Escrevi este tutorial para descrever melhor o processo de digizaliação caseiro que tenho usado para escanear meus negativos. Gostaria da opinião de vocês quanto ao texto e possivelmente formas de melhorar o processo.
's
Como escanear negativos em casa, usando sua câmera digital
Este tutorial visa compartilhar a técnica de digitalização de negativos caseira. Ela não é muito perfeita, e talvez a qualidade da imagem gerada por ela só sirva para Web.
Esta técnica foi usada para digitalizar negativos preto e branco e possivelmente pode ser utilizada para digitalização de cromos. Negativos coloridos provavelmente poderão ser digitalizados (vide nota no final).
Material:
- O monitor onde você está lendo esse tutorial;
- Uma câmera digital (com funcionalidade de macro);
- Tripé;
- Durex e apoio para o negativo (isso pode variar, veja ao longo do tutorial a função deste item para melhor entender).
Se você estiver interessado apenas no tutorial e não no “histórico” do mesmo, pule para a sessão “Montagem”.
O conceito:
Para digitalizar o filme, é necessário haver uma fonte de luz difusa (ao invés de uma fonte pontual, como uma lâmpada) na parte anterior do negativo. A luz difusa distribui uniformemente a luz por todo o negativo e permite que a exposição da foto seja bem distribuída.
Sempre pensei em qual luz difusa poderia utilizar. Talvez uma caixa com uma lâmpada dentro e uma folha de seda em um dos lados… achei complicado e talvez a luz não fosse tão difusa assim. Pensando um pouco mais, notei que o próprio monitor (amigo de tantas horas por dia) poderia servir para a tarefa.
Primeiras abordagens:
Preparei o monitor para exibir uma tela branca, aumentando o contraste e brilho do mesmo para o máximo. Depois grudei o negativo com durex contra a tela e tirei uma foto.
Dessa abordagem tirei a primeira lição: um tripé é extremamente necessário, visto que muitas vezes utilizo exposições inferiores a 1/10, além da minha lente macro ser 300mm.
Utilizando um tripé, tirei outra foto. Esta ficou “nítida”! Mas ainda havia um pequeno problema: o padrão de distribuição da matriz de pontos no monitor (CRT) causava interferência na imagem final:
Minha solução para o problema foi afastar o negativo do monitor. Desta forma, poderia contar com a profundidade de campo reduzida que iria desfocar os pontos da matriz do meu monitor.
Outro ponto que notei em algumas (poucas) fotos foi o reflexo da minha câmera. Para resolver isso apaguei a luz da sala e reduzi a área branca exibida no monitor para apenas um pequeno retângulo no centro da tela.
Montagem:
Prepare um pequeno “afastador” de filme. No meu caso, usei um pedaço de papelão e colei nele um pedaço da fita plástica que envolve o filme depois de revelado. Esta fita possibilitava a estabilização e o avanço do filme, sem que o mesmo seja arranhado.
Depois preparei uma imagem com a resolução do meu monitor no Paint e um retângulo branco no centro:
Apertando Ctrl + F esta imagem fica em tela cheia e deixa apenas um quadrado branco no meio do seu monitor. Lembre-se de desligar o MSN nesta hora, pois o monitor deve ficar estático nesta tela para tirar as fotos.
Depois, monte a câmera no tripé e utilize o modo Macro para enquadrar o maior frame possível. Procure usar uma abertura que proporcione a maior nitidez.
Aconselho usar o auto-foco para focalizar a o negativo a cada frame digitalizado. Por mais cuidadoso que eu tenha sido na hora de tirar a foto, muitas delas saíram fora de foco quando usei o auto-foco somente no primeiro negativo.
Apague a luz do quarto.
Fotometre a cena (isso pode variar de foto para foto, vide nota no final). Tire a foto.
Este é um exemplo de como fica a foto do negativo, usando uma Sigma 70-300 macro:
Quanto ao tempo de exposição, ainda não cheguei a uma conclusão muito boa. Eu normalmente exponho a cena até um pouco antes dos detalhes brancos estourarem (minha câmera pisca as regiões de highlights e facilita o trabalho).
Depois de tirada a foto, faltam os ajustes finais. Eu utilizei o Photoshop CS2 para tal.
Para “cropar” a imagem, utilizei a ferramenta própria para isso do Photoshop:
Esta ferramenta tem a opção de recorte em perspectiva, que é muito útil para a tarefa. Lembre-se de deixá-la marcada.
Em seguida, defina as bordas da imagem usando essa ferramenta:
O resultado do crop deve ficar próximo a este:
Neste ponto, pode haver problema na proporção da imagem. Em algumas fotos, a imagem resultante do recorte não tinha a proporção correta de 3:2. Talvez caiba aqui um ajuste no tamanho da imagem para acertar esta proporção.
Os passos seguintes foram:
- Converter a imagem para preto e branco: para isso, usei o Channel Mixer (Image > Adjustments > Channel Mixer) para aproveitar melhor o canal verde que (pelo menos para mim) tem melhor latitude. A configuração que usei foi R: +20, G: +60 e B: +20.
2. Aplicar níveis (ou Auto Levels, se você estiver fazendo um batch);
3. Inverter as cores (Ctrl + I);
4. Mudar para modo Grayscale;
5. Eventualmente rotacionar a foto.
O resultado final é este:
[i]Esta imagem pode ser vista no flickr com melhor resolução: http://www.flickr.com/photos/k_rio_k/354320288/[/i]
A qualidade da imagem não fica 100%, mas acho que fica razoável para uso na Web.
Críticas são bem vindas!
Notas e melhoras:
- Qual é a exposição correta da foto?
- É possível escanear negativos coloridos? Como seria o processo de troca de cores, sendo que um Ctrl + I não resolve o problema?
- Quando faço o crop da imagem no photoshop, ela pode mudar de proporção. Existe alguma forma de contornar isto?
- Um melhor apoio para o negativo, porque esse de papelão é bem tabajara…