O profile é o arquivo ****.ICM que o Argyll criou.
Pictus, como te envio o arquivo Dell U2410 Standard.icm gerado ?
Sim ![]()
Estou juntando din din para este LG IPS225V, quando comprar ele testarei uma calibração com o i1D2 caso não obtenha exito vou vender o i1D2 e comprarei um X-Rite ColorMunki Display,mas tentarei com o o tenho,caso não consiga calibrar tem alguma coisa que possa fazer para não ficar com o calibração de fabrica :ponder:, obrigado!
Calibrar o i1d2 calibra, só que fica com desvio, a solução seria uma matriz de correção para o i1s2+LG IPS225V, já o X-Rite ColorMunki Display calibra fácil.
Pictus, na sua analise no profile do Dell U2410 você viu que, perto do zero, os canais Red/Green tem um desvio em relação ao canal azul.
Calibrei novamente e, analisando a Calibration curves, o mesmo problema aparece.
A nova versão do DispcalGUI 1 1.1.2.9 veio com o Interactive Display Adjustment com novas funções como o ajuste do Black point/Black level.
Só que para ajustar o Black point, o modo Standard do Dell U2410 teria que ter o RGB Offset Controls. Só que este controle não existe no modo Standard; só no modo Custom.
Por isso que existe o desvio, perto do zero, nos canais red/green.
O que devo fazer para ajustar o Black point ? Habilitei o Black Point Compensation e mesmo assim não resolveu.
Pictus, acho que você deveria fazer um novo tutorial do DispcalGUI 1 1.1.2.9, com seus novos controles, para que possamos entender como calibrar nossos monitores.
O RGB Offset Controls do modo Standard é via o Factory menu
assim como o modo Adobe e sRGB.
Pictus, onde no Factory Menu, pode-se ajustar o RGB Offset Controls do modo Standard ?
Passei um bom tempo olhando para o Factory Menu e não encontrei nenhuma referência ao RGB Offset Controls do modo Standard.
Ihhhhhhhhhhhhh! ![]()
É não tem, sorry… Deu tilt aqui… :aua:
Mas via RGB normal tenho conseguido equalizar a curva.
O sRGB e Adobe tem apresentado menos perda de tons do que Standard.
Pictus, qual preset(Standard, Adobe RGB ou Custom) você recomendaria para calibrar o monitor Wide Gamut Dell U 2410 ?
Pictus, eu também tenho o monitor Dell U2412M(não é Wide Gamut) que opera em modo Dual Monitor junto com o Dell U2410.
Na calibração do monitor Dell U2412M, em modo Custom usando o DispcalGUI 1 1.1.2.9, também apresentou o mesmo desvio, nas sombras, nos canais Red/Green.
OBS: os monitores Dell U2410 e o Dell U2412M são ligados, cada um, a duas placas de vídeo 9800GT.
Aqui o sRGB e o Adobe RGB apresentaram melhor resultado do que o Standard, usando o esquema do Factory Menu.
O i1Display Pro/Munki e Spyder 4 usam uma matriz de correção genérica para cada tipo de monitor, CRT, CCFL(monitor normal LCD), WCCFL
para wide gamut(u2410) e White LED(u2412), é uma arquivo que deve estar aí onde o software do i1 foi instalado, carrega no
dispcalGUI em correction, veja http://www.argyllcms.com/doc/i1d3ccss.html
Aqui os arquivos para correção(customizados, não são da X-rite) do e
clica com o botão direito do mouse e manda “salvar como”.
Pictus, primeiramente gostaria de agradecê-lo pelas dicas sobre calibração de monitores. Possuo um monitor DELL U2312HM e um calibrador spyder4 express. Sofri um pouco para conseguir chegar a um resultado aparentemente bacana. O resultado abaixo é o esperado para uma boa calibração?
De nada, o resultado está ótimo, mas deve estar com desvio, acusa 6500K mas na realidade é outro valor.
Vc tem que importar a matriz de correção para monitor com LED, veja a parte Spyder4
“The full range of measurement modes for the Spyder 4 are only available if they are imported from the Spyder 4 software.
Choose “Import colorimeter corrections from other display profiling software…” from dispcalGUI’s “Tools” menu. If the Spyder 4
software is installed or its installation media is inserted, the colorimeter corrections can be imported automatically, otherwise
you will have to manually select the Spyder 4 software’s setup executable.”
Pictus, esses arquivos de correção para o Dell U2410 e o Dell U2412M melhorariam a calibração dos monitores citados em modo Standard via Factory Menu ?
Ou os arquivos de correção ajudariam apenas na calibração nos modos SRGB ou Adobe RGB como você já havia falado acima ?
Pictus, antes de realizar a calibração, segui suas orientações e realizei a importação da matriz de correção a partir do arquivo de instalação “Spyder4Express_4.5.4__Setup.exe” da Datacolor.
Acredito então que minha calibração está correta, certo?
Gdcmendes, então o resultado está correto.
Cauchy2003, imagino que em qualquer modo, mas só testando para saber.
No menu do dispcalGUI Tools>Import colorimeter corrections from other display profiling software
é possível carregar os arquivos de correção genérica do i1 ? São arquivos com extensão EDR.
Pictus, fiz uma nova calibração do Dell U2410 introduzindo os arquivos de correção no DispcalGUI 1 1.1.2.9 mas nada mudou em relação aos pontos, nas sombras, nos canais Red/Green.
A próxima calibração vou usar o modo Adobe RGB como você sugeriu para ver se alguma coisa muda, nas sombras, nos canais Red/Green.
Que estranho…
Quando você regula os canais RGB, mantêm os canais equalizados com as barras de cor com o mesmo tamanho como no exemplo?
Experimenta passar o contraste para o default de 50
Pictus, obtive o Interactive display adjustment completamente equalizado como na figura que você postou acima.
O problema é que em modo Standard Customizado, o Dell U2410 não tem como ajustar o Black point.
Mas aqui fica…
Mas são muitas variáveis…