Qual a experiência de vocês com os teleconversores da nikon?
Estou pensando em investir em um Nikon TC-14E II, mas também estou avaliando a qualidade do
Vivitar 1.4x Auto Focus Tele Converter,
Kenko Teleplus Pro 300 DGX AF 1.4x Teleconverter,
Sigma 1.4x EX DG APO Tele-Converter AF…
Utilizo o Nikon TC-14E II em uma Nikkor 300mm F4 fixa para fotografar aves, mesmo com o TC, continuo tendo uma qualidade de nitidez muito boa, somente tem a perda de 1 ponto no diafragma, e com pouca luz o foco fica um pouco mais lento.
Mais quanto a qualidade de nitidez, acredito que a perda exista, porém, é bem pequena.
Meu medo é que, ao comprar um TC qualquer (porque penso em comprar de genericos) a qualidade decaia ainda mais. Ainda não encontrei bons negócios de TC no ebay, me parece que quem tem não vende.
Eu não apostaria em TC genéricos, ficaria com o Nikon e quanto ao Tc 1.7 vc perderá mais no diafragma, menos nitidez e algumas lentes da Nikon o auto-focus não funciona com o TC 1.7!!!
Como fotografo aves, o TC 1.7 me daria um ranger maior, entretanto, a lente Nikkor 300mm If Af-s que uso, com Tc1.7 o auto -focus não funciona, caso vc compre Tc1.7 qualquer que seja a marca, fique atento as lentes que possui para não perder o auto-focus.
É este mesmo meu objetivo, fotografia de aves. Estou pensando em comprar a “Nikon 75-300mm f/4.5-5.5”, que é uma lente antiga, mas li bons reviews sobre ela. Então isso iria dar quase 450mm, menos um stop, usando um 14. Dentre os genéricos citados, me agradou o Vivitar 1.4x Auto Focus Tele Converter, porém ele tem 1/4 do preço, e isso esta me deixando um tanto temeroso.
Kodorna,
Cuidado, TCs não serve para todas as lentes, eu tenho um TC 1.7 da Nikon e tenho as lentes 105mm macro; 80-400mm; 24-70mm (todas Nikon) porem o TC serve apenas na Macro, então se informe antes de compra-lo pois pode gastar dinheiro a toa. Quando liguei no TTanaka para me informar, foi falado que servia apenas em lentes com f/2.8, de fato é verdade, pois serviu em minha 105mm macro f/2.8, mas na 24/70mm que tb é f/2.8 não serviu.
Caso queira um TC 1.7 da Nikon nunca usado, na caixa com todos os acessórios tenho um a venda. [VENDO] NIKON D700 - Lentes FX Tops - Grip MB 10 - SB 900
The following common lenses cannot be used with an autofocus teleconverter, this is not a complete list. Please check your lens manual for a listing of incompatible accessories.
* 17-55 mm f/2.8G ED-IF AF-S DX
* 18-70 mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX
* 28-300 mm f/3.5-5.6 ED VR
* Any 18-55 mm
* Any 18-105 mm
* Any 18-135 mm
* Any 18-200 mm
* Any 55-200 mm
* Any 70-300 mm
* Any 24-120 mm
* Any 80-400 mm
* 200-400 mm f/4G IF-ED * - will only autofocus with the TC-14E II
Some newer lenses can be used with older Nikon manual focus teleconverters with limited compatibility. With a manual teleconverter there would be no autofocus operation, the camera’s internal exposure meter would not be active and only “Manual” exposure mode could be used. Further, there may be vignetting (darkened corners of the photo) in some photos or other image defects.
For complete lens/teleconverter compatibility please view these PDF files:
Manual Focus Lenses Specifications
AF Nikkor Lenses Specifications
* The 80-200mm f/2.8D ED AF supports the TC-201 and the TC-14A (occasional vignetting) & TC-14B (AF not possible).
* The 70-200mm f/2.8G ED-IF AF-S VR supports the TC-14EII, TC-17E II, TC-20EII
Como o TC-200 não é “inteligente”, ou seja, não comunica com lentes AF, estou testando ele com minha velha (e boa) Nikkor 80-200 f:4.5… Fiquei surpreso com a qualidade da imagem obtida e também com a POUCA PERDA de luminosidade.