Quais seriam suas funções e diferenças?
Qual a mais usada?
Estou iniciando um estudio (alias, lendo e pesquisando para poder então montar) , porém não conheço muito ainda de acessórios, luzes, estou entrando nesse mundo, só trabalhava com foto externa e não utilizava nada além da luz natural.
A sombrinha difusora é normalmente de material branco translúcido, e a iluminação é feita através dela, ou seja, ela fica entre o flash e o assunto. Proporciona luz suave e em várias direções, mas o flash perde bastante eficiência.
Já a sombrinha refletora proporciona luz mais direcional, e o flash tem melhor rendimento.
A foto exemplifica bem o uso dos dois modelos:
http://www.theartwebreathe.net/blog/uploaded_images/IMG_2878-795303.jpg
Qual o mais adequado? Você decide, irá depender do tipo de luz que precisará no momento da foto ![]()
Então vale a pena ter as duas ? :ponder:
Eu não gosto muito da luz da sombrinha difusora, acho que um softbox mais interessante até mesmo porque tem material refletivo interno.
Confesso que tenho curiosidade de testar ambos lado a lado. Mas ainda não tenho softbox, não quis investir 350 mangos (contra 50 de uma sombrinha) só para fazer a experiência ![]()
Também não entendo tamanha disparidade de preços, pois o custo de produção não deve ser muito maior que uma sombrinha de tamanho semelhante.
Se custasse o dobro de uma sombrinha, seria um valor justo.
Pelo que percebo, a luz do softbox é mais concentrada, pontual, da sombrinha tende a espalhar mais. Mas não custa tudo isso um softbox. Dá pra encontrar fácil por 180 reais no mercado livre. Eu tenho um de 60cm de lado… tem uns de 80cm mas esses são mais difíceis de achar.
O Natão está correto, o softbox proporciona uma luz suave, mas não tanto quanto a sombrinha difusora, porém mais concentrada. Já a sombrinha difusora a luz é mais suave que o softbox, porém mais espalhada.
Um kit desses esta valendo a pena??
Sim ou não, dependendo da sua intenção. As tochas são de 150w cada, o que é um pouco fraco, se bem que se vc. tiver uma câmera com boa qualidade em isos mais elevados, pode fotografar com iso 400 ou 800, aumentando a potência do flash. Eu só compraria se fosse pra fazer books de até meio corpo, ou fotos de produtos(pequenos), mas acho que o preço está razoável pelo que vem no kit. Poste suas intenções no estúdio para vermos outras opiniões.
Seria mais para books de pessoas, e não produtos. As tochas precisam ser mais forte então?
Mas mesmo que compre tudo separado, fora deste kit, apenas isso já seria o suficiente? Com tochas mais potentes?
Se pretende fazer fotos de corpo inteiro, onde as tochas tem que estar mais longe do assunto, aí acho interessante que sejam mais potentes, te darão mais flexibilidade.
Eu tenho esse kit, paguei bem mais barato… pra mim está servindo perfeitamente, pois uso somente para estudos e em casa, em uma sala de 5x3,5.
Não sei se para uso profissional funcionaria bem mas, acredito que sim.