Obrigado pelo retorno pessoal. Falando assim deu até vontade de pegar uma 23mm 1.4 viltrox :wub:
Vazou um promo vídeo, que confirma: a lente é selada.
Deve ser lançada dia 26.
Pode ir sem medo. Ótica, compatibilidade e construção são muito boas. O único porém é que o anel de abertura não tem cliques. É fácil , mas tem que abrir a lente.
Saindo os primeiros reviews, a lente deve sair logo.
O do Hybrid Shooter foi bem impressionante - já atinge sharpness máximo no centro em f/1.2, os cantos já são ótimos em f/1.2 e atingem o pico em F/2. Contraste excelente desde f/1.2, sem sinal de aberração cromática, vinheta mínima em f1/.2 e desaparece logo. Na opinião dele, junto com a Fujinon 18mm f/1.4, é a melhor lente APS-C que ele já testou em termos de performance ótica - e ele testou na X-H2 com 40mp.}
A Viltrox abriu pre-order da lente, só 50 unidades inicialmente por problemas de Covid na China e chegada do ano novo chinês.
Só digo que eu consegui pegar uma das 50. ![]()
![]()
Quando chegar, diz suas impressões!
Fora as unidades de review, no momento são 50 unidades no mundo - uma agora aqui em casa. ![]()
Primeiras impressões (30 minutos após abrir a caixa, ahahahaha):
- Pesadinha e grande, mas…não muito diferente da Viltrox 85mm f/1.8 II. Peso é mais notável, mas em tamanho, nem tanto. O grip da X-S10 ajuda bastante, câmera fica um pouco desbalanceada pra frente mas longe de ser incômodo, e sobra bastante espaço para os dedos.
- Construção excelente, a melhor das Viltrox que usei, especialmente o hood (que é péssimo na 85mm).
- Chave AF/MF com uma “particularidade”, ao menos na X-S10; se você seleciona a opção “AF+MF” no menu, e a câmera está em AF-S ou AF-C, ela vai funcionar em modo AF only com a chave da lente em AF, e AF+MF com a chave em MF; para alternar entre AF e MF puro, precisa desabilitar a opção “AF+MF” no menu (tem alguma lógica, mas eu preferia AF e MF puro em qualquer situação);
- Velocidade de AF - ainda tenho de testar mais, mas pareceu um pouco mais lenta mesmo que a 85mm F/1.8.
Fotos só lá pro final de semana, mas duas rápidas enquanto via se a lente estava funcionando ok, todas em f/1.2:
Essa já corrobora minha opinião que DOF muito pequeno é ruim em alguns casos - metade do cabelo para trás já está sem foco, DOF fino demais. ![]()
Crop de baixo é no olho que o foco pegou - mais ou menos, na hora que bati o ponto focal estava lá, mas a câmera gravou como face (e não eye) detect.
Foco manual, na chave, segurando a câmera de qualquer jeito, também em f/1.2.
Cores, nessas amostras, idênticas as das lentes Fujinon.
Assim que tiver tempo, faço mais testes, comparando com a 85mm f/1.8.
![]()
Viltrox já trabalhando em um novo firmware pra ela.
Não vou colocar pois não quero arriscar com betas - e um cara lá já falou que colocou e brickou a lente, heheheh. Mas aí entra outra coisa boa das Viltrox - o firmware “drag and drop” ligando a lente no computador, o cara parece que voltou o firmware original e a lente voltou a funcionar.
Já aconteceu isso comigo, com a 56mm f/1.4. O firmware anterior voltou ao normal também.
É, estou curioso, mas vou esperar. Parece ser algo meio específico com as X-T3.
Os que colocaram e funcionou disseram que houve melhora notável no AF. Acredito - a 85mm f/1.8 melhorou muito com firmwares novos.
Viltrox tá iterando rápido esse beta, está na beta4; como muita gente disse que cessaram os problemas de travamento, arrisquei e coloquei na minha.
Houve sim uma melhora notável, o início do AF está bem mais rápido, o movimento também, e está mais assertivo. Ainda está longe de estar incrível - em mudanças de foco de perto para longe ainda ocorrem uns “pulinhos” no meio do caminho, ao invés de um movimento contínuo, e em AF-S às vezes ocorrem um overshoot do foco e ele volta um pouco, como se fosse autofoco por CDAF.
Ainda tá longe de ser uma lente pra ação rápida e, para vídeo, ainda precisa de mais linearidade (mas com o firmware original era BEM pior), mas foi uma evolução. Como a Viltrox é MUITO ativa com firmwares de lente (vi agora que saiu um novo pra 85 1.8, vou colocar também), acho que ainda deve melhorar.
Viltrox trabalhando, saiu a V 1.0.2, não beta.
Novamente melhorou - bem mais assertivo, rápido e decidido em mudanças de foco “próximas”. Na mudança de um ponto perto para um distante, ainda acontece uma “parada” até chegar no novo ponto, mas é somente uma (antigamente eram duas ou três). Não notei também o “overshooting” de foco que ocorria.
Em vídeo, ficou melhor ainda - mesmo transições entre pontos distantes parecem completamente lineares.
Ainda dá pra melhorar, mas está BEM melhor que o firmware original. Ainda tenho de testar com pessoas em movimento.