Z5 + luz Af

Pessoal boa noite!!!

Uso meu radio yn622 na z5 e a impressão que estou tendo é que ele na z5 não está disparando a luz vermelha de af, mesmo usando af-s. alguém passou por isso? Ou será que no breu a d750 é melhor que a z5?

Mirrorless não enxerga a luz auxiliar de foco do flash.

Sério? Então nem o flash em cima da câmera vai disparar a luz de ele?

ML não enxerga infra vermelho porque os sensores de foco estão atrás do filtro que barra o infra.

Apesar desses rádios chineses usarem luz visível vermelha, a câmera não dá esse comando pro rádio.

E preciso seguir a luz led do videomaker ou ter algum led, ou ter uma câmera com o sensor de foco muito bom em low light,e lente clara, z9 e alguma prime. ( Eu acho) .

Poderiam dar um jeito de ativar para os geeks testarem se faz alguma diferença a luz vermelha, já que o iv não rola.

Sim, se pudesse ligar a luz direto pelo rádio/flash.

Fiz um teste aqui. Minha luzinha branca do corpo da câmera dispara normal. Mas vi que a Z5 não tem luzinha no corpo. A luz vermelha dos meus flashes (Godox) não dispara, nem espetados na câmera, nem remotos. Mas a luz vermelha do rádio dispara normal, e é visível pela câmera. mas não sei se há algum sistema de flash que faça este uso.

EDITADO: Segundo o manual do YN622n, o rádio possui um led pra ajudar no foco, que dispara em condição de baixa luminosidade. Necessário saber o que a câmera considera baixa luminosidade. Pode ser necessário testar em ambiente totalmente fechado.

Não sei os YN, mas, pelo manual, os Godox só acendem o led quando em modo de baixa velocidade, não HSS. Porém, de novo, não consegui fazer meus flashes Godox disparar. Mas também não testei no breu absoluto.

A maioria dessas instruções é para dslr.

Vi que o godox sony acenderia em algumas câmeras mas não ficou confirmado no tópico do dpreview que vi.

DIY :smiley:

:hysterical:

Inteligente, ele botou um sensor de luz em cima da luz de af, e assim ativa o led quando aperta o obturador?

Isso mesmo.

Tem uma bateria pequena para alimentar o led na caixinha.

De tanto futucar aqui, consegui fazer o led vermelho do flash Godox funcionar na minha Fuji. Mas futuquei tanta coisa que não sei como fazer pra funcionar.

Eita!

E ajudou de fato a focar?

Red light cannot pass through a green filter, so half your sensor can't see it.

Only minimal red light passes through a blue filter, so now, say 70+% of your sensor can’t see it.

And some sensors put their PDAF areas in hybrid AF systems only behind the green filters (no idea why).

Result? You need a white (or possibly green) AF assist, not a red one, for the sensor to actually detect the AF assist lamp.

Encontrei isso em um desses fóruns gringos.
No começo me convenceu…
Mas depois fiquei pensando, então mirrorless não foca em nada de cor vermelha??

Essa explicação não vale pra Canon por causa do dual pixel.

Acho que na verdade o sensor de foco substitui um pixel que seria verde, mas sem a película verde da matriz.

Ok, então não seria apenas trocar a cor do led dos flashes e rádios??

Esqueça isso, acho que é viagem.
O sensor de foco provavelmente enxerga luz branca.
Não tem o filtro verde em cima do sensor.
Seria impossível focar numa flor vermelha e sabemos que foca sem problemas.

Então vamos aguardar os testes do Felipe, verificar se focou no escuro com o led do rádio/flash.

Vou tentar amanhã pegar a Z6 ll para ver se funciona com algum, mas acho difícil que vai rs