Um dos temas que temas que predomina dentro da fotografia esportiva é o uso das plataformas de vendas de fotos online (fotop, fotto, Banlek, foco radical etc)
O destino da foto influencia a técnica usada para obtê-la — o que inclui até mesmo os ângulos de captura
Quando fotografamos para as plataformas, é muito ter o objetivo de vender para o atleta, o que incentiva a fazer as fotos mais fechadas, com o enquadramento exclusivo no atleta.
Quem não dispõe do recurso de “reconhecimento facial” na plataforma, precisa incluir o número do desportista ou tornar o rosto o mais fácil de ser discernido no enquadramento, no meio de milhares de fotos.
Eu passei a fotografar majoritariamente na vertical, porque as fotos são compradas para postar nas redes sociais quase sempre.
A velocidade na entrega
A velocidade com que temos que entregar as fotos também influencia. No meu meio, atletas de corrida de rua perdem o interesse nas fotos 12h depois. Ou seja, a entrega precisa ocorrer entre 3 a 6h após o evento. Depois disso as chances de venda começam a diminuir sensivelmente.
Quanto mais “pronta” a foto sair da camera, melhor. O tempo para arrumar o enquadramento ou corrigir condições de exposição é muito limitado.
Em princípio, não há problema em fotografar em RAW se você tiver um computador rápido. Na minha experiência, se a única coisa que você vai aplicar são ajustes rápidos de exposição (em todas as fotos) e algum preset, não faz muita diferença (em termos de workflow) se as fotos estão em JPEG ou RAW.
O controle de qualidade
Conheço alguns fotógrafos que passam os arquivos pro celular e, dali,.sobem tudo para a plataforma — estes não são os campeões de vendas.
Os clientes esperam para comprar dos fotógrafos bons. Acredite, se as suas fotos forem boas, os clientes vão esperar. Não se preocupe com os concorrentes excessivamente apressados.
É importante olhar as fotos uma a uma na tela grande do PC ou
laptop. Jogar fora as que o cliente está em pose ridícula, fora de foco ou qualquer outra coisa que comprometa a sua reputação como fotógrafo.
Por causa disso, é inviável fazer “metralhadas” a 40fps. Na verdade, menos de 10fps é o ideal. Eu sei… Os YouTubers dizem o contrário. Mas estão errados.
Ha várias outros pontos e eu tenho certeza que há colegas bem mais experientes do que eu neste assunto, que poderiam contribuir.