Tamanho é documento?

Mais um tema polêmico, afinal, se não for pra causar eu nem saio de casa! hahaaha

Na sua opinião, o (a) camarada chega com uma baita câmera, com grip, lente tele, parasol, ele transmite mais profissionalismo para o cliente, ou é só Show Off?

VS

Bora ver esse circo pegar fogo :snack:

Espero que o @andrésenna não me dê um gancho por tocar em temas sensíveis. :smiley:

Sim, faz diferença. É tipo roupa.
Dependendo da situação, certas roupas dão mais credibilidade.

Um advogado pode te atender de chinelo, shorts e camiseta.
Nada impede ele de fazer isso.
Isso não vai mudar a qualidade do trabalho dele, mas um possível cliente pode não dar tanta credibilidade pra ele por conta disso.

Porém, na fotografia eu já reparei que não precisa de muito pra impressionar clientes com equipamento. É só a lente ser grande.
Pode ser uma 75-300… uma vergonha de lente, mas por ser mais longa já chama atenção. Coloca um hood pra aumentar ainda mais e já era, prepare-se pra ouvir muitos “nossa, essa câmera é boa, hein?”.

Eu já entrei em muita área restrita e backstage que eu não tinha acesso passando com um câmera usando uma zoom longa.

:eek:

:hysterical: :hysterical:

Se eu aparecer com essa câmera para fazer um casamento, com certeza todos vão me olhar atravessado. Até se o fotógrafo do meu casamento chegasse com ela eu olharia torto. :hysterical:

Falou tudo.

não basta ser, tem que também parecer.

Pelo menos por enquanto é o que temos para hoje.

-duplicou-

Eu acho o máximo, quando a pessoa chega em mim e diz: Cara, que câmera mais fo**! Só porque está com uma 70-200 encaixada nela… Morro de rir por dentro.

Mas eu creio que hoje sim, as pessoas ainda botam mais fé em um equipamento mais robusto.

EU olharia MUITO torto nesse caso específico !!! Claro que foge ao objetivo do tópico, mas a RX100 não dá para isso não !!! kkkkk
Comprei uma no final de 2018 para usar como uma compacta de bolso para viagens mas me arrependi muuuuito. Resultados muito abaixo da expectativa.

Fiquei aqui imaginando trocando a bateria a cada 15 minutos !!!

Acho que equipamento não transmite profissionalismo. Quando existe um bom relacionamento, atendimento com o cliente, o equipamento apenas confirma. Mas e claro que as pessoas percebem nesse contexto tamanho como valor, ja com mobiles, o valor e unicamente a marca.

Se o cliente te contratou é por que ele viu o seu trabalho e gostou. Independente do equipamento que usa.
Como o Di falou uma tele horrível dessas não é comparável a uma 50tinha, que tem um tamanho super compacto.

Mas infelizmente sim, a grande maioria (leigos) acha que tamanho é documento.

Dependendo da combinação da competência do fotógrafo com o tipo do equipamento tudo é possível.
Duvido que alguém aqui discorde disso.

Mas que tem uma turma que se impressiona fácil, tem sim.

Fale isso para a Canon ou para a Nikon, pois as novas lentes 1.2 sao enormes, assim como as lentes zoom 2.8 ou 2 e olhe a Tamron 35 150 2 - 2.8. Ate porque eles nao conseguem fazer menores com qualidade. A fotografia tem uma forte influencia do fotojornalismo. As lentes zoom sempre foram grandes, as cameras para esporte, vida selvagem que ate pouco tempo atras possuiam o foco mais evoluido tambem tendem a ser grandes. E sao caras, possuem valor. Essa conversa que o fotografo precisa se reeducar e meio conversa fiada, isso ai e a industria que coloca assim, exceto com as superteles atualmente. Mesmop cameras de formato aps c ou m 4/3 , as melhores tendem a ser um pouco maior.
O quanto importa? Depende do bolso de cada um. O sentimento de satisfacao e gratuito, a contemplacao da beleza e gratuita. E perfeitamente possivel usar uma d3, d700, d750, xt3, 6d, 80d d7000, d7200, m5, m6II para eventos. E claro que nao recomendo ter um monte de lente dslr em tempos que estao mudando de tecnologia, mas da pra quebar o galho tranquilamente. Uma coisa eu entendi, a internet e toxica. E a conversa sobre equipamento so e legal para quem tem dinheiro no bolso. Se nao tem, entra em negatividade. Bom final de semana para voces.

