tem sido difícil fotografar pessoas em movimentos rápidos. E olha que eu não tenho equipamento tão ruim.
Num trabalho fotografando B Boys dançando não consegui cravar nenhuma foto. Sempre saindo aquele rastro de movimento. Tá certo que o ambiente estava um pouco escuro. Mas Joguei para ISO 3200 fotografando com uma CANON 50D numa EF 17-40mm F4. no modo Manual. Ainda assim o resultado final não foi dos melhores. Quando tentei prioridade em velocidade não deu certo. Usei Auto Foco e a Velocidade tava ficando em torno de 40. Seria aquele lance de tipo de focagem (Matricial etc …) o segrego? Usar flash? Foco manual? ONDE ESTOU ERRANDO? Não é possível que esse meu equipamento não dê conta do recado!
Acho que seu problema é a velocidade do obturador, se utilizar acima de 1/150 vai conseguir os resultados que quer, o problema é que nesta velocidade você vai precisar de mais luz, então pode tentar uma abertura maior ou até um flash…
Tente acertar a câmera no modo manual com velocidade de 1/150 ou mais e abertura máxima da lente, ai veja como fica a fotometria, se ainda sim ficar escuro tente com flash…
Ontem eu estava vendo uns tutoriais de lightroom e as imagens de exemplo eram parecidas com o que você quer fotografar, ele ensinava como tratar a falta de luz no pós e a foto ficou ótima…
Também acho o mesmo, tente aumentar a velocidade do obturador para 1/150+ que certeza
que dará certo. Contudo, com esse aumento se o ambiente for escuro como você disse, será necessário
a utilização do FLASH, isso é inevitável. Como o parceiro acima disse, tem o lance do pós no light, ele muitas
vezes melhora e muito o resultado final. Experimente fotografar em RAW e depois de uma recauchutada no LIGHTROOM
O seu único problema é não estar usando velocidade alta u suficiente para congelar a cena com a luz disponível.
Não existe receita de bolo, por mais q possa parecer batida esta frase. TEm tantas possibilidade q fica até difícil falar algo de forma genérica. O ideal é q vc soubesse bem como funcionam as regulagens e os resultados q elas oferecem em determinadas situações. Assim vc teia como escolher a melhor regulagem e estratégia para o tipo de foto q vc quer fazer ou a q seja POSSÍVEL Então, o melhor q tem a fazer é estudar mas…
Faça o seguinte, preste atenção. é algo be gnérico e deve servir só para quebrar um galho: Coloque a MEDIÇÂO de luz e Pontual se a luz for mais concentrada no objeto de desejo e ponderda cenral se o q vc quer fotografar estiver mais amplamente iluminado. (chega doere ter de falar ssim kkkk), deixe a máquina em prioridade de abertura, AF simples e ponto cenral. Vá regulando a abertura para baixo e veja q velocidade a máquina tá te oferecendo. O ideal é q fique acima de 1/150 para mais, como disse o colega. Se com a regulagem da abertura vc não conseguir esta velocidade vc terá de aumentar o ISO. Vá aumentando até conseguir a velocidade adequada, mas lembre-se q quanto maior for o ISO pior será a qualidade da imagem. O quanto de pio depende de cada CAM e o objetivo da foto.
Se depois disso tudo vc não conseguir a velocidade adequada vc terá algumas alternativas q, de forma genérica, seguem a seguir>
Fotografe em momentos q e onde a luz esteja adeuada ou o movimento do fotografado esteja mímimo, assim vc poderá trabalhar com vel masi baixas sem problemas. Mais uma vez: Dicas genéricas. Vc tem q ir fazendo as fotos, veificando o rsultado e adpatando a estratégia de acordo.
Em shows sempre tem momentosonde a luz ajuda um pouco. Tem de ficar com o olho grudado no visor e disparar sempre q for possível e adequado.
Observação: Nesats situaçãoes o aproveitamento PERCENTUAL é baixo, mesmo para profissional expeiente. Faz parte do jogo.
Obsrvação 2; Em velocidades altas onde o assunto principal esteja bem iluminado e o fundo menos o fundo vai ficar escuro. Pode se clarear ele um pouco na edição e até aplicar algum efeito criativo. Mas isso depende muito e foi só um toque sobre as possibilidades.
Mesmo sabendo q ISO muito alto pode degradar a imagem, existe a possibilidade de usar fotos assim de forma artísticas, fazendo nelas uma edição no PhotoShop. PBs com ruído ficam bonitos e mesmo coloridas dá para salaar muitas com efeitos e filtros.
