Agora sou Sony A7III

Minha principal reclamação/adaptação tem sido em relação ao AWB/Cores.
A performance que eu obtive em termos de foco e exposição/fotometria está melhor do que na D610 (que já era bem satisfatória).

Ainda tenho bastante foto para editar o que me dá uma possibilidade de analisar o resultado com a cabeça fria e longe de paixão/empolgação.

Algumas fotos para vocês olharem. Além disso, deem sua opinião…

Clicando na foto vocês terão acesso a vê-la em 5 MP.

Aqui 2 fotos sendo que uma delas tem a foto original do jeito que saiu da câmera importada com o perfil Adobe Color (padrão no LR CC).
Percebam como o foco tá bem cravadinho. Os tons de pele saem um pouco “zoados”.

RAW direto da câmera convertido sem tratamento

Tratado

Mais um antes de depois e também só tratada. A maioria dessas fotos estão em f/2.8 (Abertura máxima da lente).

RAW “puro”

Tratada

RAW “puro”

Tratada

Outra foto aleatória

E nesse tópico aqui vocês podem ver fotos que só tiveram como único ajuse meu perfil de correção de cores, Highlight -30, Shadow +30, Contraste Médio e Clarity +7 (ajuste de menos de 15 segundos no LR).

Sempre com Eye AF e muitas vezes com obturador em f/2.8. Essas estão em f/4.

Não consigo gostar das cores, sejam elas tratadas ou não.

Realmente as cores são o ponto “fraco” das Sony´s :ponder:

Vi alguns testes sobre isso no Petapixel:
https://petapixel.com/2018/10/09/is-sonys-color-science-really-that-bad/
https://petapixel.com/2018/10/29/canon-vs-sony-skin-tones-in-portraits-and-how-to-correct-them/

Sobre o foco em baixa luz, tudo Ok?

Thales, tem que fazer um preset básico aí pra essas foto. As cores não estão legais, o contraste também não me agrada muito, tem muito o que melhorar nisso aí.
Comece criando uma calibração de cores, crie um perfil de curva e só depois vá brincar com sombras, realces, etc…

E comentando sobre as PBs do outro tópico, tem que pegar leve no clarity mano. Retrato eu costumo até a deixar negativo, positivo jamais :ok:

Se quiser uns pontos básicos pra começar me fala que te passo, mas meu estilo não é muito parecido com o seu

Eu estou começando a brincar com esses perfis de cores/calibração. Agora não consigo mas depois vou dar um print no perfil que eu criei para compartilhar aqui e também vou disponibilizar uns RAWs aqui para galera brincar e olhar.

Sobre o P&B, é questão de gosto. Acho P&B sem clarity e sem contraste meio sem graça… mas cada um tem um estilo.

Olhando esses dois links (eu já tinha visto antes), para a maioria das fotos que estão postadas lá (em especial o segundo link) eu achei as fotos da Canon muito “alaranjadas/quentes” enquanto algumas da Sony no primeiro link percebi aquele subtom (não sei qual o melhor termo técnico) mais para o esverdeado.

Cara, eu não testei ainda… em luz normal, não tenho qualquer reclamação e só atualizei o firmware depois desse dia pois não queria arriscar e não poder fazer os dois jobs caso desse algo errado. Eu também queria poder sentir a diferença na prática entre os dois firmwares.

Eu não achei as cores ruins. Achei apenas flat. Aí é um questão de gosto: eu prefiro com mais punch, mais saturada e tons quentes. Mas isso é fácil de fazer na pós com um perfil ou sincronizando os ajustes para a exportação do RAW e se for JPG dá para trabalhar com os styles na câmera mesmo (ou nas configurações de saturação/contraste/nitidez/etc)

Quero ver como ficam as cores em baixa luz.

Acho que este topico deveria ser movido para edicao de imagens, e como ja fala em Sony no titulo, a busca ficaria melhor definida.

Eu achei as cores ruins… Precisa ver se encontra uma solução para não ter que ficar a todo momento tendo uma trabalheira incrível pra acertar as.fotos.

Mas tbm alerto para o fato da lente objetiva, não sei o que vc usou, mas tem algumas lentes que são frias mesmo, se for o caso teria que experimentar com outras e encontrar alguma mais quente que casa melhor com a câmera.

Thales, baixei o jpg “sem tratamento” de uma foto e fiz um ajuste rápido no DXO. Eu prefiro o Capture One mas como era só para ilustrar usei o que já estava aberto mesmo. Puxei mais no WB para os tons quentes e um punch em Vibrance mas não quis forçar mais em curvas ou outras coisas.

Tá aparecendo bem esquisito aqui, tudo pequeno, não dá pra ver.

Tem que clicar em cima para abrir maior…
Eu queria ver a opinião dos colegas mas eu achei muito quente e um pouco esverdeado. Mas estou na empresa e aqui o monitor não é tão bom assim.

Talvez eu crie um novo com a disponibilização dos arquivos RAW para editar.

Falando nisso, vocês querem que eu exporte os arquivos em .ARF ou em .DNG que já sai com os meus ajustes que já fiz?

RAW

Só subir a temperatura não adianta nada, a foto só ficou amarela… lembrou daqueles primeiros filtros vintage de 10 anos atrás :hysterical: