Véu Leste (NGC6995, NGC6992 e IC1340)

Este ano tem sido uma decepção pra minhas astrofotografia (acho que já felei sobre isso antes). Foram problemas com equipamento e com o clima. E com meu tempo também, uma vez que o trabalho vem brigando com meu hobby. Por isso é uma delícia quando as coisas saem direito. Esse foi um exemplo, pois consegui desmontar o telescópio quase todo, montar de novo (troquei uma peça), fotografar e ter um resultado razoável (as estrelas ainda estão com uma difração esquisita que espero resolver nos próximos dias, mas a nebulosa ficou muito boa).

Foram 178 quadros de 2 minutos, coletados com um telescópio TS Optics UNC 8", corretor SkyWatcher 1x, filtro Antlia RGB Triband e câmera Ogma AP26CC. Calibrados com 25 quadros brancos, (crreio que) 20 escuros e 20 quadros de viés. Processado com Pixinsight e Affinity Photo.

Ah, esqueci de dizer que eu venho fotografado “errado” por anos… Tem uma câmera de segurança no quintal. Eu nunca havia parado pra pensar dois segundos sobre essa câmera até instalar uma outra câmera só pra monitorar o telescópio. A segunda câmera tava mostrando um brilho esquisito, e eu investiguei onde era. Esse na imagem sou eu com minha cachorra, e a tal câmera do quintal atrás de mim… A câmera de astrofoto também captura essa luz infravermelho muito bem. Ao lado, são as janelas do quarto, cuja luz estava acesa. Veja como a luz do quarto é mais fraca que a luz da câmera…

De uma delicadeza absurda.
1 curtida

Caramba, estas cameras de segurança tambem emitem ‘luz’ IR?

Não sabia.

1 curtida

Olá, boa tarde. Tenho uma filha que ama astronomia, e desejo comprar um telescópio de entrada, para ela poder observar o céu noturno; porém não faço ideia de qual marca posso comprar, nem de valores. Pode me recomendar algum que seja para iniciantes no ramo?

1 curtida

É uma sugestão difícil. Um telescópio barato vai arruinar o interesse dela em astronomia, porque é difícil de montar e complicado de usar. Um telescópio fácil vai ser caro. Não sei como é o seu orçamento, mas a minha sugestão atual seria um binóculo. Com ele, sua filha poderia ver as estrelas e planetas mais de perto (dá até rpa ver as luas de Júpiter!), assim como pássaros e outros assuntos distantes.

Creio que um 10x50 (10x ampliação, 50mm objetiva) é um bom começo. O meu é um desses, da marca Celestron. Vi que tem um monte de 20x50, mas esses têm muita ampliação e são difíceis de usar.

O legal da época é que no final da noite as Pleaides e a Nebulosa de Órion já são visíveis.

Esse aqui tem boas avaliações: Binóculos Brigenius 10 X 50 Potentes Ópticos Multirevestidos | Frete grátis

Obrigado pelas dicas, vou pesquisar :wink:

1 curtida