Segundo o Fuji Rumors, vão ser dois modelos mesmo da X-H2 - uma com sensor de 40mp (que deve ser a que vai fazer vídeo 8k) e outra com sensor de 26mp, mas com um novo sensor, não o atual.
Um sonho: uma versão APS-C do sensor da O-M1.
Segundo o Fuji Rumors, vão ser dois modelos mesmo da X-H2 - uma com sensor de 40mp (que deve ser a que vai fazer vídeo 8k) e outra com sensor de 26mp, mas com um novo sensor, não o atual.
Um sonho: uma versão APS-C do sensor da O-M1.
Extremamente curioso para ver o modelo de 40 MPX.
Eu tô curioso pra saber como vai ser a bateria. :ponder:
Eu apostaria que vai ser a da X-T4.
Imagino isso também, mas se adicionar mais recursos, vai ficar ruim igual a X-H1, no que diz respeito à bateria.
Se não vier a bateria da X-T4, que é mesma da GFX100s e GFX50II, a Fuji, na minha opinião, vai dar um tiro no pé.
Dependendo, podem lançar uma versão mais parruda da bateria BC-235.
Talvez não - um chipset mais eficiente vai ajudar, e um IBIS com menor tamanho consome menos. Aposto que vai ter duração igual ou melhor que a X-T4.
Tomara.
Tô pensando aqui, a de 40 Mp deve ter ênfase em vídeo. Se a de 26 Mp tiver ênfase em foco rápido em foto, pode ser minha próxima câmera. Claro, se ambas tiverem performance parecida, também poderão ser boas opções, a depender da diferença de preço.
A X-H2 deve herdar o esquema de MENUS da X-T4 separando as configurações de vídeo e foto, e, provavelmente, com algum botão ou chave para alternar rapidamente entre foto e vídeo.
Suspeito que a X-H2 com 40 MPX, além do 8k, deve introduzir mais opções de bit rate. E a X-H2 com o sensor de 26 MPX terá as mesmas especificações de vídeo da X-T4.
O que não faço a menor idéia é como a Fuji deve posicionar essas câmeras em termos do preço. :ponder:
Além disso tudo quero ver o que será feito em termos do sistema de autofoco. Será que teremos algum modo de detecção e rastreio de animais?
O seletor vídeo/foto já existia desde a X-H1. Legal se colocarem algo tipo Foto 1, Foto 2, Foto 3, Vídeo 1, Video 2, Video 3.
O rastreio em animais “meio que funciona” na X-T4: vc coloca o ponto de foco no olho do animal, e ele se mantém lá. Mas definitivamente não é detecção. A Fuji tá atrasada neste aspecto, mas sabendo mais ou menos a mentalidade da empresa, acho que não vai vir algo com detecção de alguns animais e não de outros.
A divisão deve ser a que vários fabricantes já usam - um modelo de fotos de alta resolução, e um modelo com alto fps. O de alta resolução também deve ser a que faz 8k.
Menus diferentes pra foto e vídeo devem vir em ambos - na verdade, já virou um padrão nos modelos mais novos, como a X-T4, X-S10 e X-E4.
O que a Fuji realmente precisa é dar um tapa no AF. Sony, Canon e Nikon estão bem na frente, e pelo relatos até a OM Digital passou na O-M1. Está longe de ser ruim, mas precisa de atualização - modos de reconhecimento de objetos, animais, etc meio que viraram padrão; tracking em vídeo faz uma falta imensa; e (pra mim o que mais me irrita) é quando detecta uma pessoa, que se mantenha nela - o Eye Detect funciona bem com uma pessoa na tela, mas tendo duas ou mais o ponto de foco fica pulando toda hora entre as pessoas (você consegue “puxar” de volta com o joystick, mas em seguida ele pula de novo).
Na verdade, pra mim, os modelos que interessam são os midrange, vamos ver o que “desce” de recursos para as câmeras menores depois.
verdade…
:doh:
Para vídeo, quando uso a X-T4+18-55 como webcam ou p/ gravar apenas 1 pessoa (video aula por exemplo) desativo o reconhecimento de face/olho. Por algum motivo o foco fica “caçando” como se estivesse na dúvida do ponto. Qualquer otimização de AF que vier do novo sistema que descer para outros modelos será muito bem vinda.
Para esse casos, isso é o certo de fazer - aliás, monte de review fica testando AF em pessoas paradas, onde a distância focal não muda, isso é pedir pra fazer o AF ficar pulsando quando não precisa. Nesses casos, melhor deixar o foco fixo ou por zona, e diminuir a sensibilidade.
Af em vídeo é para situações onde a distância para o objeto focado muda constantemente - ação, uso em gimbals, operador se movimentando, crianças, etc.
Quando acham que sai uma XT-5 e o que esperam nela?
Eita… Ainda nem sabemos direito como vai vir a X-H2!
Difícil dizer, mas creio que vai vir com o sensor da X-H2, mesma bateria da X-T4, foco no mesmo nível da concorrência (hoje é inferior). Eu gostaria de um calombo um pouquinho maior pra agarrar a câmera, e que não perdesse muitos botões. Ao invés de um controle de disparos em sequência (burst), um controle com vários modos de foto e filmagem. Mas isso impactaria na proposta de manter os controles tradicionais da Fuji.
Espero que a X-T5 seja lançada em 2023.
2022 será o lançamento da, melhor dizendo, das X-H2 (X-H2 com um sensor BSI de 40MP e X-H2s, com um sensor BSI “stacked” de 26MP), segundo os rumores mais recentes.
Entendo que se a Fujifilm lançar uma X-T5 também em 2022, será uma reedição do erro de 2018, quando a empresa lançou a X-T3 poucos meses após a X-H1. O fato de a X-T3 ter vindo com um sensor de nova geração, além do preço menor, foi determinante para o fracasso comercial da X-H1.
Claro que agora em 2022, será apresentada uma nova geração de sensores nas X-H2. Mesmo assim, um lançamento de uma (ou duas) X-T5 no mesmo ano ensejaria canibalização nas vendas das X-H2.
Outro fator que pode influenciar, as crises dos semicondutores e das cadeias de suprimentos deverão avançar por 2023, considerando que:
Voltando ao assunto principal; se os rumores sobre as X-H2 forem confirmados em 31/Mai/2022 (data prevista para o próximo “X-Summit”), o que poderíamos esperar de uma X-T5?
Pessoalmente, gostaria de uma câmera mais voltada para fotógrafos, com um corpo menor que o da X-T3 (o tamanho da X-T1 seria o ideal, porém teriam que considerar os 2 slots para cartões, IBIS, bateria maior, etc.). Não tenho interesse nenhum em vídeo; penso que a X-H2, especialmente a versão de 40MP (8K), será a câmera adequada para filmar.
Porém, tendo por base os lançamentos nos dois últimos anos, a X-T5 será bem diferente do que eu gostaria (assim como aconteceu com a X-T4), afastando-se cada vez mais do padrão que consagrou as X-T1 / T2 / T3 :no:
Também espero uma câmera focada em fotografia (sem 8k etc…), com o novo X-Trans, e uma melhor IQ em alto ISO.
Nada de muita novidade, mas parece que a XF15-600 vai ser na cor branca, similar a 200mm F2.
Além disso o rumor indica que a lente poderá ter abertura de f/5.6-8 :ponder:
BREAKING: Fujifilm to Release Fujinon XF150-600mm f/5.6-8 (in XF200mmF2 alike Color)
Parece que vazaram algumas fotos da X-H2… (baixa resolução :assobi:)