Boa a dica. Vou além e digo pra tomar certo cuidado com a compatibilidade entre o colorchecker e o software a ser usado. Uma vez comprei um colorchecker bem elogiado, mas que não era compatível com nada que eu usava. Acabei devolvendo.
A dica do color check só funciona com iluminação controlada.
Concordo que calibrar no olho é muito difícil.
Depois que se calibra um monitor é complicado viver sem.
Hoje calibrei até o notebook da empresa, que uso apenas para programar, tela horrível bem azulada.
Não ficou perfeito mas melhorou muito rssrs
Funciona com todas as fotos feitas com a mesma temperatura de cor na iluminação, independentemente da intensidade.
Qual calibrador indicam?
Não venham com um de 5k :hysterical:
Spyder.
Estou vendo um monte de informações aqui, nem sei que esta querendo comprar o calibrador, mas a pergunta que faço inicialmente é qual o monitor esse indivíduo tem???
É monitor de 8 bits ou 10bits??? Qual a capacidade de cor do monitor???
Mesmo que seja sRGB de 8 bits vale a pena. Monitor descalibrado para quem trabalha com fotografia a sério é complicado.
Sou da mesma opinião.
Óbvio que ter um monitor de bom padrão é importante.
Como estamos falando de calibração de monitores, entendo que esse tópico é direcionado a quem TRABALHA com fotografia.
Então posso dizer que ter um bom monitor é uma ferramenta quase tão essencial quanto uma boa câmera.
Mas de qualquer forma, o calibrador vai te levar a um nível melhor que aquele monitor pode oferecer.
Acho que vale a pena pra quem não trabalha mas gosta de fazer tratamento nas fotos que envolvem alteração/correção nas cores.
Antes de calibrar devo deixar o brilho e contraste do monitor no padrão de fábrica?
Com relação ao brilho o processo vai ajustar para o valor que você definir (100-140 cd/m2) independente do que estiver ajustado no início.
A recomendação para resetar o monitor para a configuração de fábrica serve para evitar que algum ajuste feito de forma aleátoria possa interferir no resultado da calibração.
Além disso dependendo de como o contraste é implementado no hardware alterar o mesmo do valor “padrão” pode levar a estourar o sinal nas partes mais claras ou escuras.
Usei o DisplayCal. No início ele pede para ajustar no monitor brilho/contraste para deixar em 120cd e as cores também mais equilibradas. Depois começa o processo de calibração.
Estava bem fora, agora ficou bom.