Usuários da Pentax e Samsung, apresentem-se!

Com o intuito de aproximar os usuários da Pentax e da Samsung para tirar as dúvidas sobre equipamentos, o Mundo Fotográfico tem a iniciativa de reunir em um tópico os usuários da marca, bem como do equipamento que cada um utiliza.
Essa interação é importante para o melhor entendimento dos sistemas. Através das trocas de informação da vivência de cada um unido a informação já encontrada na internet, é possível fortalecer o grupo, extraindo o que há de melhor em cada mount.

Então, foristas, uni-vos!

[tr]
[td]

[/td]
[td]

[/td]
[td]

[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
Forista
[/td]
[td]
Modelo
[/td]
[td]
Acessórios
[/td]
[/tr]
[tr]
[td]

[/td]
[td]

[/td]
[td]

[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Heber_Dm[/td]
[td]K20D, ME-Super, MZ5n e P30T[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]Thiago Sigrist [/td] [td]
[color=gray] K10D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]davisato[/td]
[td]K10D[/td]
[td]18-55kit; Pentax 50-200 f/4 - 5.6; Sigma 28 - 70 f/2.8 DF[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]ximiti[/td]
[td]
[color=gray]K10D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Pedro Ernesto Guerra Azevedo[/td]
[td]K10D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]Braga.SP[/td]
[td]
[color=gray]K10D, MZ-7 e K1000[/td]
[/tr]
[tr]
[td]maramcal[/td]
[td]K10D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]m.oreste[/td]
[td]
[color=gray]K10D, MX e P3[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Aneopa[/td]
[td]K100D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]totok[/td]
[td]
[color=gray]K100D, MZ-5n, MZ-5 e Spotmatic SP[/td]
[td]
[color=gray] F 17-28/3.5-4.5 Fisheye | FA 28/2.8 | F 50/1.4 | FA 28-70/4 | A 100/2.8 Macro | F 70-210/4-5.6 | FA 70-200/4-5.6 | Super-Multi-Coated takumar 50/1.4 | Sigma Super-Wide II 24/2.8 AF | Flash AF540FGZ[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Canoas[/td]
[td]K100D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]Flávio Bravim[/td]
[td]
[color=gray]K100D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Deltanove[/td]
[td]K100D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]hilmara[/td]
[td]
[color=gray]K100D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Kuk[/td]
[td]K100D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]dellaflor[/td]
[td]
[color=gray]K100D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]pedro_raythz[/td]
[td]K20D e K100D[/td]
[td]Pentax-M 50mm f/1.4 | Pentax DA 16-45mm f/4.0 ED AL | Pentax DA 10-17mm f/3.5-4.5 ED (IF) | Sigma 70-300mm f/4-5.6 | Vivitar 100mm f/3.5 | AF-360Z[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]manuel_fredo[/td]
[td]
[color=gray]K100D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]lucy_aninha[/td]
[td]K100D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]Mineiro[/td]
[td]
[color=gray]K100D e Spotmatic F[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Frost[/td]
[td]K110D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]DiogoLeal[/td]
[td]
[color=gray]K110D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]lucas cavalheiro[/td]
[td]*ist DS[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]Maxtra[/td]
[td]
[color=gray]DL[/td]
[/tr]
[tr]
[td]dantonvb[/td]
[td]ist DL[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]albertogr[/td]
[td]
[color=gray]ist DL, Spotmatic SP II e S1a[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Rock[/td]
[td]ist DL e MZ 50[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]Amauri[/td]
[td]
[color=gray]ZX 50[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Alex Biologo[/td]
[td]MZ 50[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]Francisco[/td]
[td]
[color=gray]K100D e MX[/td]
[/tr]
[tr]
[td]lipe_machado[/td]
[td]K1000[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]maneco[/td]
[td]
[color=gray]SPF, K1000 e KX[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Zwicker[/td]
[td]K20D e MZ 50[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]Ivan de Almeida[/td]
[td]
[color=gray]K20D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]nuneko1[/td]
[td]K-m e K1000[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]BBear[/td]
[td]
[color=gray]K10D, Kx, K100D Super e PZ-1P[/td]
[td]
[color=gray]DA 21 f/3.2 LTD | FA 35 f/2 | DA 40 f/2.8 LTD | A 50 f/1.4 | FA 77 f/1.8 LTD | DFA 100 f/2.8 Macro | DA
50/135 f/2.8 | DA 10/17 Fisheye | DA 16/45 f/4 | DA 18/55 WR | AF360 | AF540[/td]
[/tr]
[tr]
[td]darth wader[/td]
[td]K-x[/td]
[td] Pentax SMCP-DA 18-55mm AL II f/3.5-5.6 | SMCP-DA 50-200mm ED f/4-5.6[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]guaracy[/td]
[td]
[color=gray]K10D[/td]
[/tr]
[tr]
[td]pumba[/td]
[td]K-x[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]monta[/td]
[td]
[color=gray]K100D Super[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Gastão[/td]
[td]
[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]totok[/td]
[td]
[color=gray]K20D e K-7[/td]
[td]
[color=gray] Pentax SMCP-FA 50mm F/1.4, Pentax SMCP-DA 35mm f/2.8 Macro, Pentax SMCP-DA 10-17mm f/3.5-4.5 ED (IF), Pentax SMCP-DA
300mm f/4 ED (IF) SDM, Pentax Zoom Super Wide-Telephoto SMCP-DA
16-50mm f/2.8 ED AL (IF) SDM, Pentax DA 12-24mm f/4 ED AL (IF), Pentax smcp D FA 100mm f/2.8 Macro, SMC D FA MACRO 100MM F2.8 WR, Pentax F 50mm f/2.8 Macro, Flash PENTAX AF540FGZ, Flash macro EM-140 DG Sigma[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Schueler[/td]
[td]K-x[/td]
[td] Pentax SMCP-DA 18-55mm AL II f/3.5-5.6[/td]
[/tr]
[tr]
[td]
[color=gray]Haiek[/td]
[td]
[color=gray]K10D[/td]
[td]
[color=gray]Pentax SMCP-DA 18-55mm AL f/3.5-5.6, Pentax SMCP-DA 50-200mm f/4-5.6, Sakar 60-300mm f/4, flash Sigma EF-530, controle remoto, 2x teleconverter Kalimar [/td]
[/tr]
[tr]
[td]cristiano_cunha[/td]
[td]K20D&K1000[/td]
[td]Pentax DA 18-55,Pentax 80-200, Sigma 28-80, Pentax 50mm, Flash AF160SA, Pentax Cable Switch CS-205, Hoya Cir-Polarizing 55mm, Tiffen Color Grad ND 55m, Hoya Cir-Polarizing 49mm, Tiffen 52A, Tiffen 81A, Tiffen 11 Green, Lowepro Flipside 300, Manfrotto 190XDB Tripod, Manfrotto 486RC2 Ball Head, Targus TG-MP6710 Monopod[/td]
[/tr]

