Minha esposa precisa de equipamento para gravação de vídeos ( aula, palestra, etc) para uso em youtube e outras plataformas. Atualmente, qual máquina seria uma ótima opção x custo benefício? Verifiquei na loja da Canon a tal SL3 e muitas outras opções ( panasonic, handycam…) para "youtubers’.
Procuramos um equipamento que permita gravar vídeos longos e qualidade. Atualmente utilizamos uma D3200 que eu usava somente para fotos até então, mas para vídeos o grande problema é a limitação de até 20 minutos ou 4gb por arquivo.
Provavelmente invista em iluminação e microfone para auxiliar na qualidade.
Uma sugestão que sei que muitos irão torcer o nariz…
Uma handycam full HD da Sony ou da Canon. Não tem limite de tempo, a qualidade da imagem e som são excelentes e não custam os olhos da cara. Gosto muito das Vixia da Canon, tenho uma com 60GB de HD interno e pega cartão SD, pena que já está bem surrada… Não vejo sentido em usar 4K para essas atividades.
Só tem que ver qual o formato do arquivo, muitas gravam somente em AVCHD e você terá que editar/converter no computador.
Qual o modelo da sua vixia? Dei uma pesquisada e encontrei a 600 e a 800 ( modelo mais novo). A sony que falaste é alguma específica ou achas que qualquer uma atenderia?
Vi que elas pecam na iluminação, mas aí acho que o softbox resolvem o problema facilmente.
Sobre o formato, não seria um problema, pois certamente precisamos editá-lo, colocar títulos, etc. Aí já finaliza em formato compatível com maioria das redes.
A vixia aceita microfone não amplificado direto?
A loja canon não vende handycam? Não achei
[quote author=Lindsay
[/quote] AFShalders, Lindsay, obrigado pelas respostas super rápidas ! Em tempo, feliz 2021!
Muito bom, me diga ai qual modelo vc comprou e se ele tem entrada de áudio para microfone externo.
O áudio pra ficar melhor, normalmente é capturado a parte com microfone e gravador especifico, e durante o processo de edição o cinegrafista junta as duas coisas. Resta saber se vc quer ou não se importa com a trabalheira de uma atividade a mais na edição com gravador externo.
Ou então vc pluga um mic externo direto na câmera.
Mas se vc vai fazer gravações em ambiente controlado, tipo dentro de uma sala/estudio desde que o local seja livre de barulhos externos, ainda da para o som ficar razoável somente com o mic interno da câmera. Neste caso ainda da para melhorar o som na edição, pois vc pode colocar uns “filtros” ou plug-ins no audio como compressão, entre outros.
Comprei a Vixia HF-R800. Gostamos da câmera, ainda aprendendo sobre ela.
Ela possui entrada de microfone 3.5, porém o microfone precisa ter alimentação própria.
Editar audio/video ainda não é a opção, pelo tempo. Primeiro vamos testar algo mais rápido, utilizando algum microfone externo que tenha uma qualidade melhor que o da própria câmera. Não sei se um direcional montado em cima da vixia, lapela sem fio…
Falando de maneira bem simples é fácil achar um MIC, pois muitos são alimentados por uma pilha interna que fica dentro do próprio MIC no caso de mic com fio. Existem tbm os MICs sem fio e neste caso todos obviamente já são alimentados, e proporcionam extrema liberdade de posicionamento de câmera e de movimentos, porem custam mais caro. Resta saber onde $$ se enquadra o seu orçamento para investir no MIC.