Tamron SP AF Di, 90mm 1:2.8 Macro 1.1

Boa tarde!

Recentemente comprei uma Tamron SP AF Di, 90mm 1:2.8 Macro 1.1, mas acabei não dando uso a ela e resolvi vender. Um amigo ficou interessado, mas ele perguntou se ela tem motor de foco e como uso em uma D800, não tenho essa resposta e ele quer usar em uma D5300. O problema é que as informações na Web me pareceram um tanto confusas e gostaria de saber se alguém pode me ajudar nessa questão. Vou adicionar algumas imagens da lente e se alguém conhece essa lente.

Essa imagem mostra uma lente para Nikon com motor de foco NO CORPO, ou seja, uma lente que NÃO TEM motor de foco embutido nela. Na foto tem uma seta que mostra algo que parece um parafuso de fenda… Se você girar o anel de foco, verá esse “parafuso” girando.

Se não existir esse “parafuso”, a lente TEM MOTOR DE FOCO embutido

Boa noite!

Eduardo, eu fui checar a Tamron e o parafuso está lá, mas ele não se mexe quando movimento o anel de foco. Resolvi checar isso na minha 20mm e nesse caso o parafuso ficou girando quando movimentei o anel de foco.
O fato do parafuso estar lá então significa que a minha lente não possui motor de foco, e, porque o parafuso não se mexeu. Ela está funcionando perfeitamente.

Na flange traseira, há parafusos de fenda Phillips e um “parafuso” de fenda reta, simples. Coloco entre aspas, pois não é um parafuso real, apenas um tambor de engate com uma fenda.

O parafuso de fenda na Tamron seria um engate de focalização ou simplesmente um parafuso mesmo?

Oi Eduardo,
Nada melhor do que uma imagem para elucidar a questão.
O parafuso ao qual me referi e que não gira quando movimento o anel de foco é esse marcado na foto, o da esquerda com a fenda.

Realmente é um engate para motor de foco mesmo… Mudando aquele seletor LIMIT/FULL o comportamento do engate muda?

Não, quando você fez a primeira menção eu testei com o seletor nas duas posições e o engate não se mexe.
A minha dúvida é porque pesquisando eu vi que essa lente possui a versão com e sem motor, mas não encontrei nada que indicasse qual seria o modelo da minha. Sua resposta foi a mais concisa até o momento, mas a ficou a dúvida por conta do parafuso não se mexer.

Eduardo, acho que a charada foi resolvida.
Encontrei uma pessoa vendendo uma lente “idêntica” a minha no ML, ele colocou uma foto da traseira da lente e ela não possui o engate que a minha tem.

Resumindo, minha lente não tem motor de foco.

Impressionante!!!

Infelizmente vou ter falar com a pessoa que iria ficar com essa lente que ela não serve na máquina dele, pois ele usa uma D5300, teria que focar no manual e nem todo mundo gosta disso.

De qualquer forma queria te agradecer pela ajuda.

Abraços

1 curtida

César, Interessante o tópico. Eu já ia comentar que não tinha motor de foco, mas ao ler até o final percebi que já havia solucionado. O que me impressiona é existirem duas lentes iguais, uma com e outra sem o motor de foco.

Fiquei encafifado com a presença de um engate para motor de foco no corpo sem utilidade aparente…

1 curtida

Peraí que a questão pode ser um pouco mais complexa. O parafuso usa o motor de foco da câmera. Até aqui, ok. As primeiras lentes AF (motor de foco na câmera) também tinham encoders de distância pra calcular a potência do flash. Isso se dava por meio de cinco (5) contatos na baioneta:

Quando mudaram pra lentes AF-S, aumentaram o número de contatos e removeram o tal parafuso:

Note que o motor da câmera é bem fraquinho, logo a lente tem uma redução de engrenagem ligada ao tal parafuso. Girar o anel de foco com a lente “engrenada” pode danificar as engrenagens, se forçar.

Se a lente do @CesarRFerreira possui 8 contatos, muito provavelmente ela possui motor interno de foco, não usando o motor da câmera.

Girar o anel de foco com a lente instalada na camera, é algo potencialmente apavorante, mas pode ser necessário… Estou com uma Pentax 645N que usa motor de foco no corpo. O AF não tava funcionando. Aí resolvi desligar a camera e movimentar com cuidado o anel de foco da lente para os dois lados. Religuei a camera e voilà!!! O AF voltou a funcionar. Muito tempo parado deixou ela meio preguiçosa. Problemas acabados e AF funcionando./..

1 curtida

Lizandro, pelo que achei na web, a minha lente que não possui motor de foco, foi produzida entre 2008 e 2012. Já a mais nova, com motor de foco, tem sua produção entre 2020 e 23.

Oi Felipe, minha lente possui apenas cinco contatos.

Então é mais uma confirmação que a sua não tem motor de foco. Veja que a foto do ML possui 8 contatos, além de não ter o parafuso.

Pois é Felipe… Entretanto, ao girar o anel de foco, o engate “parafuso”, não deveria girar???

Não necessariamente. Se a redução for muito grande, até o atrito pode impedir o conjunto de girar. Lembre que, neste caso, as engrenagens finais são parrudas pra um torque grande, mas as iniciais são pequenininhas.