Zenit 122 ou Zenit 12xp?

Galera, decidi comprar uma Zenit 122 ou Zenit 12xp, mas estou na duvida, alguem tem algumas das cameras e sabe qual e melhor que qual e se vale a pena comprar, aparentemente sao muito boas e sao manuais!
Obrigado!

Bom… eu tenho as duas. Basicamente é a mesma câmera, acho que a 122 tem um design mais moderno e ergonômico , mas a 12Xp eu acho ainda mais robusta. De resto é a mesma câmera (no ISO, velocidade, lente Helios, etc), um tanque de guerra, feito para durar 200 anos.

Exatamente o que Herik falou. É basicamente a mesma câmera, o que muda é apenas a parte de fora…

Eu particularmente, acho a 12XP mais bonita.
Pois, por ser mais antiga que a 122, tem uma aparência mais clássica…

Mas isso é gosto pessoal :wink:

Mesma camera com carenagem diferente.
Acho a 12 mais classica, mas se quer uma totalmente mecanica compra a 11 se voce conseguir achar, essa é totamente mecanica.

Qual a diferença da Zenit 11 para a 12?
Apenas o fotômetro?

O corpo é praticamente identico, com uma pequena quase imperceptivel para quem as ver pela primeira vez. A Zenit 11 tem na sua parte frontal acima da rosca da lente uma fotocelula que capta a luz ambiente e transmite para os fotometro onde voce ajusta as abertura manualmente fica localizado proximo ao botão ISO/DIM.
A Zenit 12 tem o mesmo corpo mas sem o a fotocelula na frente, esta possui dois sensores dos lados do visor eletronico que é alimentado por baterias LR-44 ou similar. Estes por sua ves faz acender trez luzinhas no lado direito do visor uma, nas sequencias, de cima para baixo (vermelho, verde e vermelho) Para ajustar a exposição gira-se o anel de abertura até encontrar a abertura correta, que é indicada pela luz verde ou seja a do meio. Não precisa nescessariamente estar no verde mas tambem pode ficar oscilando do verde para o vermelho. luz de cima acesa indica superesposição, a de baixo subesposição.
Para quem não tem muita pratica a Zenit 11 é meio complicado de manuseiar. Mas é muito interessante brincar com ela.
So lembrando que, como a Zenite 11 não faz medição de luz atravez da lente ela tende a sair com diferença para +ou para -
Para quem vai fotografar com negativos não ha problemas, mas para cromo é bom tomar cuidado pois eles não aceita loga margem de erros.
A Zenit 11 foi minha primeira camera reflex.
Abraço.

Branco,
Estou com uma 12 XP e sem as baterias que alimentam o fotômetro. Li no manual da câmera que seriam 2 baterias Mallory D-386, esse modelo que você citou LR44 é compatível? Li em outros fóruns que poderia ser substituída também pela LR43.
agradeço desde já a atenção,
abs.

As baterias são so para alimentar o fotometro ela fucionará sem as mesmas normalmente. só que voce terá que usar a tabelinha que vem na caixa do filme como base.
Quanto as baterias, se forem do mesmo tamanho serve sem problema.

Eu tenho uma Zenit 122 novinha, adoro ela!, funciona muito bem! Recomendo!
Se quiser saber mais detalhes sobre ela, pode perguntar!

Abraços,

Michel

Ambas são boas máquinas.

Estou terminando o primeiro rolo de teste na minha 12XP. Depois que comecei a fotografar, percebi que o botão que regula a ASA do filme está meio “solto”, ou seja, comprei um kodak 100, posicionei o botão nesta marcação, mas ele fica girando o tempo todo, não está estável… Acredito que tem um defeito.
Consegui um outro corpo de uma 12XP e nela este botão está ok, você seleciona e ele fica estável (no entanto ela está em estado um pouco pior do que a minha). Estou pensando em fazer um transplante do botão dela para a minha máquina.
Vi que tem um parafusinho lateral, será que se eu tentar eu consigo ou é um trabalho muito delicado de ser feito? O que vocês me recomendam?
att.