Seleção entre LCD e ViewFinder

Olá, pessoal.
Pesquisei aqui no fórum e não encontrei algo relacionado a minha dúvida, então só me resta perguntar aos colegas sobre o assunto.

Comprei há poucos meses a Nikon Z6 II e passei a usá-la como minha cãmera principal em tudo. Sou fotógrafo de esportes e eventos sociais, mais especificamente futebol e casamentos.

Ao comprar a câmera, a configurei de forma bem parecida com o que já usava na minha D750, com exceção de recursos adicionais que ela trás. E um deles é a troca automática entre o viewFinder e o LCD.

Um colega me auxiliou para configurar esse recurso de forma que a Z6 trabalhasse semelhante a D750, ou seja, quando aproximo o olho do Viewfinder, ele ativa e desliga o LCD e quando afasto o olho o LCD continua desligado, porém ao visualizar a foto ou acessar os menus, estes são exibidos no LCD.

Por um tempo isso funcionou corretamente e eu estava adorando esse recurso. Porém em algum momento durante um dos meus trabalhos, isso se desconfigurou automaticamente e desde então, não consigo fazer com que funcione como antes.

A configuração responsável chama-se “Lim. seleção do modo de monitor”, onde já selecionei todas as combinações possíveis e não consigo fazer com que trabalhe como antes.

Inclusive, no manual da Z6 II, na página 45, fala brevemente como configurar dessa forma e mesmo assim, não funciona.

Suspeito que tenha algo errado com o sensor do view finder, pois faço a configuração e basta aproximar o olho dele que na próxima vez que visualizo uma foto ou acesso o menu, estes são exibidos no viewfinder e não no LCD como deveria.

Gostaria muito de ter esse recurso novamente fundionando corretamente, pois me é muito, muito útil.

Alguém aqui já passou por isso, usou essa configuração ou resolveu esse problema de alguma forma que eu não encontrei?

Agradeço desde já dicas que possam ajudar.

1 curtida

Amigo, não sei exatamente como resolver porque não passei por isso. Mas se a câmera já funcionou normal e desconfigurou, geralmente resetando as configurações de fábrica dela resolveria facilmente. Perderá as configurações que você já usa, mas volta a funcionar esses problemas de visor.

1 curtida

Grato pela dica, meu amigo… por incrível que pareça eu já fiz isso e não resolveu… só perdi minhas configurações à toa kkkkk…

Mas consegui resolver há pouco. Perguntei num grupo de fotografia daqui da cidade e um colega conseguiu descobrir o problema.

Pra quem usa Z6 II ou qualquer outra mirrorless, já fica a dica:
O problema era a borracha do viewfinder que havia sido “empurrada” milimetricamente para baixo e isso fez com que ela ficasse permanentemente sobre o sensor que faz a troca do viewfinder com o LCD. Assim, o sensor estava detectando o tempo todo “meu olho” próximo a ele, na verdade era a borracha.

Retirei a borracha e tudo voltou ao normal. Coloquei ela novamente, sem presisoná-la demais para baixo e tudo continua funcionando.

Coisa simples neh? Faz a gente parecer burro. Mas pode acontecer com qualquer câmera que tenha o sensor naquele local.

No mais, eu adoro essa câmera… pegada, posição dos botões, configuração de atalhos, ISO… enfim. É uma baita câmera.

Grato pela ajuda.

2 curtidas

Vivendo e aprendendo meu amigo! Que bom que deu certo. Fica aqui o tópico para futuros usuários que possam vir a ter esse mesmo “problema”.