The ILCE-9M3 is a special camera which using the same body as ILCE-1, but drop the Mechanical Shutter Drivee. It has a new Exmor RS sensor which using the same ADCs as the ILCE-1. ILCE-9M3 has only 2 ms readout speed at 14b A/D. So Mechanical Shutter is no need, and thanks to the that, ILCE-9M3 can lighter than ILCE-7C.
Source 3:
A9 iii = no mechanical shutter. Camera weight is lower than A7c.
Source 7:
SONY is developing a high-speed camera without mechanical shutter. Around 24MP, high speed readout Type 2.7 ExmorRS CMOS.
Main improvement:
– 14bit 20FPS until cards are full
– 30FPS with buffer limitation
– of course it will have FF SS 4K60p, but 120p is locked out
Successor of the α9II?
:ponder:
Fico imaginando a concorrência lendo esses rumores… :ponder:
Muita gente vai dizer que a solução surgiu por causa dos problemas de falha do obturador da A7III mas não é. Quanto menos componente, em teoria melhor. O problema é a curva de aprendizado e maturação das novas tecnologias.
Este fim de semana fiz um evento na igreja e depois que terminou o momento que tinha de fotografar a cliente me chamou de lado e perguntou: você tem certeza que você conseguiu fotografar? Eu não ouvi barulho nenhum. :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: Eu tinha colocado no Silent Mode.
Já eu acho que deve haver algum feedback da câmera. Aceito que não seja por barulho se for um motorzinho silencioso de vibração. Seria o melhor dos mundos, pois permitiria saber que a câmera está disparando tanto em locais silenciosos quanto muito barulhentos.
É que o barulho do obturador é algo que quase sempre existiu na história das câmeras, assim o cérebro está acostumado a ouvir. Sem barulho = sem foto :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Um amigo trabalhou no laboratório da IBM quando surgiram os terminais de vídeo com teclado eletrônico. Diz ele que estes terminais tinham uma chavinha para para ativar o som de um click que era emitido ao pressionar cada tecla. Este recurso seria um requisito de muitas pessoas, acostumadas às máquinas de escrever mecânicas da época e que reclamavam a ausência deste feedback.
Eu pessoalmente sinto falta de um retorno de que houve o disparo, mas assim como não sinto falta do click do teclado creio que é questão de costume mesmo.