Será que vale a pena em 2023? Calibrador De Monitor X-rite I1

Eu vou confessar que sou bem leigo nesse lance de calibração de cores, mas recentemente peguei um monitor Dell P2722H, gostaria de deixa-lo calibrado.
Sei que não é um Ultrasharp Premier Color mas para o meu nível de fotografia acredito que ele me atenda bem, afinal tem 99% do SRBB. A série P da Dell é uma linha abaixo dos Ultrasharp, só que mais voltado para o uso profissional (no sentido de ergonomia e robustez).

Aqui uso um aplicativo que faz a calibração das cores, instalo ele no Celular e uso para ter uma referência, mas ele também não diz o quanto dá do Adobe RGB/SRGB, mas tá bom… custa uns R$10,00.
O nome do APP é: Display Calibration… Compra na Windows Store.
Aparentemente ajuda, pois ele cria um perfil que tira bastante do azulado.

Aqui vão algumas dúvidas de um leigo:

1)Aquele papo de que monitor Dell e da Apple já vem calibrado procede ou é balela? Tipo, out of box já vai estar correto ou para fidelidade de cor para fotografia tem que passar por uma perfilação?
Aliás… tem diferença entre perfilar e calibrar?

2)Existe algum método de calibração “caseira” que não seja com espectrofotômetro/calibrador que seja efetivo?

Aqui eu basicamente preciso ter uma noção melhor no balanço de brancos, e nos níveis de preto/branco para tratar decentemente a foto.

Procurando achei esse no ML, o cara tá pedindo R$350,00 mas não tem os drivers. Será que dá pra baixar direto do site? Pq parece ser bem antiguinho:


3)Fora esse, alguma recomendação de modelo comum de achar usado com preço bom? (tipo 500-600 conto).

  1. Sim, funciona. Tenho um UP2516D e a calibração de fábrica bate muito perto da feita com o X-Rite i1

  2. Infelizmente não. Pelo menos nunca vi nada que desse um resultado satisfatório.

Cuidado com esses calibradores antigos, muitos deles usam filtros coloridos internos que mudam de cor com o tempo e a calibração vai pro espaço. O Spyder 3 é um desses.

Lembrando que a calibração precisa ser feita pra temperatura de luz do seu ambiente.
Geralmente se usa lâmpadas 6500K em ambientes de edição e a calibração precisa seguir esse detalhe.

Já tive dois monitores Dell da linha P e eles não vieram calibrados não.
Os dois vieram mais puxados pro azul e com a configuração de gamma completamente fora do padrão, acredito que pra dar mais contraste e parecer ter uma imagem mais bonita.

Não tenho experiência com as linhas mais caras da Dell, talvez elas venham calibradas certinhas.

Cuidado com calibradores antigos, como já disseram acima, alguns perdem a precisão com o tempo.

Série P vem bem fora mesmo.

Talvez seja minha opinião de leigo, mas até onde sei, monitor que já vem calibrado traz essa informação. Por exemplo, aquele monitor INNOCN que eu falei em outro tópico:

Logo na descrição ele cita a calibração. Claro que não falo daqueles monitores caríssimos que todos da marca saem calibrados.

De qualquer forma, de tempos em tempos tem que calibrar de novo de qualquer forma, então não sei até que ponto vale a pena ter um que já vem calibrado de fábrica.

Eu ia comentar isso, a menos que o monitor tenha calibrador embutido, não vejo vantagem.

Quais calibradores vcs tem usado?

A vantagem desse 2516D é que quando voce usa com o i1 ele pode fazer o upload de até duas tabelas de LUT para o monitor e armazena em CAL1 e CAL2, isso é bem legal. O meu aguenta fácil 6 meses sem precisar de qualquer ajuste, e mesmo assim sai muito pouco.

esses calibradores mais simples respondem de maneira diferente, muitas vezes vc tem que fazer o processo 2 ou 3x pra ficar melhor ajustado

atualmente eu uso um parecido com esse ai, mas acho que não é o mesmo modelo, o meu é bem antigo, comprei na x-rite muitos anos atrás e logo depois eles lançaram um modelo novo, fiquei puto, mas…

teve um momento que ele deixou de funcionar direito, devido aos drivers não aceitos pela versão do windows, mas depois que veio o Win 10 e a compatibilidade com equipamentos antigos ele voltou a funcionar direito, o meu ainda não testei no win 11 pra ver se funciona

dar uma ajustada é bom sim, mas como o colega falou ai em cima, prepare a sua sala antes, senão não vai conseguir ver a imagem com fidelidade.

