Scanner de Negativos

Acredito que no atual estado da arte, todo mundo que curte fotografia com filme, já deve ter pensado em escanear seus negativos pra formatos digitais. Quando mando revelar filmes coloridos, peço que digitalizem os frames pra mim, mas além de não gostar do resultado, ainda sobram meus negativos P&B pra digitalizar.

Pensei em adquirir um scanner de negativos, mas empaquei na dualidade. Se é bom não é barato, se é barato não é bom…

Aí fui procurar na Internet e encontrei nos sites de impressão 3D que costumo publicar projetos, um aparato bastante interessante, que orienta os negativos numa janela e permite o avanço girando um knob.

O projeto é open source e nasceu para escanear slides. Foi posteriormente adaptado pra tracionar uma fita de negativos.

Já imprimi o módulo de apoio, mas ainda falta criar um tubo de acoplamento desse módulo na camera.

O autor só disponibilizou as idéias para o tubo, já que o tubo em questão precisa ser dimensionado em função das características da objetiva que irá fotografar os negativos.

Na seqüência, o que já temos pronto…

2 curtidas

O módulo de apoio pré-montado. São dois eixos de aço inoxidável de 5 mm de diâmetro. Nos eixos, são encaixados dois carretéis dentados que tracionam o filme pelas perfurações.

À direita, há um prolongamento do eixo para fora do módulo. Ali será instalado o knob para girar o conjunto.

Observar a sincronização mecânica entre os dois carretéis, feita através de uma correia dentada…

2 curtidas

Tampa frontal posicionada e fixada. Knob fixado no eixo de tração principal. Agora vou pegar a camera do meu filho e criar o tubo de acoplamento…

1 curtida

Comprei um parecido para filmes 135 e 120 impresso em 3D também, mas tinha o defeito de não deixar o filme muito plano, e aposentei. Espero que esse seu corrija isso.

2 curtidas

Verdade!!! O gargalo nesse caso, é que para manter o negativo plano, é necessário trabalhar com as menores folgas possíveis. Sempre cuidando para o atrito não danificar a emulsão. Os limites são bem estreitos.

Peguei esse projeto pronto, mas só de imprimir e examinar as características, já estou com uma vontade enorme de reprojetar tudo. O dedo tá coçando pra cair matando no CAD…

1 curtida

O projeto dos caras é furadaço… Excesso de atrito. Ainda bem que testei com uma tira de negativos sem muita importância. As rebarbas arranham que nem gato bravo…

Redesenhei e imprimi. Vou usar o mesmo princípio de tracionamento, mas as guias serão muito mais lisas.

Ainda não imprimi os tracionadores, mas já consegui fazer um teste para dimensionar o comprimento do tubo de acoplamento.

Primeiro resultado…

2 curtidas

A quem interessar possa: Largo Santa Cruz, Brotas - SP - Nikon F5 / 50 mm f:1.4 / Fuji Superia 400

1 curtida

Alterações prontas e funcionando!!!

1 curtida

É o que isso é fantástico, valeu por compartilhar! Alguém aqui também trabalha com esse tipo de fotografia analógica? 3D printing parece que é uma ferramenta ótima para os fotógrafos criarem seus acessório também hein?

Quem sabe o @RenatoRochaMiranda não anima criar algum produto próprio para o mundo flash? já pensou? :relieved:

1 curtida

Sou aficcionado por impressão 3D. Comecei a construção de uma camera de grande formato, agora preciso criar coragem pra fazer o fole dela…

1 curtida