Softbox, Octobox ou Sombrinha Difusora?

Salve galera,
Ando estudando sobre iluminação para investir em equipamento e me veio a dúvida, qual a diferença entre esses 3 difusores?

Li em algum lugar que o Octobox é o melhor pois a luz se espalha por igual.

Queria a explicação e opinião de vocês sobre o assunto.

Abraços.
Itallo Fernandes

Softbox

http://www.alzodigital.com/images/equipment/porta_flash_softbox_2light_kit_case.jpg

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Octobox

http://www.flashfotografico.com.br/images/fob35_face_0311.jpg

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Sombrinha Difusora

http://www.tecnofoto.com.br/product_images/d/241/produtos_conjuntos_estudios_000013__45748_zoom.jpg

EU acho que Octobox e Beauty Dish são os melhores; Também gosto muito do Sftbox com grid!
Porém para começar não existe nada melhor do que uma “shoot through umbrella” grande!
Dá uma olhadinha site!

olha entre esses tres ahi eu acho que tu nao vai ver a minima diferença numa foto comum, soft, octo o sombrinha difusora a diferença nem da para perceber .

:smiley:

Bacana! Sabe me dizer, em um ensaio externo, se ou quando é melhor usar uma sombrinha difusora ou aquela refletiva prata?

Todos eles fornecem uma luz e sombra totalmente diferentes um do outro, o softbox uma luz direcionada e um pouco mais controlada que o octobox, o tamanho de cada um tb influencia bastante Lara essa diferenca, e a sombrinha fornece apenas uma luz difusa e espalhada, vai pra tudo que eh canto…

Aqui ja tem um tópico com foto mostrando a diferença entre a sombrinha e o softbox:

Sombrinha difusora vs. Softbox: [ARTIGO] Sombrinha difusora vs. Softbox

Se fizer uma busca no forum vai achar outros exemplos de fotos feitas com o octobox tb :ok:

ps. desculpem os erros de digitação mas responder do tablet é osso…rs

Não tem melhor ou pior. Cada um produz uma luz diferente que apresenta um resultado diferente. Também podem ser usados juntos. Depende da proposta da foto.

Desde que você ache bom que a luz se espalhe por igual, isso pode ser bom ou ruim, depende da situação.

Eu tenho um octo aqui, não uso, exceto em casos que preciso de um preenchimento uniforme frontal, aí gosto dele. Eu prefiro justamente o contrario, uma luz que tenha transições entre os níveis de luminosidade, isso cria especulares perolizadas lindas, pro meu gosto.

Mas o pessoal de moda usa muito os octoboxes, eu tenho um gigante, da Mako, paradão aqui.

Esse comparativo do tópico que o leonobox postou é ótimo, dá uma olhada lá.

Uma coisa que eu gosto da sombrinha e do octo é que o reflexo da luz no olho das pessoas fica praticamente circular. Com o softbox o reflexo fica um quadradinho, me incomoda um pouco. Eu uso um softbox pras externas…

Acompanhando

É como o Leandro, Humberto e o Claudio disseram, não existe melhor ou pior, existe o que vai suprir as necessidades da sua fotografia, oq vc procura…

Um exemplo usando apenas um octobox frontal, com rebatedores laterais:

http://leonardopacheco.com.br/digiforum/diversas/exemplo_octobox.jpg

E um exemplo usando um Softbox grande lateral:

http://leonardopacheco.com.br/digiforum/diversas/exemplo_softbox.jpg

:ok:

nesses dois exemplos o modificador esta a diferente distancia do modelo e diferente angulo , nao da para comparar

:smiley:

Depois disso n sei nem oq dizer Luiz…rs mas espia ai:

:ok:

Pra comparar legal é ideal que usemos o mesmo sujeito e posicionamentos, e também mostrar a imagem do jeito que sai da câmera, quanto menos tratamento, mais fácil de perceber as (muitas eles sutis) diferenças.

Por exemplo, muitas pessoas colocam vinhetas propositadamente nas fotografias, mas isto pode também ser conseguido diretamente na iluminação, fica difícil depois saber o que é luz e o que é Photoshop.

Não me refiro obviamente aos exemplos postados, e sim a outros posts parecidos que já li.

Pelo menos em fotografia de produtos a troca de um pelo outro pode destruir a foto.

soft de 12090
soft de 80
60
octo de 120
strip de 130*40

todos na mesma distancia e angulo, qual e qual ?

1

2

3

4

:smiley:

Nesses exemplos as fotos estao do jeito que saem da camera sem nenhuma modificação

:smiley:

http://i.imgur.com/zYoiR.gif

e a mesma conclusão que eu tirei o dia que fiz o teste comparativo por curiosidade !

:smiley:

Em foto de produtos a diferença é brutal, por conta das superfícies, detalhes precisos, etc., e é o que me fascina nesta área.

Neste caso, realmente fica dificil de notar, talvez a distancia entre os modificadores e o sujeito acaba reduzindo a quase nada a diferença entre eles, talvez com uma aproximação maior e em um estudio escuro com menos vazamento pra todo lado, fique menos impossível de ver.

Resumindo, acho tambem que o fotografo e sua forma de trabalhar com os modificadores pode tanto realçar como neutralizar a diferença entre eles.

Outra coisa, eu acho interessante usar esses modificadores com colméia, a intenção da luz principal é muito mais marcante.