o próprio calibrador mede a temp de luz do seu ambiente, bem como a luminosidade, então o ponto de partida é vc ajustar isso para poder ver a imagem corretamente. Supondo que vc faça o ajuste a noite, durante o dia se entrar a luz natural pela janela da sala ja bagunça tudo. procure ajustar de um jeito que vc consiga manter a mesma luz do ambiente qd for trabalhar com as fotos.

eu pro ex faço ajustes diferentes para edição de vídeo e para fotografia. Existem vários ajustes que vc pode fazer escolha um, se acostume com ele e siga em frente.

Lembrando que sua foto ajustada importa mais pra vc, pq é com base nisso que vc exporta seus trabalhos e vai ler a foto. Mas essa mesma foto qd circula pelos celulares, sites e monitores das pessoas vai ficar diferente daquilo que vc viu e ajustou.

Traduzindo, não é porque você calibrou o seu monitor que o dos outros irão reproduzir fielmente as cores.

Idem aqui. Uso um parecido. Acho que é outro modelo tb.
A calibração não deu um resultado exatamente perfeito. E tive que realizar ajustes finos manualmente.
Até pq varia por exemplo se vc calibrar ele de dia ou de noite. E convenhamos que não é um processo pra se fazer todo o dia.

Pra mim esse é o ponto chave. Qual a destinação da sua imagem? A sua calibração deve bater como o destino. Se você vai imprimir suas fotos, procure a gráfica e peça um gabarito pra eles. Todas as gráficas de fotografia tem os seus.
A minha experiência aqui é que o calibrador chegou perto. Mas eu tive que realizar pequenos ajustes pra chegar nas cores mais fieis à gráfica que eu indico pros clientes (eu não imprimo, entrego em JPG e os clientes imprimem se quiserem).

Sobre a manutenção da calibração, existem softwares que mantém a calibração feita pelo aparelho.
Eu uso o DisplayCAL e funciona super bem… Ele fica rodando sempre em segundo plano realizando as correções constantemente pra manter a fidelidade da calibração.

Discordo de calibrar pela referência da gráfica, perde todo o sentido de calibrar…
O soft proof é justamente pra isso.

Lembrando que o gamut do monitor geralmente é menor que das boas impressoras. A menos que o monitor seja wide gamute.

Esse negócio de calibração pra luz ambiente, dia ou noite, tem mais haver com a nossa percepção igual aquele lance do vestido azul/dourado.

Não acredito que a gente consiga calibrar puramente pela referência. Mas aceitar o resultado do aparelho nem sempre funciona.
No meu caso foi isso. As cores não ficaram legais. Faltou um pouco. Daí foi preciso realizar o ajuste manual mesmo.
Mas o ponto de partida foi o resultado do calibrador.

São duas coisas completamente diferentes.

Uma é calibrar o monitor, que significa alterar a tabela de LUT para que as cores do monitor batam com o que você está vendo e gerar um arquivo com cores de referência.

Outra é a saida de impressão. Cada impressora e conjunto de tintas tem que ter um LUT especifico para bater com o que aparece no monitor.

Por isso se perfilam o monitor, a impressora e eventualmente o scanner separadamente. Se a digitalização ou a impressão dão um resultado diferente de um monitor devidamente calibrado é sinal de que os LUTs desses dispositivos estão errados.

Aqui eu uso uma impressora EPSON L800 com tintas originais e 4 papeis diferentes. A impressão SEMPRE saia errada por mias que o monitor estivesse calibrado. Resolvi o problema com um software RIP para impressão, o PrintFab. É possível criar LUTs especificos para a sua combinação de impressora-papel-tinta. Imprimi o padrão de cores deles para os 4 papeis, enviei pelo correio e eles me enviaram os LUTs. O resultado é que a impressão bate 100% com a tela.

