Tamron 17-50 f/2.8 tem problema de foco ?

Pessoal,

Estou pensando em trocar minha 18-55mm por uma Tamron 17-50, indicada em outro tópico aqui no fórum. Ocorre que lendo review dela na BH, o pessoal reclama muito do autofoco dela ( apesar de ter muita gente elogiando também), além da fragilidade da lente.

E aí ?

Procede a reclamação ?

Posso comprar ?

A versão sem IS dessa lente é/foi famosa por apresentar front-focus ou back-focus. Isso pode incomodar em fotos muito de perto, com abertura grande. Eu tive duas dessas, a primeira tinha esse problema bem acentuado e a segunda estava perfeita.

Isso foi na época em que as câmeras não tinham o micro-ajuste de foco. Com esse recurso, acredito que o problema não incomode mais.

De forma geral, é um excelente custo-benefício, altamente recomendado como upgrade para a lente do kit.

Abraços,
Fabio.

A Tamron 17-50 é muito afiada no foco, a minha bate com os reviews.

Com quais reviews ?

Como disse, há muita reclamação em relação ao autofoco dela. Concordo que existe mais elogio que reclamação, mas o problema do foco é recorrente. Abaixo as reclamações da Amazon

http://www.amazon.com/Tamron-17-50mm-Aspherical-Digital-Cameras/product-reviews/B000EXR0SI/ref=cm_cr_pr_hist_1?ie=UTF8&filterBy=addOneStar&showViewpoints=0&sortBy=bySubmissionDateDescending

Vc já deu a resposta no link. São 17 reclamação 1 estrela, e nem todas de foco contra 194 5 estregas e 85 4 estrelas somente elogiando. São pelo menos algo em torno de 5% que reclamam do foco, se levar em conta que um dos maiores motivadores de reviews de clientes de loja é por problemas apresentado o indice de problemas é baixíssimo. O indice de rejeição é muito proximo da Canon 18-55 kit e Canon 17-55 USM.

Sim, mas eu mesmo disse lá no início que os elogios são bem maiores que as reclamações, mas não deixe de ser preocupante. Acho que se de cada 100 lentes, 5 tem problema de foco, é um índice relativamente alto.

Teria que pegar destas 17 reclamações e ver que tipo de comentários são feitos para o auto-foco. Muita gente pode avaliar com critérios distintos para o que é problema ou só é opinião.

Não que sirva de base estatística, mas a minha cópia também é bem acertada no foco. A única coisa que poderia reclamar é o barulho ao mudar o foco entre planos muito distantes.

Se for somente foco é melhor do que várias coisas, o que não pode é ter um índice geral alto de reclamação, neste lente as reclamações foram basicamente foco, o que acontece com muitas outras lentes. No geral o Índice é o mesmo das concorrentes, então não é um problema fora do comum. Observe que muitos dos comentários demonstram a total falta de conhecimento do cliente, assim como de outras lentes.

Exatamente, tem gente reclamando pq faz barulho… mas tem uns que falaram que não funcionava, outros sequer sabiam digitar direito, o importante é que o índice de reprovação geral é baixíssimo.

A concorrente dela de peso é a Sigma 17-50mm 2.8HSM EXDC, dá uma olhada no que a Dxo diz sobre as comparações: http://www.dxomark.com/index.php/Lenses/Compare-Camera-Lenses/Compare-lenses/(lens1)/377/(lens2)/186/(lens3)/498/(brand1)/Sigma/(camera1)/440/(brand2)/Tamron/(camera2)/0/(brand3)/Tamron/(camera3)/440

Todas foram comparadas usando uma DX Nikon D300. :ok:

Tô afinzão de comprar uma dessas duas belezas e substituir também a minha 18-55 da Nikon. :sunglasses:

Tenho uma Tamron 17-50mm, que uso na D7000 e até na D50 e não tenho problema de foco. A Sigma 17-50 é quase o dobro do valor da Tamron será que compensa? o custo x benefício da Tamron é o melhor nesse segmento.

nao é essa sigma q eh mais soft que a tamron nas aberturas maiores?

A Sigma também é muito boa, na verdade nesta linha as 3 marcas são mutos boas, falta uma Tokina para aumentar ainda mais as opções :slight_smile:

A 1 mês a trás sai com um primo pra fotografar e acabei pegando a Tamron dele pra dar uns clicks, tirei umas fotos e tmb não gostei do foco, é uma bela lente em termos de construção e nos entrega belas imagens bem nítidas mas pra mim essa q utilizei não gostei do foco.

Quando for comprar a minha, vou levar a câmera e fazer uns testes prestando bastante atenção nessa questão do foco. Só aqui neste tópico, já são 2 pessoas que reclamaram desse problema.

O pessoal reclama muito mais do foco da lente de kit 18-55 e da 50mm f1.8, principalmente desta ultima. Pelo menos a minha Tamron se compara ao foco USM da 24-70L que tenho aki tanto em velocidade como em precisão e em ambientes escuros.

Dando meu testemunho sobre essa lente quando usava na D90: sem problemas de Foco!!! A minha era sem VC.

Também não tenho problemas com essa lente, não adianta o cara reclamar da lente e usar o foco multi-ponto e usar o F 2.8 sempre…
Tem que saber usar antes de reclamar…