Ajuda - Sony NEX F3

Olá, boa noite,

Primeiro, desculpe por abrir um novo tópico sobre um tema que já foi debatido. Li todos os tópicos que encontrei sobre o tema, por aqui, mas ainda não cheguei à uma conclusão definitiva.

Fato é que a compacta e recentemente descontinuada Sony Nex F3 está novamente em um preço muito bacana em algumas lojas (Extra, PontoFrio e CasasBahia, por R$ 999,00).

Eu, que sou amador no ramo fotográfico e gostaria de iniciar meu aprendizado na área, fui tentar pesquisar para chegar à conclusão sobre a qualidade da câmera. Aqui no fórum, prevaleceram bons dizeres sobre ela. Também encontrei alguns reviews gringos bem positivos sobre ela (dpreview, photographyblog, dentre outros). Porém, alguns outros sites avaliaram a câmera como “mediana”, ou uma “point’n’shoot melhorada” (por exemplo: http://canaltech.com.br/analise/cameras-digitais/Conheca-a-Sony-NEX-F3-uma-point-and-shoot-de-alto-nivel/). Aliás, esse site chega a comparar a qualidade da NEX F3 com a câmera de um celular de ponta.

Fato é que eu já tenho uma point and shoot que me atende muito bem (Sony H90) e também um “celular com câmera boa”, e está longe das minhas pretensões (e possibilidades econômicas) comprar outra câmera padrão point and shoot, mesmo que “de luxo”, apenas por um upgrade.

O que eu gostaria era de uma câmera tão boa quanto uma DSRL de entrada e que me permitisse experimentar e, após o aprendizado, tirar fotos de alta qualidade (muito melhores que uma point and shoot). Porque se não for para isso, porque comprar outra câmera, se já tenho uma, não? As minhas ambições não são profissionalizar-me (no sentido de trabalhar com isso), mas de algum dia bater fotos tão boas quanto bate um fotógrafo profissional.

Vocês também podem perguntar: se quer algo tão como uma DSRL, porque não uma DSRL de uma vez? A questão é que a NEX F3 está sendo vendida por uma bela bagatela de R$ 999,00, com garantia de 3 anos. E uma DSRL em mesmas condições não sai por menos que o dobro. Ou estou enganado?

Em suma, se possível, gostaria da opinião de vocês sobre o quesito meramente técnico:
NEX F3 vs. DSRL de entrada.
Vitória, empate ou derrota? Mas sem levar em conta, neste momento, que uma custa metade da outra. Analisando somente as câmeras, sem etiquetas de preço. Qual é melhor, quanto ela é melhor?

Desculpe se me extendi e se abri tópico já batido aqui.
Muito obrigado desde já pela atenção de vocês.
Na dúvida, gerei o boleto. hehehe. Vence sexta-feira.

PS: Portanto, quando chegar a hora de um upgrade (daqui uns 3 anos, em alguma viagem para o exterior $$$), que fosse já para uma High-end.

Cara, a qualidade de imagem da NEX é a mesma que de uma DSLR, inclusive dando um pau em algumas destas. A diferença das duas é ergonomia - a DSLR é mais intuitiva de usar, mas é grande e pesada. A NEX, apesar de ser um pouco menos intuitiva, é pequena e leve, e dá um pau em quase que qualquer câmera compacta ou de celular que você possa imaginar, já que o sensor dela tem o mesmo tamanho que os das câmeras DSLR - sendo que, esta NEX, usa o mesmo sensor que você encontra na Nikon d7000.

Vai na fé e aproveita. Com o tempo você se acostuma a operar ela e você vai acabar percebendo como vale a pena ter uma câmera de sensor maior.

Caramba, comparar a Nex com point and shoot chega a ser uma heresia. O sensor é inúmeras vezes maior, APS-C igual das DSLRs de entrada. Entrega ótima qualidade de imagem.

É o que o colega falou: a Nex F3 perde feio de DSLR em ergonomia, velocidade para fazer ajustes, não tem viewfinder (no sol forte, atrapalha bastante) e, atualmente, tem pouca oferta de lentes. Por outro lado, é bem portátil, barata e tira fotos ótimas. Certamente é uma excelente câmera.