Se não tiver o arquivo de correção de saída não funcionará direito, será uma solução meia-boca.

Vejo a calibração do monitor mais para se adequar ao padrão do mercado.
Cada tela de cada dispositivo vai ter uma calibração diferente, mas seu monitor estando no padrão de mercado você vai poder passar suas características de edição sem erro.

Por exemplo, você pode querer deixar a foto mais quente, em outros dispositivos descalibrados pode não ficar exatamente como no seu monitor, mas vai ficar mais quente em relação a outras fotos profissionais naquele dispositivo da mesma forma. Com o monitor descalibrado você pode tomar decisões erradas, deixar a foto em uma temperartura que não era a desejada pela tela ser mais puxada pro azul, aumentar/diminuir demais o contraste devido o gamma da tela estar fora, etc.

Enfim, com o monitor no padrão de mercado você vai estar usando as mesmas configurações que a maioria dos profissionais e produtoras e assim suas escolhas vão se traduzir bem para todas as telas quando for comparar com outras imagens profissionais.

A principal função é essa mesmo.

Porém acaba evitando diferenças absurdas na impressão, uma vez que o impressor também usa um monitor calibrado no padrão.

Ai sobram as diferenças na saída com a impressora.

Concordo.

Eu comprei um calibrador X-Rite para parar de passar raiva com as impressões com distorção das cores, saia cada aberração

Dai descobri depois que os impressores da minha cidade não se importam muito com a qualidade que sai da máquina deles

Hoje eu tenho um fornecedor de outra cidade que não posso reclamar, as impressões mais fidedigmas que consegui, recomendo muito manter os monitores calibrados, e se for imprimir utilizar uma gráfica profissional, fugindo daqueles stands da Kodak Moments

A pergunta inicial era se valia a pena comprar algum dispositivo para calibrar o monitor.

Primeiro, acho q vc pode tentar calibrar monitor no olhômetro primeiro. Isso já vai te ajudar muito. Ajustar o brilho e ponto cinza (balanço de branco) já vai te ajudar muito. Muito mesmo.
Daí vc avalia num segundo momento a necessidade de comprar um colorímetro. Eu passei anos calibrando o monitor com aquela ferramenta da Adobe (nem sei se existe mais).
A segunda coisa que avalio, é que eu não compraria um colorímetro muito velho. Acho q se vc comprar um Spyder mais novo é muito mais jogo.

Uma coisa que ajuda muito no tratamento de cores, é deixar a ambiente do PC limpo. O monitor tem q ficar numa área sem muitos detalhes, de frente pra parede é sempre muito legal, parede cinza é o ideal. Não ter nenhuma cor chamativa é importante.

calibrar o monitor pelo olhômetro:

Já que tocaram no assunto novamente, acho que usar calibrador ou não depende da finalidade.

Se for imprimir a sério, não tem jeito. Tem que calibrar e ponto final. Na verdade tem que calibrar até a impressora, porque dependendo do tipo do papel e da própria tinta os resultados pode diferir e muito do esperado. Se for impressão meia boca com papel barato e tinta genérica, isso quer dizer que o seu público não liga a mínima para essas coisas, então calibrar para que ? Também tem que ver se o monitor pega calibração direito. Tive um Samsung que não pegava nem a pau e um iMac antigo que tive só calibrava com o Argyll e olhe lá, mesmo assim depois de muita reza braba.

Meus monitores são calibrados. Me irrita profundamente quando existe algum desvio de cor inesperado. Calibração “no olho” nem de longe dão o resultado que espero, mas esse sou eu. Tem que ver o que você espera e o que te incomoda.

Uma coisa que eu concordo totalmente é fugir de calibrador velho. Dor de cabeça na certa, seja com desvio de cor ou com software sem suporte. Se precisar de um, compre de preferencia um novo ou modelo recente.

No final acaba sendo um conjunto de fatores como o monitor em si, a finalidade, a impressora e o papel se for imprimir e finalmente, o que o seu cliente espera.

Uma dica é fotografar um colorchecker no inicio de cada sessão e arquivar junto. Isso é fundamental no caso de ter que trabalhar com um sistema descalibrado e resolver tudo depois.