Agora sou Sony A7III

Coloquei meu equipamento à venda no eBay sem pressa nehuma e supreendemente eu acabei vendendo a D610 e minha lente principal em 3 semanas.

O teste drive que fiz há umas 2/3 semanas atrás foi fundamental para eu ter tomado essa decisão. Ainda continuo não me simpatizando com a marca Sony para câmera fotográficas mas o que essa câmera entrega perante à concorrência está um passo a frente no custo benefício e nas tecnologias. Por conta disso comprei ontem uma zero na Best Buy que deve chegar no meio da próxima semana.

Comprei zero pois as opções usadas aqui estavam 10% abaixo do valor de uma nova e não quis arriscar (lembrem-se que aqui nos EUA você tem 30 dias para devolver o produto de volta se arrepender, por ex.).

É isso aí por enquanto.

Pow que legal Thales, show!!! :clap: :clap: :clap:

Sem duvida uma ótima câmera, maravilhosa em todos os aspectos.

E quanto às lentes e flashes, conta ai qual o seu plano???

Flash vou manter o que tenho (YN para usar em manual assim como meu radio flash). Já estava querendo largar o TTL e agora com o recurso do EVF com exposição instantânea vou ver como me viro.

Sobre lentes comprei uma Tamron 28-75 2.8 (que quase sempre está em falta nos estoques e achei uma usada em uma loja especializada da Pennsylvania).

Talvez mais pra frente eu pegue um flash para Sony (talvez um Godox) e lentes estou esperando o tempo e $ mas provável que seja uma Rokinon 35 1.4 AF ou a Tamron 17-28 2.8 (está para ser lançada) ou uma 70-200.

Legal! O Godox tem a opção de rádio ttl. Eu uso na Canon o sistema da Youngnuo mas são bem semelhantes. Em retratos ajuda bastante quando precisa alterar várias vezes o local (quando a foto é apenas em um local uso em manual mesmo).
Depois um dia que estiver pela Bestbuy ou coisa do tipo dá uma olhada no kit a6400 + 18-105 f/4. Para segunda câmera, câmera de viagem ou “uma faz tudo sem compromisso” é uma opção bem interessante e com um custo relativamente baixo.
Bem vindo ao mirrorless. Tem pontos negativos? Tem, claro. Mas sabendo aonde é o calcanhar de Aquiles um bom fotógrafo vai conseguir minimizar ou até superar esses percalços.

Você que fala tanto de ergonomia preferiu usar a câmera que deixa os dedinhos de fora ? O que aconteceu?

Usei a Sony A7 Mark III, em breve posto meu review do que gostei e do que não gostei.

O meu tripé para decisão de equipamento é: Ergonomia (muito mais que a pegada… inclui menu, usabilidade, customizações, etc…), Foco (velocidade, precisão, área coberta pelo sistema de foco) e Sensor.
Há um quarto ponto que é o line up de lentes.

Eu queria mesmo a Nikon Z6 pois me atende muito bem nos itens Erg. e Sensor mas o foco ainda é uma incógnita (funciona relativamente bem mas está atrás da concorrência e eu não acredito que o firmware de Maio irá em condições razoáveis do que eu espero). Ao contrário do que muitos pensam, o line up de lente da Nikon não é ruim mas está salgado.

A Canon EOS R é muito cara pelo que entrega e ainda tem lentes excelentes mas com preços proibitivos e como não tenho lente Canon para mim ter o adaptador e usar lentes EF não faria muito sentido. A ergonomia é muito boa mas achei ela com tamanho e peso de DSLR (não que isso seja um problema). O foco é super rápido e preciso mas ainda acho que a forma como a Canon colocou para escolher os pontos de foco pode me deixar frustrado e o Eye AF ainda está em desenvolvimento (o Face Detection funciona muito bem). O sensor da R é bom e mesmo acostumado com performance de Nikon (entenda-se Sony também) eu aceitaria usá-lo. Mas do que pude testar eu acho que iria para a RP e aí aquele sensor não desce sendo 2019.

Aí vem a Sony que tem um EVF razoável mas bem atrás do que Nikon/Sony entregam, tem um corpo de pegada suspeita e meio esquisita mas tem a customização que acho só a Panasonic entrega algo parecido ou melhor e um peso mais leve (não é algo decisório para mim). Já os outros dois pontos a Sony brilha com sensor estabilizado e foco reconhecido como o melhor entre as ML atualmente.
Aí para arrebatar a minha decisão tem a Tamron 28-75 2.8 que entrega ótimo resultado custando 850 dólares (achei uma semi nova por 760 dólares em uma loja física).

Esse foi o resumo da minha decisão. Concordo que meu voto foi mais por tecnologia e custo benefício dos fatores que apresentei e meu coração bate mesmo pela Nikon. Até no dia em que peguei ainda estava 40% com chance de ir para Z6 mas quando peguei a RP na mão confesso que deixei a Nikon para escanteio mas aí coloquei no papel os pontos acima e segui minha decisão. Confesso que se não tivesse usado esse conjunto emprestado por 24 h a minha decisão (muito por preconceito e receio) teria sido outra.