Mostovoy,

O review que citaste só prova que, na net, qualquer um pode escrever a merda que quiser e, se o site é bonitinho, ganha legitimidade. É melhor mesmo vir aqui ao fórum onde vais ter, pelo menos, opiniões mais diversas - ainda que, no caso da NEX, acho que serão meio consensuais no seguinte: a qualidade de imagem dela é a mesma das câmeras DSLR cropadas (APS-C), excelente mesmo, nem se compara a uma compacta. A grande vantagem é a portabilidade e leveza; a câmera também é FANTÁSTICA para quem quer se aventurar no mundo das lentes manuais, usando adaptadores; é cheia de perfumarias que a maioria das DSLR não têm (3D, detector de sorrisos, etc.). A principal desvantagem, para mim, é a falta de visor. Realmente não consegui me adaptar a isso (por isso a vendi) e mais dificuldade de conseguir acessórios que os da dupla Canon Nikon.
Eu prefiro SLR, sempre - mas acho que isso já é traço de senilidade e dificuldade de acompanhar certas mudanças de tecnologia… :dizzy_face: :doh: :aua:

x2 :frowning: :frowning:

Meu material fotografico é um mix… tenho sistema Sony Mirorless APS A77, sistema Full Frame Nikon e como gosto de lentes manuais acabei comprando uma Nex F3. Para mim a qualidade de imagem da nex não perde em nada para a A77, uma vez que sempre trato minhas fotos. Inclusive o grau de ruido da nex é muito inferior ao da A77 em iso superior a 800. A nex possui alguns mimos que acho muito legais para quem fotografa com lentes manuais. O primeiro que que existe adaptadores para quase todos as bionetas disponiveis, depois o sistema de auxilio de foco é muito bom. O tamanho da nex faz com que a mesma sempre ande na minha mochila além de prefeirir leva-la quando saio a noite. Para iniciantes que não queiram ficar comprando lentes e para quem o tamanho faz diferença acho o sistema nex muito indicado, principalmente a F3 pois possuir flash embutido no corpo.

As lentes são para sempre.
Em breve novas versões NEX estarão no mercado.
Comprei a NEX-3 porque sei que daqui a algum tempo vou poder comprar uma câmera muito boa e barata para usar com minhas lentes.

coposdeagua, Kokimoto, fernandomaues, claudio souza, Rod.T28 e FreedomFighter:
primeiramente, muito obrigado pela opinião de vocês e pela sua atenção. Elas me ajudaram muito a sair da indecisão. =)

Além da opinião de vocês, com as quais eu meio que já tinha decidido pela compra, fui hoje à uma Sony Store física, onde fiquei uns 40 mins. com a máquina. Configurei os botões customizáveis e achei que não ficou tão difícil mexer com a maior parte dos ajustes, principalmente nos modos Manual, P. Obturador e P. exposição. Consegui uns Bokehs improvisados muito decentes (na minha opinião) e vi que mesmo no ambiente escurinho da loja era possível conseguir boas fotos, mesmo só ficando nos ajustes de ISO, obturador e abertura. Aliás, mesmo com a velocidade do obturador configurada em 1/20 as fotos (retratos) não ficaram tremidas, ou se ficaram, não era perceptível na visualização “precária” do visor. matei o que restava de dúvidas. Voltei pra casa e ainda me deparei com um precinho ainda menor: 939, em até 12x sem juros, no Ponto Frio. Aí não tinha como não comprar… hahaha (preço esse que só é visualizado se vc utilizar o link promocional de uns tópicos anteriores, aqui do fórum).

Fechei a compra e estou bastante ansioso para começar a utilizar a nex.
Valeu pela ajuda mais uma vez. :ok: :ok: :ok:
Se alguém quiser a nex f3 e não tiver encontrando o link promocional, é só dar um toque que eu procuro para colar aqui.

Abraços.

Ah, e obrigado também por esclarecerem que esses reviews que comparavam a NEX f3 às point and shoots configuravam quase heresias. hahaha. Realmente, Fernando, qualquer um pode sair falando qualquer bosta na net, e parecerá legítimo se o site for arrumadinho.
.
Vendo a NEX na loja ficava evidente a qualidade bastante superior a uma point and shoot…

:ok: :ok: :ok:

cara um probleminha , eu ia compra uma desssa só que pensei mto em investi numa t3 , mas pq? primeiro por causa das lentes serem baratas , vou comprar uma sigma no ML e pagar muito barato , agr a sony é mto caro as suas respectivas lente! mas é uma boa camera