tr]

[tr]
[td]
[color=gray]boemia[/td]
[td]
[color=gray]K-x[/td]
[td]
[color=gray]PSMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 e SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8[/td]
[/tr]
[tr]
[td]

[/td]
[td]

[/td]
[td]

[/td]
[/tr]

• Essa lista será atualizada conforme as postagens dos usuários.
    ** Para alteração de dados (incluir ou deletar), basta solicitar pelo tópico.
    *** A postagem não é obrigatória. Porém sua contribuição é de grande valia!

[ADICIONADO]

ZWICKER MZ-50

[ADICIONADO]

K20D e MZ50

[ADICIONADO]

nuneko1 pentax k1000. e pentax k-m

[ADICIONADO]

Ivan - k20d

[ADICIONADO]

Atualizando:

Francisco - Pentax K100D, MX

Atualizado!
Só não estou com tempo de colocar na ordem que estava (por modelos), mas quando tiver um tempo extra eu faço ( :ok:

Acompanho muito este forum mas só agora me cadastrei.
Sou proprietário de uma Pentax K 10 D e queria também ser cadastrado como um novo usuário Pentax
Sou aprendiz também e recentemente um amigo meu me trouxe do exterior um Flash Pentax modelo AF 540 FGZ estou precisando do manual em portugues do mesmo.
Será que alguem pode me ajudar?

Parabenizo a todos pelos valiosos comentários aqui neste espaço, aprendi muito e continuo aprendendo

Parabéns a todos

Mais um para entrar na lista:

K10D
K100D Super
*Ist DL
PZ-1p

AF540

Editado,

Sai *Ist DL, entra K-x

[ADICIONADO]

Grande Pedro! Adiciona no meu uma Pentax Spotmatic SP II e uma Pentax S1a !

Olá amigos
Meu nome é Paulo, tenho uma máquina Pentax K200D,já possuia uma analógica da Pentax mod. Z10 e comprei esta máquina pois acho um ótimo equipamento, como sou novato peço auxilio dos amigos, o contador de fotos atingiu o nº 999, já formatei o cartão e nada mudou, caso alguém saiba como zerar peço que me informe. Grato.

