Sony anuncia o novo adaptador LA-EA5 mount A para mount E

Sony anuncia o novo adaptador LA-EA5 mount A para mount E

https://www.sonyalpharumors.com/sony-officially-announces-the-new-la-ea5-adapter/

A idéia principal desse adaptador é permitir que usuários de algumas lentes A possam usufruir melhor do sistema de AF e disparos por segundos nos modelos mais novos de câmeras no mount E. :clap:

E ainda tem o motor de foco para as lentes que possuem o AF do tipo “screw-drive”. :ok: :clap:

Tao de sacanagem… :hysterical:

Fez o que a Nikon não quis.

Muito bom. Tem umas 70-200 2.8 A mount a venda por aí com ótimo preço…

Só teria que ver a eficiência.

Faz falta por uma lente na minha opinião: 135mm f2 dc

Nikon tem dslr boa ne amigo.
Mas digamos que agora nao tem desculpa.

Off topic - desculpem me. 

Sabe Ernesto, se vc tem alguma amizade por aqui convide a para tomar uma cerveja, porque algumas vezes vc me parece muito obstinado com sua opiniao, mas a internet nao é um lugar saudavel. Ou evite um pouco ficar por muito tempo conectado.

Se ela produz lentes incompatíveis com suas próprias câmeras, quem dirá fazer um bom adaptador pro sistema Z kkkk

Cara, por incrível que pareça, achei legal esse adaptador, tem algumas lentes antigas A Mount da própria Sony que são muito boas como a 85MM 2.8, a 16-105, 70-300, entre outras; além das lentes Sigma, Tokina e Tamron que também estão disponíveis.

teste do LA-EA5

[i]"My overall experience using the LE-EA5 adaptor with my old A-mount lenses was extremely positive. All the lenses I tried reacted quickly and gave me precise focus, and what surprised me the most was the accuracy of the Eye-AF and AF tracking. For those photographers still sitting on their old A-mount lenses, the LE-EA5 is a worthy investment!”[/i]

É isso aí.
Não faz se não quiser.
A essa altura do jogo, a Nikon já deve entender que há muitos usuários com lentes
mais antigas (e boas) que não tem vontade de deixá-las sem uso.

É uma dúvida atroz…
Será que deixo essas lentes sem AF e vai que os usuários
não vão trocar para ML?
Ou: Se eu não fizer o adaptador, no futuro eles vão usar as lentes alternativas
no lugar das originais? :smiley:

Ela nunca faz lentes incompatíveis com as câmeras.
Mas dessa vez fez uma câmera incompatível com algumas lentes.
A meu ver, de propósito, para tirar do jogo algumas lentes antigas.
Se formos analisar do ponto de vista dos pixel hunters, há algumas
dessas antigas que podem não corresponder à nitidez que os sensores
novos entregam, mas isso deve ser decidido pelo usuário, não é?
A maioria das AF-S atendem aos sensores de ultima geração, mas
mesmo algumas AF-S estão ficando para trás.

O adaptador funciona bem. Não escutei reclamações.
Mas ficou óbvio que a falta do motor teve um motivo.
Agora não sei se vão mudar de idéia e insistir em usar apenas
as AF-S no adaptador.

Essas decisões que não parecem fazer sentido pra nós, faz muito sentido pras marcas. Eles têm modelos pra analisar qual cenário vai ser melhor no longo prazo. Dizendo de outra forma, seria presunção minha dizer que sei mais sobre a estratégia dessas empresas do que elas mesmas.

Pra mim
, faria muito mais sentido oferecer logo um adaptador que suporta lentes antigas, porque isso aceleraria a adoção de
câmeras
ML. Porém, por outro lado, isso retardaria a adoção de
lentes
ML. Ora, salvo algumas exceções, o fotógrafo compra uma ou duas câmeras, mas sempre compra mais lentes que câmeras. Não conheço absolutamento nenhum fotógrafo que tenha mais câmeras que lentes.

Uma vez que a grande maioria dos fotógrafos adiram (presente do subjuntivo?) ao novo formato, aí eles lançam esse adaptador. E cobram por ele, mesmo que o fotógrafo já tenha comprado o adaptador sem parafuso.

Tinha comentado ontem que passou pela minha cabeça que a Mark II das câmeras Z poderiam vir com motor de foco para usar as lentes AF D. Mas quem sabe eles não lançam o adaptador com motor de foco?

A idéia é ótima porque existem objetivas absurdamente boas em mount A.

Se alguém aqui já usou as Minolta APO 200 e 300 (ambas F2.8) sabe do que estou falando.
Também tem a Minolta APO 400 F4.5 e a APO 600 F4 que são lendárias.

O único problema é que são incrivelmente difíceis de serem encontradas por um preço medianamente acessível.

Isso é um problema enorme… Se é assim, o adaptador não resolve o problema pra quase ninguém! :ponder:

Não para quem já tem… E essas são objetivas top, mas existem dezenas de outras excelentes da Minolta a preço de banana no mercado, por exemplo a 50/1.7 que mata a pau a moderna 50/1.8 da Sony e a 28mm F2.8

Eu mesmo ando atrás de uma Minolta AF 85mm F1.4

:ponder:
Acho muito difícil motor de foco nas câmeras Z.

Agora que a Sony mostrou que tal adaptador é possível, mas anos depois…
Pode ser que a Nikon faça em algo similar.

Além do que eu havia dito antes, ainda tem o seguinte: AF por parafuso é muito mais fácil de implementar que por contato eletrônico. Marcas como as 7-artisans da vida podem criar lentes autofoco por parafuso muito mais baratas que as da Sony/Nikon. Seria o pior dos cenários pras marcas, se por causa do adaptador, os fotógrafos não comprarem nem as lentes ML nem as antigas da própria marca.

Claro que a Nikon fez lentes incompatíveis… Basta ver que as lentes sem ROM não permitem fotometragem em diversos corpos, fora outros problemas com as pré-Ai e corpos que tem a “aba” que indica a posição do diafragma, ou as lentes sem ajuste mecânico de diafragma que não podem ser usadas , por exemplo, na FM2. O sistema F é um horror em termos de inter compatibilidade.

Quem fez o dever de casa direito foi a Pentax. Todas as lentes de baioneta K podem ser encaixadas e fotometram em qualquer corpo, até nos digitais. Todas as lentes com motor embutido também tem o parafuso para poderem ser acionadas pelas câmeras mais antigas e por aí vai.