Gabri, por outro lado a NEX é excelente para usar com objetivas manuais, baratíssimas e com uma baita qualidade. Esses dias usei a minha ex (ex NEX, que vendi para uma amiga) com minhas lentes EF com adaptador e fiquei muito impressionado. Se o adaptador não tivesse levado quase 4 meses a chegar da China e não tivesse vendido a NEX antes, acho que teria ficado com ela. Um filminho rápido que fiz do filho dessa amiga, que acabava de nascer, com a NEX f3 e a 50tinha 1.8 da Canon: http://www.youtube.com/watch?v=rJxaFJGxtic

Fernandomaues,

Vc tem o site/nome do produto onde comprou para eu verificar?
No ML esse adaptador tah saindo em média a r$ 140.

Olá, boa tarde,

Estou quase comprando esta câmera, mas tenho somente uma última dúvida: ela tem limite de duração dos vídeos? Ou vai gravando enquanto couber?

Comprei no Ebay mesmo (http://www.ebay.com/itm/Adjustable-aperture-Canon-EOS-EF-Lens-to-SONY-E-Mount-Adapter-NEX-7-NEX-3-NEX-5-/390356111310?pt=US_Lens_Adapters_Mounts_Tubes&hash=item5ae3098fce), custou uns 40 dólares… mas demorou mais de 3 meses para chegar.
Como vendi a NEX, estou vendendo os adaptadores que chegaram depois de eu vender a câmera aqui no forum mesmo (Adaptadores M42 e EOS para Sony NEX). Se te interessarem os dois (EOS-NEX e M42-NEX) manda MP que a gente acerta um desconto. Abraço!

Mirrorless compactas como NEX são uma excelente pedida para quem quer adentrar no ramo de fotografia mas sem investir em DSLRs.

Oi gente!
Consegui comprar a nex f3 por 889 na pontofrio semana passada. :ok: Tou super ansiosa pois ainda não chegou… :ponder:
Mas os outros tópicos aqui do fórum sobre a câmera ajudaram muito na escolha.
Aproveitando, queria saber se tem algum tópico que explique melhor como utilizar as lentes manuais com adaptador. Sou iniciante mesmo, mas já quero começar a me aventurar.

Valeu! :ok:

Olha, é só um relato de experiencia minha… quando comprei minha NEX-5n, a principio comecei tudo no automático, depois fui me arriscando nos modos semi, depois cai no totalmente manual… Ai configurei os botões com aminha cara e passei a me divertir bastante usando o manual…na época tentei usar um pouco inclusive o foco manual… acabei me perdendo um pouco com tanta coisa…foi ai que descobri o peak focus da NEX… (no menu em português é nível de saliência) ele é um “assistente” que vai te ajudar no foco, marcando os pontos de contraste… com isso vc vai saber exatamente onde vai estar focado e isso melhor bastante minha experiência em trabalhar totalmente no manual (com a lente original 1855 dela mesmo). Desse ponto tomei gosto mesmo… foi ai que lembrei de uma velha MINOLTA que meu pai tinha, com umas lentes 50mm f1.4 e 75-200 f4.5… isso foi recente tanto que ainda não conseguir ir mandar limpar as lentes que estavam há muito guardada (cheia de fungos)…assim como ainda não encontrei o adaptador para elas…
Mas resumindo, nem consigo te dar muitas instruções sobre qual lente usar, se é melhor minolta, canon, etc… de fato adaptadores de lentes para NEX existem para qualquer marca, por isso vc terá total liberdade… só acho que… uma lente fixa é melhor para começar…de resto… boa sorte…divirta-se bastante pois é bem legal mexer com essas lentes… vc realmente sente mais que vc está fazendo uma foto. :smiley:

Uma outra vantagem da Nex com lentes manuais é que com pouca luz é possível focar pelo LCD com a função saliencia.
Ja nas DSLR por ter pouca luz o chip não confirma o foco, aí na na raça ou pelo viewfinder ou LCD.
Por outro lado com muita luz (praia), fica complicado ver pelo LCD na Nex.

Depois que descobri a opção de nível de saliência o foco manual melhorou muito. :smiley:

Estou de olho em um adaptador canon que permite AF no corpo da NEX. :sunglasses:

realmente para quem quer começar na fotografia sem investir pesado em uma DSLR, a linha NEX é uma boa opção!