Na maioria das situações o fotografo já chega contratado no job…
O equipamento é para impressionar quem? O DJ do casamento? Os convidados da Noiva? A maquiadora da gestante?

Na verdade é o próprio fotografo que usa o equipamento como muleta para se sentir mais confiante.
O cara nunca fez um casamento mas se ele for de FF + zooms 2.8, o que pode dar errado né? :hysterical: :doh:

Eu fotografei uma vez com uma d90, uma 18 70 e meu sb 700. :slight_smile:
Em um outro evento usei uma 24 2.8 d, praticamente uma maquina de flare. Vendi a coitada.
O comprador quiz o dinheiro de volta. :hysterical:

Também.
Não diria “impressionar”, mas gerar credibilidade.

Um fotógrafo com um equipamento que se espera de um fotógrafo vai ter mais atenção.
Nas fotos posadas as pessoas vão olhar pra ele e não pros outros convidados com smartphones.
Se ele quiser subir no palco do DJ pra pegar um ângulo diferente ninguém vai achar ruim.
A maquiadora vai pedir ele pra tirar fotos de certas partes do processo.

Etc.

Com um smartphone ou uma powershot você pode simplesmente ser confundido com um convidado qualquer e ter problemas em diversas situações.

E não precisa ser um equipamento super robusto, qualquer câmera que troque de lente e um flash já implica a sua função.
Mas o quão “maior” o equipamento, mais fácil de passar uma imagem de maior importância.

O que eu penso e o seguinte,
se esta prejudicando seu trabalho, tente mudar sua abordagem ou seu equipamento.

Falando sobre a importância que e dada para arte como trabalho, ainda mais fotografia…

Nao e facil.

Vou contar um caso em que tamanho de equipamento foi literalmente um documento.

Uma banda que eu gosto ia fazer um pequeno show na minha cidade. Decidi ir e fazer umas fotos.
Na época escolhi levar uma Canon SL2 e uma 70-200 f/4.

Na fila da bilheteria um segurança do evento veio até mim e me apontou pra área de credenciamento, dizendo que era lá que eu deveria ir.
Agradeci, e fui até lá. Chegando na barreira, outro segurança abriu a passagem sem perguntar absolutamente nada.
Cheguei até o guichê de credenciamento, disse “fotógrafo” e me entregaram o crachá de staff.

Curti o show na área dos fotógrafos e cinegrafistas, na frente do camarote, de graça, pois aparentemente meu equipamento virou um documento.

As pessoas sempre vão olhar para o parente com smartphone, não importa o que o fotografo esteja usando.
Já aconteceu comigo com 02 5d penduradas no corpo.

O fotografo vai se apresentar para a maquiadora e vice versa rsrsrs
Ela não vai está numa salão de festas lotado tentando descobrir quem é o fotografo, virou o que agora? brincar de onde está wally?

O exemplo do DJ, nessa altura aí da festa, até as paredes do salão já sabem quem é o fotografo…

Smartphone e powershot acho um pouco fora de contexto.

Pensei mais numa conversa que já teve aqui no forum há alguns anos atras, num topico da Fuji antes das ML dominarem.
Tinha exatamente essa historia que um fotografo de casamento com Fuji não seria respeitado por causa do tamanho do equipamento

:hysterical: :hysterical: esse é daqueles casos que só acredito vendo e depois vendo eu não acredito :clap:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Faz diferença pra caramba.

Fiz um casamento de freela um dia desses, eu na época só tinha as 80d (lentes tamron e sigma de sempre) e o outro fotógrafo com uma Fuji, das últimas, mas com lentes pequenas, fixas.
Eu era olhado com mais “respeito” sim, kkkkkkkk

É igual o guardinha do banco: o que tá com arma longa mete mais medo que o tiozim de revólver, kkkkkkkk