rumores: sony e uma câmera sem obturador mecânico

Acabei de ver isso no Sony Alpha Rumor:

https://www.sonyalpharumors.com/wild-rumors-roundup-a7siv-a9iii-100mm-gm-high-end-aps-c-first-camera-without-mechanical-shutter/

:ponder:

Source 2:

The ILCE-9M3 is a special camera which using the same body as ILCE-1, but drop the Mechanical Shutter Drivee. It has a new Exmor RS sensor which using the same ADCs as the ILCE-1. ILCE-9M3 has only 2 ms readout speed at 14b A/D. So Mechanical Shutter is no need, and thanks to the that, ILCE-9M3 can lighter than ILCE-7C.

Source 3:

A9 iii = no mechanical shutter. Camera weight is lower than A7c.

Source 7:

SONY is developing a high-speed camera without mechanical shutter. Around 24MP, high speed readout Type 2.7 ExmorRS CMOS.

Main improvement:
– 14bit 20FPS until cards are full
– 30FPS with buffer limitation
– of course it will have FF SS 4K60p, but 120p is locked out

Successor of the α9II?

:ponder:

Fico imaginando a concorrência lendo esses rumores… :ponder:

Muita gente vai dizer que a solução surgiu por causa dos problemas de falha do obturador da A7III mas não é. Quanto menos componente, em teoria melhor. O problema é a curva de aprendizado e maturação das novas tecnologias.

Vai fazer falta o barulho do obturador rsrs

Nada que não possa ser simulado.

Este fim de semana fiz um evento na igreja e depois que terminou o momento que tinha de fotografar a cliente me chamou de lado e perguntou: você tem certeza que você conseguiu fotografar? Eu não ouvi barulho nenhum. :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: Eu tinha colocado no Silent Mode. :smiley: :smiley:

Verdade.

Esse modo fica no obturador eletrônico, correto?
Ela deve ter pensado o pior :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Falta nenhuma! Já não deixo aquele irritante bio de confirmação de foco. Adoraria fotografar de forma totalmente silenciosa :hysterical:

Já eu acho que deve haver algum feedback da câmera. Aceito que não seja por barulho se for um motorzinho silencioso de vibração. Seria o melhor dos mundos, pois permitiria saber que a câmera está disparando tanto em locais silenciosos quanto muito barulhentos.

Rapidamente você acostuma… :assobi: Nem precisa de feedback. :smiley:

Esse eu não uso, acho bem irritante rsrs

É que o barulho do obturador é algo que quase sempre existiu na história das câmeras, assim o cérebro está acostumado a ouvir. Sem barulho = sem foto :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Eu ainda tenho o bipe mas como só uso AF-C com Mirrorless, não sei o que é esse barulho há uns 2 anos. >:D >:D >:D

Um amigo trabalhou no laboratório da IBM quando surgiram os terminais de vídeo com teclado eletrônico. Diz ele que estes terminais tinham uma chavinha para para ativar o som de um click que era emitido ao pressionar cada tecla. Este recurso seria um requisito de muitas pessoas, acostumadas às máquinas de escrever mecânicas da época e que reclamavam a ausência deste feedback.

Eu pessoalmente sinto falta de um retorno de que houve o disparo, mas assim como não sinto falta do click do teclado creio que é questão de costume mesmo.

Retângulos piscando e números de buffer oscilando são o suficiente pra mim.

É alguma coisa. Mas por vezes eu uso a câmera só com a imagem na tela, com simulação de exposição e WB, além do ponto de foco.

Sent from my motorola edge using Tapatalk

:ponder: :ponder:

A novidade no S9 não foi o fato de usar lente de abertura dupla?

Desconsidere meu comentário anterior. Agora que eu entendi o que vc disse.

Mas parece que a Samsung já abandonou esse conceito nos modelos S20 e S21.