtidas

Sem dúvida alguma, estou ainda tratando as muitas fotos feitas…

3 curtidas

‘Virei’ fotografo (tosco) de aves, faz 13 anos. Em 2024 viajei, principalmente, fotografar aves. Em Alagoas (Sergipe, Pernambuco) ver, observar as pessoas simples muito alegres…(eu não sei expressar), mudei fotografo de pessoas… Agosto/setembro se Deus voltarei. Mas DF, Lençóis, Bahia etc, eu vou ver sem pressa.

3 curtidas

Modestia sua J.Getúlio.

:wink:

@Jose_Getulio_Oliveir , você tem ótimas fotos de aves. Gostaria de ver mais fotos, sei que é complicado, eu também gosto de fotografar aves e vivo um hiato, ano passado fiz uma viagem para o Rio Grande do Sul para fotografar os Flamingos Chilenos que se amontoam por lá em determinada época do ano.

O Brasil é lindo e espetacular…

Veja este cenário:

Isso fica no Rio Grande do Sul.

2 curtidas

Muito legal! No próximo ano…

1 curtida

Lindas fotos e o texto também excelente!!! Deu vontade de pegar a estrada e sair viajando!!

1 curtida

obrigado!

Sul da Bahia… Saudades eternas… Passei minha lua de mel lá… Já faz 36 anos…

1 curtida