Seu Atual Fluxo de Trabalho Atualmente

Fala gente tudo bem?

Quando a IA entrou na praça de forma intencional, parece que existiu uma chuva de conteúdos voltado à “gerar” imagens e ilustrações com inteligência artificial.

MidJourney e outras ferramentas, usaram e abusaram da tecnologia.

Para muitos, um novo mundo se abria…

Começaram então as enxurradas de fotos geradas por IA, imagens ilustrativas, capas, gráficos e o uso parecia ser muito mais por descobrir a capacidade de criar o que suas mentes imaginavam.

Bom, essa tal de IA cresceu, e muito!

Com esse crescimento naturalmente as empresas têm aplicado a inteligência artificial de forma mais intencional, melhorando fluxos, cortando o tempo pela metade, e gerando um valor absurdo para os que utilizam da IA de forma mais inteligente!

Algumas perguntas para uma discussão saudável:

Como está o SEU fluxo atual?

O que melhorou no seu dia a dia utilizando a IA como ferramenta?

Pós produção? Vendas? Marketing? Automações?

Poderiam compartilhar como tem sido o usa desta tecnologia no seu dia a dia?

Perguntas apenas pra profissionais???

1 curtida

Não não, profissionais, amadores e todos que amam o registro.

Ok. Bem… 90% da minha fotografia é analógica e em P&B. Tenho uma camera digital apenas pra fotos coloridas quando minha mulher começa a ficar cabreira com foto P&B ;))))))))))))

Por absoluta preguiça, quase não estou ampliando em papel. Revelo o filme e escaneio os negativos.

Apanhei muito do processo de digitalização e tratamento. Aí resolvi pedir ajuda para o ChatGPT e uso ele hoje como meu tutor para aprender a tratar imagens…

Hoje em dia, a IA tem auxiliado na seleção e tratamento de fotos. O Aftershoots veio para agilizar isso, apesar de acontecer exatamente o que eu previ: Eles iriam nos “viciar” na tecnologia a um preço muito baixo e posteriormente fariam o aumento, e nós, depois de altamente “viciados” no sistema, seríamos prejudicados. Os valores já foram reajustados, novas ferramentas foram adicionadas e agora o preço está mais salgado. Para atendimento eu ainda não a utilizei, mas é promissor. Creio que muito em breve, tarefas monótonas e chatas que fazíamos antes se tornarão o carro chefe das IAs fotográficas.

1 curtida

Os caras adotam estratégia de traficante… A primeira dose é de graça… Depois que você vicia, vai ficando caro…

2 curtidas

Enquanto eu estava digitando, pensei a mesma coisa. Essa é uma estratégia antiga de marketing agressivo e pode mesmo ser comparada aos traficantes haha, me recordo também da Amazon que tinha armazenamento ilimitado para fotos a um preço muito baixo, se não me engano 15,00 mensais. Depois de um ano ou mais de armazenar minhas fotos por lá e mais de 2TB de arquivos serem enviados, eles me encaminham uma mensagem de reajuste, avisando que não teriam mais esse plano ilimitado e que agora seria 100gb, 200, 300 etc a um preço exorbitante. E ai, vai fazer o que nessa situação?

Eles te incentivam a colocar todas as suas coisas lá e depois te cobra a mais, mesma coisa aconteceu com a Adobe, quando soltaram aquela barbada de 47,00 mensais para ter o Lightroom e Photoshop originais. Agora já está beirando os 100,00. Sempre a mesma estratégia aplicada de formas diferentes mas com o mesmo fundamento.

1 curtida

Exatamente, é estratégia antiga e SEMPRE existiu. Mas agora está mais “mascarada” porque o valor agregado aumentou muito… QUEM é que não quer “agilizar” os processos?

As pessoas estão cansadas, exaustas de tanta “coisa para pagar”, falcatruas, enganos, junto à política injusta e corrupta, e por cima pessoas que são “treinadas” a fazer o mesmo com quem chamam de amigos.

Estamos em uma era no mínimo transformadora para nunca mais voltar ao que era antes.

O mundo financeiro agora mudou por completo, Apple agora faz LEASE de produtos, dando acesso a seus produtos de forma muito mais baixa, coisa que nunca fizeram ou cogitaram a fazer. Eles adotaram o modelo “Netflix” que milhares de pessoas assinam, sem nunca serem “donos” de nada. Pagam pelo benefício sem nunca obtê-los.

Agora empresas estão adotando isso para produtos físicos como computadores, celulares, e no fim do período definido no contrato, você devolve ou escolhe pagar uma diferença para obtê-lo.

No entanto em meio a tantas mudanças, a tecnologia hoje está sendo MUITO bem adotada e nós precisamos abrir o olho.

Validam o mercado, depois exploram o máximo até consumir tudo, e então mudam de estratégia e produto.

Eu uso especialmente redes neurais, e nada além disso. São programas pra uso bem específico. Por exemplo, remover gradientes causados por poluição noturna em astrofotos (antes na esquerda, depois na direita):

Também pra corrigir distorções óticas. O programa que uso (BlurXterminator) age de forma diferente nas estrelas e no fundo:

Daí uso também pra remover estrelas de uma imagem a fim de processar o fundo (extremamente escuro) separado das estrelas (extremamente claras). Isso é feito com precisão impressionante:

Finalmente, uso também pra remover ruído:

1 curtida

Eu migrei um monte de coisas pro meu próprio servidor. Meu armazenamento de fotos do celular vai direto pro NAS. Não é perfeito, mas eu também cansei de ficar pagando por armazenamento. Mas os caras são cafajestes: minha esposa adora as lembrancinhas que o Google manda com memórias das crianças pequenininhas. Tentei convencê-la a usar o mesmo NAS que eu uso, mas essas lembrancinhas a fizeram desistir. Resultado: pagamos 25 dólares por ano (e subindo) pra armazenar as fotos dela.

Em algum momento vou estudar como fazer meu próprio servidor de email também.

O Immich também tem lembrancinha - migrei pra ele e sou uma pessoa 100% feliz (e sem receio de big tech dar cabo nas minhas fotos).

1 curtida

Olhei e parece legal. Vou experimentar em algum momento. Se tiver algum tutorial pra compartilhar, já agradeço de antemão.

O site deles e o YouTube foram meus parceiros na instalação e configuração, e deu tudo certo (não foi de primeira, mas deu :joy:). A única coisa que eu descobri sozinho (e percebi que é fundamental) foi usar Cloudfare Tunnels para acessar remotamente a minha library - com pouca configuração, a experiência fica IGUALZINHA ao Google Photos e afins, recomendo demais!

2 curtidas

Bom saber disso! Obrigado por compartilhar!