EU acho que Octobox e Beauty Dish são os melhores; Também gosto muito do Sftbox com grid!
Porém para começar não existe nada melhor do que uma “shoot through umbrella” grande!
Dá uma olhadinha site!
olha entre esses tres ahi eu acho que tu nao vai ver a minima diferença numa foto comum, soft, octo o sombrinha difusora a diferença nem da para perceber .
Todos eles fornecem uma luz e sombra totalmente diferentes um do outro, o softbox uma luz direcionada e um pouco mais controlada que o octobox, o tamanho de cada um tb influencia bastante Lara essa diferenca, e a sombrinha fornece apenas uma luz difusa e espalhada, vai pra tudo que eh canto…
Aqui ja tem um tópico com foto mostrando a diferença entre a sombrinha e o softbox:
Não tem melhor ou pior. Cada um produz uma luz diferente que apresenta um resultado diferente. Também podem ser usados juntos. Depende da proposta da foto.
Desde que você ache bom que a luz se espalhe por igual, isso pode ser bom ou ruim, depende da situação.
Eu tenho um octo aqui, não uso, exceto em casos que preciso de um preenchimento uniforme frontal, aí gosto dele. Eu prefiro justamente o contrario, uma luz que tenha transições entre os níveis de luminosidade, isso cria especulares perolizadas lindas, pro meu gosto.
Mas o pessoal de moda usa muito os octoboxes, eu tenho um gigante, da Mako, paradão aqui.
Esse comparativo do tópico que o leonobox postou é ótimo, dá uma olhada lá.
Uma coisa que eu gosto da sombrinha e do octo é que o reflexo da luz no olho das pessoas fica praticamente circular. Com o softbox o reflexo fica um quadradinho, me incomoda um pouco. Eu uso um softbox pras externas…
Pra comparar legal é ideal que usemos o mesmo sujeito e posicionamentos, e também mostrar a imagem do jeito que sai da câmera, quanto menos tratamento, mais fácil de perceber as (muitas eles sutis) diferenças.
Por exemplo, muitas pessoas colocam vinhetas propositadamente nas fotografias, mas isto pode também ser conseguido diretamente na iluminação, fica difícil depois saber o que é luz e o que é Photoshop.
Não me refiro obviamente aos exemplos postados, e sim a outros posts parecidos que já li.
Em foto de produtos a diferença é brutal, por conta das superfícies, detalhes precisos, etc., e é o que me fascina nesta área.
Neste caso, realmente fica dificil de notar, talvez a distancia entre os modificadores e o sujeito acaba reduzindo a quase nada a diferença entre eles, talvez com uma aproximação maior e em um estudio escuro com menos vazamento pra todo lado, fique menos impossível de ver.
Resumindo, acho tambem que o fotografo e sua forma de trabalhar com os modificadores pode tanto realçar como neutralizar a diferença entre eles.
Outra coisa, eu acho interessante usar esses modificadores com colméia, a intenção da luz principal é muito mais marcante.