Minha principal reclamação/adaptação tem sido em relação ao AWB/Cores.
A performance que eu obtive em termos de foco e exposição/fotometria está melhor do que na D610 (que já era bem satisfatória).
Ainda tenho bastante foto para editar o que me dá uma possibilidade de analisar o resultado com a cabeça fria e longe de paixão/empolgação.
Aqui 2 fotos sendo que uma delas tem a foto original do jeito que saiu da câmera importada com o perfil Adobe Color (padrão no LR CC).
Percebam como o foco tá bem cravadinho. Os tons de pele saem um pouco “zoados”.
E nesse tópico aqui vocês podem ver fotos que só tiveram como único ajuse meu perfil de correção de cores, Highlight -30, Shadow +30, Contraste Médio e Clarity +7 (ajuste de menos de 15 segundos no LR).
Sempre com Eye AF e muitas vezes com obturador em f/2.8. Essas estão em f/4.
Thales, tem que fazer um preset básico aí pra essas foto. As cores não estão legais, o contraste também não me agrada muito, tem muito o que melhorar nisso aí.
Comece criando uma calibração de cores, crie um perfil de curva e só depois vá brincar com sombras, realces, etc…
E comentando sobre as PBs do outro tópico, tem que pegar leve no clarity mano. Retrato eu costumo até a deixar negativo, positivo jamais
Se quiser uns pontos básicos pra começar me fala que te passo, mas meu estilo não é muito parecido com o seu
Eu estou começando a brincar com esses perfis de cores/calibração. Agora não consigo mas depois vou dar um print no perfil que eu criei para compartilhar aqui e também vou disponibilizar uns RAWs aqui para galera brincar e olhar.
Sobre o P&B, é questão de gosto. Acho P&B sem clarity e sem contraste meio sem graça… mas cada um tem um estilo.
Olhando esses dois links (eu já tinha visto antes), para a maioria das fotos que estão postadas lá (em especial o segundo link) eu achei as fotos da Canon muito “alaranjadas/quentes” enquanto algumas da Sony no primeiro link percebi aquele subtom (não sei qual o melhor termo técnico) mais para o esverdeado.
Cara, eu não testei ainda… em luz normal, não tenho qualquer reclamação e só atualizei o firmware depois desse dia pois não queria arriscar e não poder fazer os dois jobs caso desse algo errado. Eu também queria poder sentir a diferença na prática entre os dois firmwares.
Eu não achei as cores ruins. Achei apenas flat. Aí é um questão de gosto: eu prefiro com mais punch, mais saturada e tons quentes. Mas isso é fácil de fazer na pós com um perfil ou sincronizando os ajustes para a exportação do RAW e se for JPG dá para trabalhar com os styles na câmera mesmo (ou nas configurações de saturação/contraste/nitidez/etc)
Eu achei as cores ruins… Precisa ver se encontra uma solução para não ter que ficar a todo momento tendo uma trabalheira incrível pra acertar as.fotos.
Mas tbm alerto para o fato da lente objetiva, não sei o que vc usou, mas tem algumas lentes que são frias mesmo, se for o caso teria que experimentar com outras e encontrar alguma mais quente que casa melhor com a câmera.
Thales, baixei o jpg “sem tratamento” de uma foto e fiz um ajuste rápido no DXO. Eu prefiro o Capture One mas como era só para ilustrar usei o que já estava aberto mesmo. Puxei mais no WB para os tons quentes e um punch em Vibrance mas não quis forçar mais em curvas ou outras coisas.
Tem que clicar em cima para abrir maior…
Eu queria ver a opinião dos colegas mas eu achei muito quente e um pouco esverdeado. Mas estou na empresa e aqui o monitor não é tão bom assim.