[ADICIONADO]

Ola Pedro,

Atualizei a minha lista, com todos acessorios, acho que pode ser util para alguem querendo opnioes sobre alguma lente ou flash:

[b]
K10D
Kx
K100D Super
PZ-1P
DA 21 f/3.2 LTD
FA 35 f/2
DA 40 f/2.8 LTD
A 50 f/1.4
FA 77 f/1.8 LTD
DFA 100 f/2.8 Macro
DA* 50/135 f/2.8
DA 10/17 Fisheye
DA 16/45 f/4
DA 18/55 WR

AF360
AF540
[/b]

Desculpem minha ausência para atualizar! Realmente tá complicado ter um tempinho extra…

BBear, tá bem servido hein! Em relação a K100D e Kx, você acha que vale a pena fazer um upgrade de uma para outra (em todos os aspectos, não só qualidade de imagem)?

Meu problema é que tenho a K100D (sem ser a Super), então não tem foco automático em lentes SDM :no:

Ola Pedro,

O kit esta bem do jeito que eu gosto, mas nunca esta completo… aprendi isso 6 meses atras quando eu achei que ja tinha tudo o que precisava e depois disso acabei comprando mais umas 3 lentes! Hoje alias eu peguei a DA21LTD.

Enfim, sobre a tua pergunta original: ambas sao bem compactas, a Kx tem uma pegada um pouco mais “moderna” e melhor. A Kx obviamente tem um ISO alto bem melhor, porem a K100D funciona bem ate 800/1600. A Kx tem muito recurso novo, e o SR eh mais moderno (e tem um recurso que eu adoro, que mostra exatamente aonde tem sujeira no sensor). O WB da Kx eh infinitamente melhor, e ajuda muito, ate para fotografar em RAW, ja que vc acaba nem tendo que gastar tempo ajustando isso.

Mas no fim do dia, eu acho que a diferenca crucial eh ISO alto. E vai depender de vc julgar se 2 ou 3 stops em ISO vale o custo para fazer o upgrade. O resto das diferencas (recursos novos, SR, WB, AF mais rapido, etc) eh tudo marginal, o valor da Kx eh basicamente esse sensor dela. Em outras palavras, se teu estilo de fotografia eh baseado em ISO200, continue com a K100D. Mas se vc esta sempre no limite do ISO 1600 ou 3200, entao nao pense duas vezes, vc nao vai se arrepender.

E nao creio que o SDM seja motivo para upgrade, a nao ser que vc tenha planos de comprar uma lente DA* ou 17-70 SDM. E mesmo assim, essas lentes SDM ainda oferecem foco em corpos sem SDM… nao sao todas, mas as primeiras oferecem… tipo a 16-50 oferece foco no corpo ou na lente.

Boa sorte,

BB

Ahh não sabia disso, para mim eram todas SDM que não ofereciam foco na K100D…

Na verdade sinto mais falta de velocidade, de uma câmera mais ágil em todos os sentidos (apesar de saber que minhas lentes são escuras e meu cartão de memória é um qualquer), além de robustez no corpo. A K-7 tem um corpo que seria perfeito paras minhas necessidades, mas o sensor não responde muito bem em ISO alto, que costumo utilizar com frequência…

Nao compre antes de verificar, por que nqao sao todas. A nova DA* 60-250 por exemplo nao tem a conexao para o screw do corpo para AF… ou seja, nao iria funcionar no tue corpo. Ja a 16-50 & 50-135, tem.

Outra coisa, nao queria te dar essa noticia ruim, mas o SDM da Pentax nao eh necessariamente mais rapido que o motor do corpo :frowning:

Ele eh sim silencioso… mas nao mais rapido. Algumas lentes minhas com AF no corpo inclusive focam mais rapido que SDM da Pentax…

Bom, vc eh Pentaxiano e isso nao deveria te assustar muito… o sistema nao eh perfeito!! ha ha ha ha

Na minha percepção a KX é sim muito mais ágil que a k100d.

Já utilizei uma K100d e hoje possuo uma KX, mas nunca tive as duas ao mesmo tempo para comparar, e poder afirmar com certeza, mas subjetivamente eu tenho essa impressão.

E como vc utiliza o ISO alto com frequencia, vá de KX que não se arrependerás.

hUauhAHHA Eu esperava uma pequena melhoria na velocidade pelo menos, mas o fato de ser silencioso já ajuda bastante. A Vivitar que tenho parece uma britadeira focando rs (Mas sei que não poderia esperar muito dela também…)

Pois é, eu sei que a qualidade de imagem da Kx é impressionante e que agora é mais ágil que a K100D, mas em outros quesitos tenho receio de trocar seis por meia dúzia…
Uma coisa que eu sinto falta é ter a possibilidade de ter um grip original e nisso a Kx continua devendo…

Na verdade mesmo eu queria uma K-7 com o sensor da K-x rs

Caramba!!! Eu tb. nao sabia dessa informação! Eu tenho a impressão que a lente do kit foca mais rapido que a 50-200 e que é parecida com a 28-70 Sigma. Mas, é impressão, nunca vi nada oficial. :ponder: