Olá, boa noite,
Primeiro, desculpe por abrir um novo tópico sobre um tema que já foi debatido. Li todos os tópicos que encontrei sobre o tema, por aqui, mas ainda não cheguei à uma conclusão definitiva.
Fato é que a compacta e recentemente descontinuada Sony Nex F3 está novamente em um preço muito bacana em algumas lojas (Extra, PontoFrio e CasasBahia, por R$ 999,00).
Eu, que sou amador no ramo fotográfico e gostaria de iniciar meu aprendizado na área, fui tentar pesquisar para chegar à conclusão sobre a qualidade da câmera. Aqui no fórum, prevaleceram bons dizeres sobre ela. Também encontrei alguns reviews gringos bem positivos sobre ela (dpreview, photographyblog, dentre outros). Porém, alguns outros sites avaliaram a câmera como “mediana”, ou uma “point’n’shoot melhorada” (por exemplo: http://canaltech.com.br/analise/cameras-digitais/Conheca-a-Sony-NEX-F3-uma-point-and-shoot-de-alto-nivel/). Aliás, esse site chega a comparar a qualidade da NEX F3 com a câmera de um celular de ponta.
Fato é que eu já tenho uma point and shoot que me atende muito bem (Sony H90) e também um “celular com câmera boa”, e está longe das minhas pretensões (e possibilidades econômicas) comprar outra câmera padrão point and shoot, mesmo que “de luxo”, apenas por um upgrade.
O que eu gostaria era de uma câmera tão boa quanto uma DSRL de entrada e que me permitisse experimentar e, após o aprendizado, tirar fotos de alta qualidade (muito melhores que uma point and shoot). Porque se não for para isso, porque comprar outra câmera, se já tenho uma, não? As minhas ambições não são profissionalizar-me (no sentido de trabalhar com isso), mas de algum dia bater fotos tão boas quanto bate um fotógrafo profissional.
Vocês também podem perguntar: se quer algo tão como uma DSRL, porque não uma DSRL de uma vez? A questão é que a NEX F3 está sendo vendida por uma bela bagatela de R$ 999,00, com garantia de 3 anos. E uma DSRL em mesmas condições não sai por menos que o dobro. Ou estou enganado?
Em suma, se possível, gostaria da opinião de vocês sobre o quesito meramente técnico:
NEX F3 vs. DSRL de entrada.
Vitória, empate ou derrota? Mas sem levar em conta, neste momento, que uma custa metade da outra. Analisando somente as câmeras, sem etiquetas de preço. Qual é melhor, quanto ela é melhor?
Desculpe se me extendi e se abri tópico já batido aqui.
Muito obrigado desde já pela atenção de vocês.
Na dúvida, gerei o boleto. hehehe. Vence sexta-feira.