Agora sou Sony A7III

Você já fez ZIP de um arquivo ? Você acha que o arquivo perde por ser comprimido? O princípio é o mesmo.

Não sei nessas câmeras Canon modernas, mas nas antigas como a 5D2 havia perda tbm, pq ao gravar os modos RAW reduzidos, o processamento fazia lá umas coisas diferentea de comprimir um arquivo, ele alterava as informações captadas pelo sensor.

Se na Fuji é compressão pura do arquivo total é show de bola.

É simplesmente isso.

Esse almoço grátis é de se desconfiar. Por que então oferecer dois tamanhos de arquivo se eles apresentaram a mesma retenção de detalhes e informações?

Isso nada mais é que vc pegar seu RAW e zipar ele, que parte está tão difícil assim de entender gente?

Existem duas opções porque o contraponto é justamente o tempo de carga do arquivo pelos editores que fica maior devido ao tempo de descompressão do mesmo.

Pensei em outra coisa, o tempo de processamento da câmera seria maior para comprimir e salvar, assim o processador fica livre para a proxima foto.

Faz o teste, se comprimir metade do tamanho, que é o caso da Sony, vai ter perda. O zip de pastas tem um algoritmo diferente, pra tirar o espaço vazio, o de arquivos únicos tem perda ou quase nada de ganho de espaço.

Meu final de semana foi bem corrido e cansativo. Acabei ficando off line o tempo todo do computador. Acho que consigo olhar hoje.

Sábado foi a primeira comunhão do meu filho e de outros brasileiros aqui. Usei a câmera em situações de ISO mais alto e também fiz um mini estúdio em casa. Depois conto as minhas impressões quando olhar os resultados.

Não tem nada haver isso de tirar espaço vazio.
Compressão sem perda é uma coisa muito bem documentada e estudada na Ciência da Computação.

O jeito mais simples de fazer é criar um dicionario e armazenar a posição do itens ao invés de repetir-los ao longo do arquivo.
Inclusive ao zipar arquivos pequenos, eles podem ficar maiores por conta do overhead do dicionario.
No caso das fotos os itens poderiam ser as informações RGB de mesmo valor.

Em tempo, se a Sony tem compressão com perdas, com certeza é de proposito para diminuir o custo com o processamento.

Faz sentido…

Alguém pode me relembrar como é na Canon? Pergunto isso pois na Sony simplesmente aparecem as opções com Compressão e Sem Compressão. A Nikon é mais “honesta” e oferece as combinações de 12 e 14 bits com e sem compressão em cada.

As Canon com formato .CR2 não fazem compressão.
Tem opção small e medium RAW mas tudo indica que tem degradação da qualidade comparada com o RAW.

As com .CR3 tem compressão mas nunca li sobre, a primeira senão me engano foi a M50.

Não tem sem comprenssão ao menos na D750.
Tem Compactado e compactado sem perdas, ambos 12 ou 14-bits.

Acabei de olhar na D610 e D750 e ambas é a mesma opção como citei acima.

JPG é um arquivo “zipado”, só que a compressão é bem alta.

Toda compressão tem perda. A única forma de diminuir o tamanho de arquivo é retirar informações. Ao descomprimir “restaura” informações ao arquivo por meio de padrões que identificou ao comprimir o arquivo.

Agora a forma de compressão pode ser diferente e ocasionar menos prejuízo ao resultado final quando o arquivo for recomposto.

:doh:

Sério? Algum comentário construtivo?

Apenas fiz um paralelo entre formas de compressão. Algo a acrescentar?

Rmello76, se toda compressão tivesse perdas estaríamos perdidos (com o perdão do trocadilho), como seria possível garantir a integridade de arquivos de dados com informações em bancos de dados ou backups de servidores ?

É sem perdas.

Sim, é só você voltar o tópico e ler o que já escrevi.
Dizer que toda compressão tem perda é completamente errôneo.