Pra mim, parece ser um excelente custo/benefício, pois esse é o range ideal (ideal mesmo seria a 24-70mm, mas é bem mais cara), abertura ideal (f/2.8 em todo o range) e preço perfeito (U$350,00 na BH)!
Acho que essa lente substitui a 18-55mm em parte… porque com 28-70mm, considerando o uso em APS (afinal, vc tem uma EFS), vc praticamente não terá grande angular… 28mm é bem fechado em APS, já te da um angulo “normal”. Basta vc colocar a sua 18-55mm em 28mm e fingir que não pode abrir mais o angulo… vc verá que 28mm não é grande angular. Ela equivale a uma 45mm praticamente.
Até hoje eu nunca tive uma lente 24-70mm / 28-70mm /24-105mm, etc, pq uso APS… então, com uma 17-40mm + 70-200mm eu tenho um range ótimo… Com uma 24/28-70mm eu não teria nem grande angular, nem muita tele… teria uma normal/meia tele. Acho ruim para um uso geral e variado.
Agora quanto a qualidade dessa Sigma, ela é boa sim. Mas teste a lente antes, pois são vários os relatos de Sigmas com incompatibilidade com Canon (front focus, etc). Inclusive esse modelo em especial parece ser mais problemático. Cheguei a comprar uma dessas na Angel, na época que eu tinha uma 300D e o foco estava absurdamente descalibrado, peguei o dinheiro de volta.
Uma opção mais segura nesse range é a Tamron 28-75mm F2.8. Se for para usar em APS, recomendo a Tamron 17-50mm F2.8
Se puder não venda a 50mm, pq é boa, barata e mais clara do que as F2.8. Um ponto de luz faz falta.
Leandro,
tenho uma dessas e nunca tive problemas (antes tinha o modelo antigo, sem ser EX DG, e dava erro 99). Considero que tem um bom custo/benefício.
Tenho também a Sigma 10-20, que supre o range de GA. Mesmo assim tenho pensado em trocá-la por uma 17-55/2.8 ou mesmo uma 15-85/3.5-5.6, pois não tenho achado muito prático trocar de lente com tanta frequência.
Oi Vinicius,
Hoje, eu raramente uso 18mm. Quando uso acho ruim, normalmente porque eu precisava de mais luz e ela é mais aberta em 18mm… rsrs… gosto de retratos, bokeh, pessoas. Eu tenho uma Oly OM-1 e minha Zuiko 35mm f/2.0, apesar de maravilhosa, foi vendida, pois eu não usava. Uso mais a Zuiko 50mm f/1.4. É como se eu estivesse acostumado com 28mm em APS :D. Mesmo assim, até considero a possibilidade de uma 18-50mm da Sigma, mas é mais cara.
Eu adoro minha Canon 50mm f/1,8. Como vc disse, boa, barata, clara… Mas comprei um adpatador pra lentes Zuiko, então, to com duas 50mm. Vou ficar com a Zuiko, pois só vendo ela com o corpo OM-1. Também tenho uma Zuiko 75-150mm f/4 e assim eu teria um range de 28-150mm. Pra mim acho que dá conta de 85% das minhas fotos. Claro, a Zuiko não tem AF, mas eu adoro focar manualmente, sempre foi assim com a OM-1… rsrs É tudo um hobby pra mim.
A grana ta curta, por isso to querendo fazer uma troca quase que sem gastar nada. As tamrons citadas estão bem mais caras.
Vão trazer pra mim EUA. Vou tentar ensinar a pessoa pra testar com alguma cam lá na loja, é o jeito… Boa dica!
Oi Robson, será que é mais lenta que a lenta do kit da canon (18-55m f/3.5-5.6)?
Eu cheguei a considerar essa sua lente, mas ela ta uns US$80,00 mais cara e eu to sem grana nenhuma no momento. Queria fazer uma troca mínima de prejuízo.
Eu tenho uma Sigma 28-70 f/2.8 DF para Pentax. É a 3a objetiva que eu adquiri. a 1a foi a 18-55 kit, depois uma 50-200 e essa última.
Para o meu uso amador (fotos familiares, passeios eventuais, etc) gosto da 28-70 para fotografar as crianças ou grupos de poucas (até umas 4 pessoas da cintura pra cima, tipo fotinha de sobrinhas aborrecentes pro orkut) ou retratos mais fechados em 70mm aproveitando o f2.8 luz natural e sem flash.
Se vc for usar pra cobrir algum evento social e precisar fazer aquela foto com 15 pessoas juntas, 28mm já complica se for usar flash rebatido pq. vc tem que se afastar e acaba perdendo nitidez por usar abertura maior, (eu nao tenho flash dedicado). A qualidade da 28-70 no geral é bem melhor que a 18-55.
Nesse ponto meu sonho de consumo atual seria algo proximo a 17-50 f/2.8 USM… ou mesmo a 24-70… Essa diferença de 4mm ajuda em fotos de grupo.
Davi, pretendo usar essa lente pra isso mesmo, familia, passeios, retratos, luz natural,… e por ai vai… não trabalho com fotografia e dificilmente irei fotografar muitas pessoas na mesma foto.
A princípio, hoje, estou bem decidido quanto ao range 28-70mm, mesmo com crop. O ideal mesmo seria 24-70mm, mas é bem mais cara. O que mais ta pesando pra mim é a abertura f/2.8 e o preço US$350,00.
Leandro,
nunca tive problemas com essa lente e o foco é satisfatório (às vezes não é perfeito).
Uma vantagem dela é o tamanho, pois é bem leve e não conheço 2.8 mais barata.
Comprei na Adorama, que na época estava com uma promoção (estava nos EUA). Dê uma olhada no valor do frete na BH, talvez valha a pena pedir por lá.