Um afago à Nikon, marca que só vem tomando porrada por aqui.
Here’s a top ten list, in no particular order, of Nikon movie roles! Often appearing as uncredited extras, these Nikon SLRs have been present at some of the greatest moments in movie history.
Detalhes em:
Para quem é cinéfilo pode funcionar como trivia. Para quer quiser saber as respostas, o link acima têm.
O tópico veio bem a calhar, porque eu não qeria criar um tópico só pra isso: vi ontem “O Irlandês”. Em dado momento, um fotógrafo começa a tirar fotos em um evento. Ele usa uma Nikon com flash. Depois de cada clique, a foto aparece.Todas as fotos ficam superexpostas… :aua:
Achei injusto, a Nikon sempre fez ótimos sistemas de flash.
Pacake Nikkor só conhecia a da série E, mas já nos 80’s. A 45mm Nikkor-P é de 2001 posterior portanto a foto que deve ser dos 70’s. Sobrou a 45mm Nikkor-GN, que originalmente era non-AI, compatível portanto com a data da foto. Apesar de não ter nenhuma indicação no anel frontal, deve ser ela mesmo.
Tenho um corpo F. Pesa quase 1Kg. Que o Jack S. tem um bom pescoço ninguém duvida.
Pacake Nikkor só conhecia a da série E, mas já nos 80’s. A 45mm Nikkor-P é de 2001 posterior portanto a foto que deve ser dos 70’s. Sobrou a 45mm Nikkor-GN, que originalmente era non-AI, compatível portanto com a data da foto. Apesar de não ter nenhuma indicação no anel frontal, deve ser ela mesmo.
Tenho um corpo F. Pesa quase 1Kg. Que o Jack S. tem um bom pescoço ninguém duvida.
O mais interessante dessa história é que fora raras exceções pouquíssimos criticam a qualidade dos equipamentos.
As críticas são majoritariamente relativas às escolhas comerciais que a Nikon fez nos últimos anos.
Minha primeira câmera digital, com a qual voltei a fotografar após 1 década completamente afastado, foi uma Nikon D70s , que comprei em conjunto (kit) com uma lente AF-S 35-70mm f3.5-4.5 DX, à época, por exatos US$ 999,95 na B&H (NYC).
Isto foi em 2006. Até 2014, fotografei exclusivamente com Nikons / Nikkors. Vendi tudo em 2015 após ter concluído que as mirrorless da Fuji atendiam às minhas necessidades fotográficas com uma fração do tamanho, peso e custo. Dito isto, tenho boas lembranças das minhas Nikons; da robustez de seus corpos e lentes, da ergonomia e da qualidade da imagem que todas me proporcionaram, inclusive a D2x (que comprei usada e cuja qualidade de imagem ficava um tanto quanto “comprometida” acima de ISO 800, mas que entregava cores simplesmente fantásticas - foi a Nikon que mais gostei neste aspecto!).
Embora o foco (sem trocadilho) do trabalho seja, obviamente, a Nippon Kogaku Kogyo Kabushiki Kaisha (Nikon), o autor menciona as outras empresas que produziam equipamentos óticos, com especial destaque para a “Fuji Photo Film Company” (a partir da página 13), que viria a se tornar a " Fujifilm " que todos conhecemos e que, nas palavras do autor, foi a “…company that would most closely rival Nippon Kogaku in both its production of optical glass and its receipt of support from the navy…” (page 13). Consequentemente, a Fuji continuará a ser bastante referenciada ao longo do trabalho.
Voltando a Nippon Kogaku, o trabalho mostra com riqueza de detalhes que não foi por acaso que a empresa eliminou as concorrentes européias (alemãs) do mercado fotográfico nas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial. Um estudo conduzido pela U.S. Navy, logo após a ocupação do território japonês pelos Aliados (U.S. Navy Technical Mission to Japan - Reports 1945-1946) concluiu que a tecnologia ótica japonesa já havia superado a alemã em qualidade! O Japão anterior a 2ª Guerra não tinha uma indústria eletrônica expressiva e procurou compensar isto com outras tecnologias, especialmente a tecnologia ótica. A Nikon, iniciou a fabricação de câmeras para uso em fotografia aérea, aerofotogrametria (de uso militar) etc. e também fabricou os periscópios dos submarinos da Marinha Imperial, assim como os sistemas rangefinder de direção de tiro para os canhões de vários navios de guerra, incluíndo ai os superencouraçados da classe Yamato.
A história da Nikon está intimamente ligada a da bandeira acima, a qual espalhou o terror nos oceanos Pacífico e Índico nos primeiros anos da década de 40.
[/i]
Pode-se dizer que os militares, especialmente a Marinha Imperial, os únicos clientes da Nikon (e das demais empresas) até a rendição japonesa. Todo o conhecimento acumulado no desenvolvimento de tais tecnologias não poderia ser perdido com a derrota do país e foi ideia dos americanos que tal conhecimento fosse aproveitado na criação de uma indústria de equipamentos fotográficos (e de cinema). Foi, portanto, sob supervisão norte-americana que surgiu a indústria fotográfica japonesa, a qual dominou o mercado mundial entre as décadas de 50 e 70. Os japoneses tiveram acesso imediato ao gigantesco mercado consumidor dos EUA e posteriormente ao europeu, à medida que os países aliados dos EUA começaram a ter suas economias restauradas…
O que escrevi acima é apenas o “resumo do resumo” da história fascinante de uma empresa que se tornou um ícone da indústria fotográfica, como os colegas acima já haviam mencionado!
Apenas lamento que a Nikon tenha lançado as Z 6; Z 7 e Z 50 somente em 2018-2019 e não em 2014-2015. Muito provavelmente teria permanecido na marca…
Lendo o PDF. Muita informação. Obrigado pela indicação. O interessante é que o documento parece ser tese de curso de graduação em uma universidade canadense.