Nikon D700 / Nikkor AF 28-100 G
Taí um que gosta de fotografar, o Eduardo.
Legal os registros. A do barranco na curva do trem em particular
Essa ferrovia é simplesmente incrível… Desce de Curitiba e vai até Morretes. O dia estava muito nublado, não deu coisa muito boa pra fotos, infelizmente…
Legal! Eu fui Curitiba a Morretes de carro… Serra é incrível e almoço Barreado, realmente, espetacular!
Me responda com sinceridade, Zé… Você gostou do Barreado???
Parece a mim registros sem muita pretensão, sem preocupação com a luz, com a composição, com a narrativa.
Registros, para recordar que passou por ali.
Certamente! Principalmente a luz. Dia nubladaço. Tem uma chaminé no meio de um lago que simplesmente estava invisível no meio do nevoeiro. Seria provavelmente a mais bela imagem da serra… Me preocupei mais em registrar os traços arquitetônicos da edificações da ferrovia (observe os arcos em tijolo à vista).
Sem dúvidas, são lindos e muito interessantes! Poderia enfatizá-los mais, eliminar a moldura da janela ou porta do trem que invade o quadro fotografico (ou incluí-los de maneira mais enfatica se a ideia era usá-los para o efeito de moldura do quadro fotográfico).
Este é o passeio de trem de Morretes?
Pensei em recortar pra sumir com a janela, mas preferi deixar. Não gosto de recortar. Dá impressão que estou falsificando a imagem. Pode ser neura, mas…
Eu queria fotografar da plataforma entre carros, mas não foi permitido. Aí seria liberdade total.
Esse é o famoso passeio Curitiba-Morretes. As construções da ferrovia, são muito bonitas, tanto as preservadas quanto as ruínas. Os viadutos são lindos também, mas é quase impossível fotografá-los de dentro do trem…
Fotografei o casario antigo de Morretes e Antonina, mas no filme. Quando estiver pronto coloco aqui…
Sim. Gosto de carne de vaca, muito pouco…mas barreado eu gosto muito. Restaurante fica a margem do rio, parece um ‘museu’ muito bonito.
Acredita que eu gosto dessas fotos sem o dia estar ensolarado? Passa uma vibe muito gostosa de interior chuvoso. Parabéns pelo passeio
Eduardo, achei bacana você ter compartilhado as fotos desse passeio. Deve ser muito bacana. Mas admito somente a foto 2 da para fazer a associação com o passeio de trem. Mas eu entendo as dificuldades que você mencionou para tirar as fotos. Recentemente eu fiz um passeio de trem em Miguel Pereira (cidade do Rio Janeiro na região serrana , apesar que não sei ali é “oficialmente” a região serrana ou se é considerado sul fluminense…) que é um passeio minusculo em relação a esse de Morretes, (em Miguel Pereira só anda na cidade por uns 8Km), mas de dentro do trem ficou dificil tirar fotos pra explorar o ambiente externo. Aliás eu to em falta aqui no fórum pra postar fotos…
Tirar fotos em passeios ferroviários é bem complicado. Quando você está dentro do carro de passageiros, sentado em sua poltrona, é constantemente chamado à atenção quando põe mão, braço, celular ou camera pra fora da janela…
Embora a plataforma existente entre dois carros seja um local perfeitamente seguro para se fotografar, os funcionários do trem para não terem dores de cabeça, proíbem os passageiros de ficarem nessa plataforma. A plataforma entre carros, é um lugar perfeito para fotografia inclusive. Na Ferrovia Vitória-Minas, que vai de Belo Horizonte-MG a Vitória-ES, há uma tolerância muito maior para se ficar na plataforma…