Possibildade última : Use flash se possível, mas de prferência a cam terá de estar no manua - minha preferÊncial. Coloca a velocidade dentro do estipulado acima e o flash em TTL (legal seria o manal também mas aí é mais história). Tente regular a pot~encia do flash para q a cena seja iluminada mas tentando captar a luz ambiente. Dá uma olhada no monitor da cam (regulado, sabe disso né?) e avalie mesmo q de forma meia boca. Se matou muito a luz ambiente tente compensa o flash para um pouco menos até vc conseguir um resultado satisfatório entre congelar, clarear e preservar a luz do show. Não precisa ficar tão perfeito, pois neste tipo de situação é quase obrigatório, ao meu modo de ver, a edição no computador onde vc poderá incrementar a foto corrigindo os detalhes de luz, com alguma flexibilidade. Só não esqueça q vc deverá fotografar em RAW para conseguir esta flexibilidade de pós ajuste.
Cansei de escrever e sei q sso não engloba todas as possibilidade já q as variávei técnicas são muitas e também tem relação com o tipo de foto q vc quer fazer e as possibilidades de edição das mesmas.
Agradeço a atenção de todos. Mas o que eu fico me perguntando é se eu não comprar uma EF 24-70 mm se meus problemas não estariam resolvidos. Sinto que falta falta técnica para mim. Mas o equipamento nessas horas ajuda muito.
Neste caso oq vai te fazer diferença é a abertura, e não a distância focal da lente. Pra compensar na lente, vc precisaria de algo como f2,5 pra baixo, mas aí sai caro. Ainda assim vc precisa ter certeza de que essa abertura da conta do recado. Eu não sei ao certo, mas se vc tiver a fotometria da cena que vc fotografou, dá pra fazer uma estimativa pelos stops da abertura e do obturador.
vou testar todas as dicas dadas pelos colegas aqui. Principalmente o recurso do flash, ISO e a velocidade. Mas tem um enorme problema. O flash tira aquela luz natural. Como resolver isso e ainda assim congelar o movimento ???
Acho que você deveria testar com e sem o flash, depois coloca as fotos RAW no lightroom ou similar e trabalha elas, eu tenho bastante dificuldade em deixar fotos com flash mais naturais por não conhecer muito de pós produção no LR e também por utilizar flash popup, então sempre dou preferencia para fotos sem flash mesmo que fiquem um pouco mais escuras, pq ai eu consigo compensar a exposição, cores e etc…
Eu nunca usei, mas pelo que li é muito melhor… kra acho que vc precisa relaxar e testar as configurações com e sem flash e ver qual resultado te agrada mais ou facilita mais no pós… eu to nesta fase, testando sempre duas formas diferentes e vendo qual é mais fácil de trabalhar depois…
Tenta e posta os resultados aqui pra o pessoal mais experiente ajudar… tem umas feras aqui…
Não tenho muita pratica em shows mais ja fotografei alguns. E usei como normas o seguinte: 1- Fotografo no modo Prioridade “P” para canon, para ver como fica a foto. como geralmente ele usa uma velocidade de 1/60 quando esta com flash o primeiro plano sempre sai estourado e fundo tende a sair escuro. Apartir daí mudo para o modo manual e vou fazendo as modificações de acordo com o que quero e tendo com base o modo de prioridade. Testo com e sem flash, aumento a velocidade até onde posso para capturar a luz ambiente; uso o flash desviado ou com difusor só para congelar a imagem, recomendo mais o difusor avisto que em alguns locais não tem como voce rebater a luz, com a velocidade baixa o facho de luz disparado pelo flash é muito fraco dando somente para congelar o primeiro plano sem tirar a luz ambiente. Sem flash da pra fazer mais voce tem que ficaratendo as luzes dos olofotes coloridos eu sempre os uso a meu favor. http://img88.imageshack.us/img88/5682/img4238nr.jpg
A foto acima eu usei:
Canon 50d + lente basica 18-55.
ISO: 2000
VELOCIDADE: 1/20 seg
Flash com difusor em 45°
Modo Manual
F/5,0
Dist. Focal 35mm
Formato em JPEG direto da camera
Como a inteção era pegar parte do publico la de traz, deixei um pouco mais clara propositalmente.
Modo de focagem uso sempre o ponto celtral para não correr o risco de fazer o foco em outra zona.
Mais é importante voce conhecer bem sua camera e seus limites depois e praticando na zona criativa para pegar abilidade.
Como alguem ja disse não tire olho do visor da camera pois voce pode perder um movimento bonito.
Eu particularmente prefiro sem flash pois fica mto + natural só que para a minha câmera e lente do kit, as melhores que já tirei em ambiente interno foram com o flash pop-up em TTL. A nitidez é maior.
Quem sabe um dia eu nāo domino a técnica do flash???..