tenho a impressão que essa câmera traz uma perspectiva inovadora de repensar a experiência do fotografar.
não sei se é uma revolução abolir dials e mirar no minimalismo extremo - mas toda a filosofia por trás da sigma bf me sugere ideias bastante sedutoras de novos caminhos para a fotografia.
A sigma vem tentando inovar a cada dia. Creio que seja uma tendência futura, menos mecanismos e mais digitalização. As mesas digitais de som hoje dominam o mercado. Creio que em breve teremos a mesma atualização nas câmeras. Talvez menos manutenção, quem sabe?
Nossa! Que obra de arte. Dá até pena de trabalhar com ela e sujar a bichinha! Filme em 6k! Alguém chegou a pesquisar o preço aí? E esse BF significa best friend? Kkkk
Alguns anos atrás uma câmera apareceu no mercado com uma tentativa de criar imagens de ALTÍSSIMA resolução, usando uma série de lentes e força computacional para alcançar tamanho resultado…
Fiquei intrigado com a afirmação, e pensei um tanto sobre o assunto. Claro que há vários fatores a se levar em conta, mas eu parti do princípio que, fora o número de identações, todo o resto é igual entre uma câmera com 3 ou 4 identações.
Então, eu observei minhas câmeras com 3 identações e vi que, atrás da baioneta da câmera, há uma mola pra cada identação.
Se não houvesse essas molas, eu concordaria 100% com vc. Mas, com essas molas, qualquer problema com respeito à planicidade desaparece… As 4 identações com 4 molas (considerando todo o resto igual) vai causar força maior entre a lente e câmera, aumentando a capacidade de carga da baioneta.
O lado negativo é que fica um pouco mais difícil encaixar a lente na câmera. Se formos pensar no passado, a rosca (M42, etc) era muito mais resistente que qualquer baioneta, mas se levava muito tempo pra trocar de lente. A baioneta de 3 identações seria o outro extremo (daria pra colocar 2 identações, mas nunca vi), e a de 4 tá bem próxima da de 3.
Uma banqueta com 3 pernas, é perfeitamente estável independente do chão. Uma banqueta com 4 pernas, vai balançar o resto da vida.
Todas as baionetas que vi até agora, têm formatos diferentes dos lugs, tanto em tamanho quanto em ângulo de posicionamento. E tem de ser assim pra não montar errado.
Se você tem uma condição de iluminação e boa visualização, beleza. Se tiver de acoplar no escuro, quanto mais lugs, mais demorada será a operação…
Carlos, a SD Quattro pode ser esquista, mas a ergonomia dela é um absurdo de boa. O problema é que essa câmera chama uma atenção danada, uma vez na França eu estava fotografando bombeiros combatendo um incêndio e a polícia veio direto na minha direção, já abrindo o cordão de isolamento achando que eu fosse “reportage”… Educadamente recusei a gentileza e expliquei tudo. Aliás essa câmera com a 30/1.4 Art é sinistra…