Bom dia!
Minha D5300 vem apresentando alguns problemas e precisa passar por uma manutenção, mas não posso ficar sem a máquina. Resolvi investir em uma FF e com isso surgiu uma dúvida brutal.
Como não momento não tenho orçamento suficiente para fazer a mudança total (corpo e lentes), vou migrar o corpo e depois as lentes e aí que entra meu dilema. Por enquanto vou usar minha Sigma 10-20, a Nikkor 18-55 e uma 70-300 também Nikkor.
Qual das duas máquinas (D610 ou D800) vai permitir mais possibilidades de uso sem tanto problema com essas lentes?
Desde já agradeço pela ajuda.
Atenciosamente,
Cesar Ferreira
1 curtida
Chegou a pensar em uma D7500?
Sei que disse que resolveu investir em uma FF… mas ficou a curiosidade.
Sobre o corpo FX com lentes DX:
Nesse link tem algumas informações e fotos para você ter uma idéia: Using Nikon DX Lenses on FX Cameras
Você tem duas opções a pensar: Usar a câmera no modo FX ou DX.
Se for no modo FX em várias disâncias focais, provavelmente entre 10-30mm suas imagens serão similares ao exemplo abaixo:
Sigma 10-20 DX at f/8 on an FX D800 to show the small image circle on a full frame camera.
fonte:
https://www.dpreview.com/galleries/9079533667/photos/2440978
Entre 30 e 35 mm deve ter alguma vinheta. Provavelmente acima de 35 não deve ter vinheta. Mas, só testando para ver.
A D800 no modo DX , reconhece a lente DX e já aplica o corte direto na captura e a imagem final fica com 15.3 MPX. Tem de olhar na D610 qual o valor.
D800 36.3 MPX - resolução 7360 x 4912 pixels no modo FX
no modo DX passa para 4,800 x 3,200 pixels (usa uma área de 16 x 25 mm do sensor)
Vantagem: como a imagem é menor é mais difiícel encher o buffer da câmera.
Bom se puder lhe dar uma dica, eu iria de D750. Creio que entre as duas opções que você disse, ela se encaixa no meio e dá show nas duas. É mais atual, melhor ponto de foco, qualidade excepcional, visor articulado, dois cartões… É um caso a se pensar. Sobre as lentes, fique atento ao que o André disse.
Antes de mais nada muito obrigado pela resposta.
Acabei comprando a D800 e uma das coisas que acabou pesando a favor foi o corte automático que ela faz em lentes DX. Isso não vai causar grandes problemas para o que estou fazendo, pois pretendo já no próximo mês, procurar uma lente FX para poder usufruir da D800 em sua totalidade.
Outra coisa foi o fato da D800 trabalhar melhor em ambientes com baixa luminosidade em relação a D600, sei que a D800 é algo mais leve, mas após olhar bastante acabei optando por ela.
Minha dúvida é como saber se uma lente mais antiga como uma Nikkor AF 70-300 não vai dar vinheta. Na verdade, a pergunta mais acertada é que tipo de informação devo observar para saber se a lente A, B ou C vai servir bem na D800, excetuando-se, é claro, as lentes FX.
Atenciosamente
D800 é uma excelente câmera.

@CesarRFerreira , qual o modelo da sua Nikkor AF 70-300?