Relato de algo que aconteceu comigo uns dias atrás.
Equipamento:
Armazenamento principal:
RAID Lacie 2BigThunderbolt 3, com 2 HDs Seagate IronWolf de 4 TB cada
Backups 1 e 2 :
duas unidades externas USB3 com Seagate Barracuda 4 TB
Pois bem… Esse Raid da Lacie tem um indicador luminoso enorme:
Enviando: Captura de Tela 2025-03-30 às 00.57.28.jpg…
Um dia desses me deparo com o indicador em vermelho fixo…
Ou seja: temperatura crítica ou ventilador ausente. Verifiquei o ventilador, que estava funcionando, e a temperatura aparentemente normal. Sempre foi quente, mas esses HDs IronWolf esquentam mesmo.
Pensei logo, deve ser algum problema na placa, lascou !
Retirei o HD1 e o indicador continuou vermelho sólido.
Coloquei de volta o HD1 e retirei o HD2
Indicador muda para vermelho piscante (alta temperatura ou falha no ventilador)
Hum. Algo estranho por aqui, pensei.
Peguei um HD Barracuda de 4TB que tinha em um NAS/RAID parado e coloquei somente ele no RAID Lacie, O a luz mudou para azul, ou seja o problema era nos HDs IronWolf.
Beleza. Voltei somente o HD1, sincronizei com o de backup (indremental com o RSYNC), foi coisa de 5. minutos apenas. Feito isso, substituí os 2 IronWolf por 2 Barracudas que eram do NAS parado, formatei e restaurei o backup. Demorou algumas horas mas quando terminou, lá estava o indicador azul na boa.
Então fui testar os dois IronWolf… Resultado, os dois estavam com informação de superaquecimento no relatório SMART e depois de alguns testes resolvi descartar esses HDs.
Moral da estória para quem ainda não entendeu:
-
RAID não é nem nunca foi backup. Serve para garantir a disponibilidade dos dados caso algum dos HDs apresente problema. Nesse caso, os dois HDs deram problema. Um deles morto e outro nas últimas…
-
Se não tiver um backup atualizado vai se dar mal
-
Quem tem um backup só abusa da sorte.
-
Se eu tivesse que re-sincronizar 3 terabytes de arquivos armazenados em cloud demoraria vários dias, fora a franquia de dados (que existe em todas as operadoras. Se eles cobram ou não é outra estória, mas existe no contrato)
PS.
Não importa se é SSD ou HD mecânico. Shit happens.
O problema foi causado pelos próprios HDs IronWolf. A Lacie deu uma bobeira imensa ao escolher esse modelo para a unidade, pois a ventilação dela é insuficiente para o nosso clima, mesmo tendo um ventilador e o case sendo de alumínio.
A temperatura média (registrada pelo software de monitoramento) com os IW era de 50 graus quando em uso. Com os Barracuda comuns a temperatura média é de 40 graus, DEZ graus a menos.
Não houve degradação na performance do RAID. As médias de transferência são exatamente iguais, pela porta TB3. Fora que os IW custam quase o dobro do preço dos Barracuda.
Esse RAID Lacie 2BIG foi comprado três anos atrás. Os seriais dos HDs indicam que eles são OEM para a Lacie, então não há como fazer um RMA com a Seagate e a garantia da Lacie já acabou.
Não estou reclamando disso. É que tem que pensar bem se realmente vale a pena investir nesses RAIDs caros, que vem com HDs suportamente superiores.
O NAS que estava parado é um GMAX que veio com os Barracuda, com 5 anos, e os HDs sempre funcionaram (e continuam funcionando) perfeitamente, e FRIOS.
Fica para reflexão.