Snapdragon X Elite: o rival de peso para Intel, Apple e AMD

Snapdragon X Elite supera rivais em todos os benchmarks

Indo ao que interessa: os números. Como era de se esperar, os resultados apresentados pela Qualcomm ao comparar o Snapdragon X Elite com os modelos rivais diziam respeito à Versão A com TDP mais alto, porém ainda é possível conseguir uma economia notável de consumo com uma performance superior na maioria dos testes.

Usando o Geekbench 6.2 na versão Linux, o chip foi capaz de apresentar 3227 pontos em single core, batendo os 3192 pontos do Core i9-13980HX da Intel. Isso seria feito com até 70% menos consumo, ou seja, você precisa de apenas 30% da energia do chip da Intel para ter performance superior no modelo da Qualcomm — ao menos em teoria.

Já na versão do Geekbench 6.2 para Windows, tivemos pico de performance até 10% superior no desempenho single core quando comparado a rivais como Core i7-13800H, Ryzen 9-7940HS e Apple M2. Foram 2940 pontos na Versão A de referência da Qualcomm e 2780 pontos na Versão B, contra 2755, 2695 e 2658 pontos dos chips mencionados, respectivamente.

Quando passamos para a versão multi core do mesmo teste a situação ficou ainda mais favorável para a Qualcomm — provavelmente pelo uso exclusivo de núcleos de alta performance a até 3,8 GHz, enquanto rivais tentam balancear o consumo com núcleos de eficiência. Foram 15130 pontos na Versão A do Snapdragon X Elite e 14 mil na Versão B. O Core i7 ficou entre eles com 14342, mas Ryzen 9 e M2 ficaram para trás, com 12181 e 10088, respectivamente.

O futuro será dominado apenas por Arm?

Estou desatualizado, é um computador pronto como os apples ou o processador para montar o PC?

Será que, de novo, os processadores RISC são a tendência pro futuro? Lembro nos anos 90, em que diziam que RISC era o futuro, e passaram-se 30 anos. Agora, com nomes de peso (Apple) entrando de vez na arquitetura ARM (Advanced/Acorn RISC Machines), será que vai?

É que nem a Apple. Tudo junto e misturado :hysterical:
Esse exemplo é um “note” da Qualcomm.

Mas, creio eu que a Qualcomm vai vender para as marcas tradicionais seus chips assim como faz com os smartphones.
Já tem alguns notes sendo vendidos com processadores dela mais antigos.

Tudo indica que sim, finalmente.
Olhe o desempenho dessa criança gastando 30% do modelo da Intel :worship:

Se a Apple não tivesse dado a peitada inicial ninguém iria se mexer.
Falar nisso eles lançaram o M3

Apple investiu US$ 1 bilhão para desenvolver processadores M3, segundo analista

Não tenho Apple, então minha opinião é de quem pegou o bonde andando: me parece que em aplicações single core, realmente o M1 e M2 são mais rápidos que os x64. Mas em multi-core, os x64 ainda seriam melhores.

Tem também que parece que ainda não tem Windows pra ARM disponível pro grande público, menos ainda uma camada de compatibilidade com x64. Veja que o benchmark do primeiro tópico foi feito com Linux.

Sim, com toda certeza tem muito o que evoluir em software e hardware.

Mas estou achando bem animador.
Olhe que isso é fantástico para a plataforma mobile.
Vejo a galera falando que sai de casa com o macbook sem carregador. Quando isso seria possível com x86-64?

ja tem computador da sansung rodando windows, e consumindo pouquissima bateria. Se não me engano é da mesma arquitetura.

Sim, tem o Windows 11 arm.

Para desktop a vantagem é a conta de luz mais magra. :smiley:

Parece que o primeiro lançamento é em dois dias: