Uso de filtros ND

Fui bater umas fotos em um dia ensolarado e nao dava pra usar o flash externo pra preenchimento de sombras por que nao tenho filtro ND ( velocidade de 1/300 em f/2.8 debaixo de um solzao nao dah!!! ). Se usar um filtro ND, para portraits a beira-mar com flash externo, como fica a paisagem ao fundo? Subexposta ou normal??? Isso eh facil de corrigir no LR?

Num estudio tem um fundo branco e proximo ao modelo, com uma iluminaçao bem distribuida entre o assunto e fundo. Mas ao ar livre?

Bom, o problema é medir corretamente o fundo. O flash ficaria para o primeiro plano. Só que se for direto, fica com um aspecto nada natural, daí o ideal seria usar um Hazy. Um softbox talvez.

Eu faço da seguinte forma, meço o fundo, coloco os valores na câmera, depois calculo a carga para a iluminação do modelo, e disparo.

Se não tiver como, daí o ideal mesmo é colocar o modelo em um local iluminado pelo sol e numa posição que se envite muitas sombras e olhos fechados, consequentemente o fundo terá a mesma iluminação do modelo nesse caso, daí só ajustar e disparar.

Vai precisar de gente pra te auxiliar e equipamento de iluminação que custa caro…

A opção de ir após as 16hrs fotografar é a melhor coisa a fazer.

Se for para uma superprodução sim. Mas se for para algo simples, um tripé de 2m (50 reais), um holder de flash (50 reais), uma sombrinha branca difusora (30 reais), é o suficiente se tiver um SB que possa ser comandado pelo pop-up de uma câmera. Isso com resultados satisfatórios.

Sim, também é possível. Mas ter a ajuda de um cara pra luz é uma mão na roda.

Não tenha dúvidas, principalmente se precisar de um rebatedor circular, com alguém para segurar.

Quer dizer q o fundo ficaria escuro??? :ponder: Era o q imaginava…

O q eh um Hazy???

Colocar o modelo de frente para o Sol eh inviavel!!! Nao tem quem aguente ficar de olhos bem abertos e naturais de frente para o Sol após as 10h aqui no NE. Por tras, gera sombras duras na face q nao sai totalmente na minha ediçao aqui.

Pensei q houvesse uma maneira mais simples de corrigir isso.

Comprar um ND8 + 50mm 1.4D + SB910 sem poder usar satisfatoriamente em f/1.4 vai ser muito frustrante pra mim… :aua:

Não, o fundo não fica escuro, pelo contrário, o fundo fica claro, e o modelo fica escuro.

O ideal é fotometrar a cena e não o modelo. O cálculo do flash fica por conta da distância dele até o flash (usando em manual). E o fundo fotometrado corretamente. O problema é que o flash direto fica com efeito feio.

Daí um Hazy, difusor, como quiser, neblina, o que torna difuso a luz.

Uma sombrinha difusora por exemplo, usa ela com um flash e fica bonito.

É o único jeito

Eu usaria o filtro ND e um rebatedor e, claro, o flash externo (se eu tivesse um bom… :D.

Usaria um ND8 ou ND 4 … E colocaria um rebatedor iluminando a frente da cena. Fotometraria a modelo…

Se não me engano, o fundo fica bem visivel… e cena bem ilumiunada. Não tenho aqui nenhuma foto assim, mas na internet você acha…
Dei uma rápida procurada aqui e achei um link que é de uma propaganda do filtro, mas tem um foto lá com essa proposta que disse…

http://www.ishootshows.com/2011/12/06/review-singh-ray-vari-nd-filter/

E tem esse aqui explicando a técnica. Dá uma olhada.

Abs.

Esse vídeo pode ajudar você.

Muito obrigado, galera. Após esses esclarecimentos, links e video, tudo ficou bem mais claro, agora! :ok:

Quanto mais se aprofunda, mais vc percebe q nao se sabe. :aua: Como em toda a area de atuaçao…

E ainda tem gente q quer fazer fotografia still sem conhecimento fotografico e equipamento algum. :doh:

Bem bacana esse filtro ND variavel do link ( de 0.9 a 8 ). Muito prático. Soh conhecia os 2,4 e 8.

Pensei q esses equipamentos de estudio ( tripé, sombrinha e holder de flash ) fossem mais caros. Mas como sao fabricados aqui mesmo, ficam bem em conta pra um amador metido a besta como eu.:smiley:

As regulagens tem que ser feita de forma que uma nao prejudica a outra. Nao precisa de ND
E so regular o flash com 2 ou 3 pontos a menos. So pra eliminar o efeito zorro( limpar a fotografia)