Sua escolha é totalmente oposta ao que você acredita. Tirando foco em tudo a Sony A7 é pior que a Nikon Z6 e a NIKON z6 nem é tão ruim de foco assim…

Já vi esse filme ein Thales. Vamos fazer bolão da próxima câmera? Aposto que vai pra Z6 até o fim do ano :assobi: :hysterical:

kkkkk
Aqui nos EUA tenho 30 dias para devolver a câmera e a lente da Tamron está em falta na maioria dos sites por alta procura e no ebay o pessoal está vendendo usadas no mesmo preço ou até mais caro que a nova. Ou seja, se não gostar, é só partir para outra.
Mas não quero isso. Quero mesmo ficar com o que escolhi.
Mas façam o bolão de vocês. Até o final do ano estarei de:
1 - Z6
2 - EOS RP
3 - Volta para DSLR
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Sim, vc está certo, não vejo qual a grande vantagem da A73, inclusive venho acompanhando o Thales, super estranhei a escolha dele pela Sony. Não entendi, a Z6 me parece ser uma baita câmera, e pensei que seria a solução mais natural para ele.

Thales, acho que vc esta acompanhando demais os YouTubers americanos, onde o lobby da Sony é forte!!! >:D:

Me diz por que a A73 e não a Z6??? Fosse eu pegaria a Z6.
O que te levou à essa escolha???

Pessoal vai infernizar o Thales pelos próximos 30 dias pra fazer ele trocar de câmera :hysterical:

Aí ele vai trocar, se arrepender e comprar Canon só de sacanagem! :hysterical:

O line up de lente contou bastante. A Tamron 28-75 2.8 custando 800 dólares é um ótimo custo benefício. O que tinha mais próximo em termos de versatilidade vs tamanho vs preço era a 24-70 f/4 da Nikon.
Eu realmente estava decidido a ir de Nikon e apostar no firmware agora de maio mas não acredito que o firmware será tão significativo assim.

Sobre coerência, se abrirem aquela enquete sobre qual câmera ML compraria se dinheiro não fosse problema, vocês veriam que eu votei na A9 :eek:.

Minha opinião é que você terá de viver de lentes meia-boca na Sony, por isso meti o pé da marca.

A impressão que tenho, e vendo pelos valores, as lentes Sony que prestam são mais caras que da Nikon, me corrija se eu estiver errado, mas aqui no BR é caríssimo. Vejo que vc se interessa muito por essa Tamron, o que é que tem de tão bom essa Tamrom assim, além do preço??? Pelo que sei a Nikon tem lentes bem melhores do que essa ai…
Eu tbm gostaria tbm de saber qual o problema tão grave que o novo firmware da Nikon precisa corrigir??? Sim pq eu vejo a galera falando bem da Z6… me ajuda ai.

Desculpa eu perguntar, mas é pq tenho interesse em saber melhor mais detalhadamente, agradeço se vc puder compartilhar o seu pensamento aqui.

A lente da Tamron entrega qualidade similar a de outras zooms 2.8 que já usei como Nikon e a própria versão G2 que eu adoro.

Sobre o firmware, ele promete introduzir o Eye AF, melhorar o foco no modo contínuo e também melhorar o foco em baixa luminosidade (esses últimos dois são as grandes reclamações dos usuários sobre o foco).
No tópico abaixo tem o exemplo do beta do firmware em exposição no início de Março.

Sobre as lentes, meu interesse maior são nas terceiras justamente por entregar um custo x benefício melhor. Já tem sido assim nas DSLR com as Sigmas e Tamron para maioria das aplicações. Eu não vejo marcas como Sigma e Tamron investindo nos outros mounts por enquanto. A Sigma, na verdade, fez uma gambiarra com suas lentes E-mount. Eles só emendaram um adaptador de forma definitiva na lente. A Tamron é que está fazendo lentes interessantes do zero para o e-Mount assim como a Rokinon.
A Tamron já lançou essa 28-75 e já anunciou (mas não liberou a data e o preço) a 17-28 2.8 (https://www.bhphotovideo.com/c/product/1461529-REG/tamron_a046_17_28mm_f_2_8_di_iii.html). Tem no roadmap, segundo rumores, uma 75-200 2.8. Todas elas sem estabilização de imagem visto que o sensor já é estabilizado o que economiza no tamanho e complexidade da lente (fica mais barata e mantém a eficiência). A Rokinon/Samyang começou com a 50 1.4 AF que parece ser apenas razoável, depois veio a 35 1.4 AF que apresentou grandes melhoras e agora liberou a 85 1.4 F.

Para o que faço e fotografo (pessoal e profissionalmente) não preciso de muitas opções. Eu quero qualidade ótica ao que me acostumei no último ano, foco que funcione bem e pagar um valor justo.

Meu final de semana foi corrido. Ontem fiz dois jobs com mais de mil fotos e acabei de terminar de tratar um deles. Depois posto mais informações mas deem olhaa no meu Instagram (). Postei algumas.

Já tenho elogios e reclamações a fazer.

Estou bem curioso para saber como está se saindo a A7 III principalmente em relação à sua antiga D610. :snack: