Sony Mirrorless ditando tendência na transmissão espoortiva nos EUA

Eu não sei vocês mas eu sou um grande fã de futebol americano (college e NFL).
O fato de morar aqui na gringa torna tudo mais acessível para acompanhar esse esporte, inclusive, assistir os jogos. Eu já havia percebido há umas semanas atrás que havia pelo menos uma câmera com uma imagem diferente durante a transmissão pois estava se tornando comum, cada vez mais, tomadas de imagens dos jogadores na beira do campo com um visual “Full Frame” com o fundo todo borrado e diferente textura. Essa tendência tem aumentado e, no Super Bowl de ontem, tinham, pelo menos umas duas câmeras desse jeito.
Já tinha visto alguns comentários no grupo de Facebook de Sony users mas hoje cedo apareceu na minha timeline essa reportagem explicando um pouco mais o processo.

https://nofilmschool.com/how-fox-sports-uses-sony-a7r-iv-its-nfl-broadcasts

Realmente começou como um teste mas está virando tendência pelo baixo custo de implementação (sim! 10,000 dólares são dinheiro de pinga para o custo de câmeras profissionais de broadcasting).
Segundo apurado nessa reportagem, estão sendo usadas Sony A7RIV com a 24-70 2.8 (eu até achei que estavam usando lente 1.4 ou 1.8) e um gimball da DJI. Eles transmitem em 1080P via 5G para o caminhão de edição/transmissão aonde fazem o ajuste de cores para ter o match com as câmeras principais e fazem o upscale para 4K.

Isso tem tudo para virar tendência, na minha opinião, com o 5G se popularizando no mundo e com as câmeras ML tem um AF quase perfeito para a maioria das situações.

Eu não sei absolutamente nada de futebol americano… :assobi:

Fox Sports dando um ótimo exemplo do uso de tecnologia ao seu favor. :ok:

Na verdade não é só a Fox (e não é a Fox Sports como conhecemos no Brasil, é só Fox mesmo). A CBS também está usando (é quem transmitiu ontem) e, eu acho, que também vi câmeras assim pela NBC e ESPN.

Ao contrário do Brasil onde só uma emissora tem os direitos, aqui, todas as emissoras transmitem fazendo uma espécie de rodízio e repartindo os jogos das rodas, playoffs e tigelão. Por exemplo, na rodada, os jogos mais importantes $$$$ são os jogos noturnos de Quinta, Domingo e Segunda. Cada semana é uma emissora que pega uma escala diferente. Legal né!?

B&H começa a oferecer kit Sony A9II + Xperia PRO 5G
Sony Alpha a9 II Mirrorless Digital Camera with Sony Xperia PRO 5G Smartphone Streaming Kit
USD $7,164.51
https://www.sonyalpharumors.com/bh-offers-this-sony-a9ii-plus-xperia-pro-5g-kit/

:ponder: :snack:

Achei que fosse uma A9 o que iria comprar.

Isso é muito legal. Fica outra imagem, sem comparação.

Aqui no BR a Globo fez algo assim no Faustão, um tempo atrás trocou as câmeras por umas Sony’s “de cinema” e o look ficou outro. Tem sensor 35mm.

Nos jogos da Copa do Mundo de futebol sempre tem algumas câmeras que fazem umas cenas com sensor 35mm e Teles.

Qualidade meio duvidosa porque parece que alguém filmou a TV mas dá para ter uma ideia do look.

Isso só mostra o quanto o Brasil é um país atrasado em muitos aspectos. O Brasil é um país que não produz tecnologia , apenas importa. A cabeça do povo aqui é que aqui é um país agrícola. Quão rico seria o Brasil se unisse agricultura com tecnologia científica de ponta pra fazer algo semelhante ao da Sony. Desculpe o “off topic”, foi meio que um desabafo, mas essa tecnologia de ponta que a Sony tem demonstra o quão importante é o avanço científico e tecnológico. Enquanto eles tem 5G e transmitido em 4K, aqui a maioria das TVs ainda são HD ou FullHD.

Pois é, desde 2019 os EUA e outros países começaram as transmissões em 4k.

Eu tenho YouTube TV. O máximo que ele dá agora é 1080p mas mesmo assim a TV de 70"da Samsung que eu comprei faz um upscale ou algo do tipo que deixa a imagem bem agradável.

70"? :worship:
Deve ser uma belezinha hehe

Cinegrafista do Fox Sports

Não posso reclamar mas já estou querendo uma maior. Mais pra frente vou querer uma QLED de 85 (quando o valor abaixar para algo razoável) e essa de 70 para a outra sala. Minha casa aqui é tão grande em tamanho que uma TV de 55 na sala principal em cima da lareira parece TV de brinquedo.

Legal né!? Puta kit compacto. Acho que essa tendência vai pegar.

Eu fiquei curioso para saber como fazem a correção de cor. Com certeza é um preset que vai sendo aplicado online 100% do tempo.

Esses monitores HDMI mais modernos suportam LUT.

Compacto e leve!

Aplicado em tempo real sendo que é enviado via 5G, inimaginável até pouco tempo atrás.

Eu não sei qual o market share de câmeras para transmissão de TV e coisas do tipo, mas eu tenho na minha cabeça que Sony sempre esteve igual ou atrás de Panasonic e Canon. Essa aplicação de usar ML com 5G pode ser mais um nicho de mercado para a Sony ganhar. Em números gerais não é algo muito significativo mas para marketing e fortalecimento da marca, faz todo sentido.