Estrela Vega, enquanto aguardava o assunto da noite surgir no horizonte. Estrelas muito brilhantes trazem desafio ao equipamento, mostrando todos os possiveis problemas óticos. Neste caso, uma multitude de reflexos internos, e um “chifre” a 45 graus que eu não sei de onde veio. Mas a colimação do telescópio nunca esteve tão boa.
Foram 61 quadros de 30 segundos, totalizando 30.5 minutos, com telescópo TS Optics UNC, filtro Orion SkyGlow Imaging (que acho que é o culpado pelos defeitos aqui) e câmera Ogma AP26CC.
Não entendo nada de astrofotografia. Por isso, não vejo defeitos. Mas acho muito interessante comparar com a fotografia de rua, que é o que gosto de fazer. A de corpos celestes requer muito tempo e precisão. A fotografia de rua capta o efêmero, que não se repetirá. Ambas têm suas belezas e percalços…
Isso aqui conta uns 60-80% da história. Enquanto o fotógrafo de rua tem como referência os Cartier-Bresson da vida, e suas images do cotidiano, o astrofotógrafo tem que se comparar com os Hubble e os James Webb da vida. Além dos equipamentos que eu compro, tem uma porção deles que eu projeto e fabrico na impressora 3d. Poderia comprar, se eu fosse feito de dinheiro. A precisão do equipamento se traduz em uma capacidade de acompanhar uma moeda a 2 km de distância (na verdade, acompanhar uma área do tamanho de uma moeda em um carro a 2 km de distância se movendo a velocidade constante).
A não ser que aconteça uma supernova, tudo o que há no céu é antigo, então é, em grande parte, fácil de encontrar. Mas há objetos no céu que foram descobertos e denominandos justamente por fotógrafos amadores:
Essa última fotografada por mim recentemente.
É do que dependem as descobertas acima, além do dinheiro. Vejo muitas astrofotos excelentes, mas que são feitas com equipamentos que custam o valor da minha casa. Mas, independente do valor, o tempo gasto nas imagens que realmente me empolgam é de centenas de horas pra coletar fótons suficientes vindos de tão longe. Ainda por cima, coletados de um observatório remoto, onde a cidade grande mais próxima fica a centenas de quilômetros de distância.
Eu sou um mero fotógrafo de um subúrbio que cresce rápido demais pra eu me adaptar. Quando eu mudei pra minha casa, o céu ainda era razoavelmente escuro e limpo. Hoje em dia é muito mais difícil fotografar qualquer coisa de casa. Estou me planejando pra ir ao observatório a 100km daqui pra fotografar qualquer dia desses.