Parece que existe um consenso. Os fotógrafos em eventos estão tirando m-RAW, mais que o suficiente. Ocupa menos espaço, na edição em lote poupa muito hardware, mais que o suficiente para a grande maioria.
Obrigado Alexandre, como você disse o RAW não é uma imagem e sim um arquivo “crú” contendo as informações captadas pelo sensor e todos os processos técnicos para tal, mas há um redimensionamento de dados/tamanho destas informações, que serão interpretadas por um software que irá gerar a imagem em um tamanho menor, foi o que quis dizer mas o amigo corretamente elucidou a questão, obrigado pela correção e pelos links, vou ler com certeza. Bem, o KR eu deixo pra lá… :hysterical: Eu ainda acho que ele é polêmico de propósito, para criar um marketing! ![]()
Não sei a configuração de edição de vocês, a minha já é meio antiga e não tenho gargalo, mesmo com centenas de arquivos:
i5 760
8GB RAM
SSD 120GB (este faz diferença)
VGA HD6870
Eu notei que os arquivos da 70D no DPP demoram mais que o costume para gerar a visualização de alta definição, com outros arquivos CR2 isso não acontecia, mesmo os da Mark II.
Sinto um grande “Prazer” (uiiii :assobi: ) ao abrir os arquivos no DPP, assim podemos visualizar corretamente o que a câmera está nos “entregando”.
Quem ainda não pegou a última versão eu fiz o upload da suíte Canon EOS Disc no meu Dropbox:
https://www.dropbox.com/s/oqt3dknkikr0ltf/Canon%20EOS%20Disc.exe
Amigos, pergunta boba, mas por que em minhas respostas fica tanto espaço entre as linhas?
Eu também tenho esse problema… Às vezes até edito a mensagem depois só pra tirar os espaços!
faz sentido sim.
muitas vezes numa pós, especialmente se as fotos estão “paradas” algum tempo depois de tiradas, tu pode perceber coisas que não viu na hora de bater a foto. pode fazer um enquadramento diferente, muitas vezes tornando uma foto horizontal em vertical. ter o máximo de resolução, nesse caso, é muito bom.
Eu uso RAW por causa de possíveis crops (só uso fixa) e porque também nunca tentei usar um tamanho menor. De qualquer maneira estou com meu hardware novo i5 3ª geração, 8GB de RAM e, assim que pagar esse upgrade, vou comprar mais 8 de RAM e um HD SSD de 128 GB.
Foi bom este tópico. Faz tempo que coloquei a câmera em RAW, e realmente não preciso. Vou passar prá mRAW e só usar RAW quando for abusar do ISO, tipo 3200 ![]()
Eu to usando mRAW pra vários eventos.
Só ensaios, onde sei que vou fazer pôster, etc, aí coloco em 18mp…
A quantidade de fotos no cartão quase dobra, hehehehe
Eu sou do contra e só fotografo em RAW cheio.
![]()
abs,
Vini
Desculpa aí, espaçoso!! Quem pode, pode!
(No HD e nos cartões de memória)
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Amigo Mike, para os hobbystas fica mais fácil, em um passeio longo faço 150 fotos ou pouco menos, mas quem trabalha com fluxo pesado e centenas de fotos por evento a opção de um RAW menor é totalmente viável e muito bem vinda.
Estou com um cartão de 32GB e outro de 16GB… fotografar não é problema, duro é armazenar os arquivos… preciso fazer uma limpa nos meus exatos… 19.131 arquivos RAW… 342GB…
nossa mano, quantos anos fotografando? ![]()
O primeiro arquivo RAW, da Canon T3: 18/07/2011
O tempo passa!
Armando, tem toda a razão… Como eu faço muito casamento e debutante, 19 mil fotos dá mais ou menos 12 ~ 15 eventos, ou uns três ou quatro meses de trampo, hehehehehehehe…
Só de curioso, dei uma olhada, um 15 anos que fiz, deu 47gb… :eek: :eek:
Eu uso um SD de 32gb, e três de 8gb… Quando tem evento grande sábado e domingo, ao chegar do primeiro evento, de madrugada ainda, já tenho que fazer backup pra poder usar os cartões… Descarrego no PC, HD externo e um bluray, brutão mesmo, sem editar nem renomear nada. Assim fico tranquilo, pois tenho as fotos em três locais diferentes… Aí posso formatar os SD e usar sossegado…
Pegou por qt o gravador bluerayy? Olho da cara?O0
Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2
haha, sou muito chato mesmo e acho que devo fazer tudo na melhor qualidade possível, mesmo que a diferença no resultado final seja pequena…
abs
Mas nessa caso eu acho que a diferença não é pequena não, ela é nula mesmo. Pelo menos nos testes que eu fiz, não notei absolutamente nenhuma diferença…
A diferença aparece quando é necessário cropar violentamente a foto e/ou em grandes ampliações.
Mais de uma vez eu tive que cropar forte, pois o cara do video entrou na cena na hora da troca das alianças…transformei foto horizontal em vertical. É meio bizarro, mas não tive alternativa.
abs,
Vini
Sim, muitas vezes eu quero cropar forte ou então mudar de orientação, mesmo que seja por uma questão estética. Ainda assim, os 10MP são suficientes, dado o tamanho final que entrego meus arquivos. Quando eu sei de antemão que vou dar um crop muito violento, como nas fotos de detalhes das alianças (não tenho objetiva macro), aí sim eu tiro em 21MP.