Câmeras Digital para Casamentos

Olá a todos. Este é o meu primeiro post nesse fórum, caso já tenha algum parecido, por favor, podem remover ou o que for necessário.
Trabalho com produção de video há 15 anos, estou estressado e descontente com a pouca atenção e desvalorização por parte dos clientes, infelizmente.

Estou analisando a possibilidade de iniciar em fotografia digital de eventos sociais, tipo casamentos, aniversários, pois esse serviço por aqui é mais “nobre”. Gostaria de sugerir a todos, que coloquem sugestões aqui de câmeras digitais ideais para esses tipos de eventos. De modelos mais simples, desde que atendam o mínimo de exigências de qualidade, passando aos modelos médios e os mais sofisticados. Dessa forma, outros iniciantes como eu, poderão ter uma idéia de qual equipamento comprar, de acordo com seu orçamento. O meu caso, por exemplo, disponho de R$ 3.000,00 para comprar a câmera, ainda tem os acessórios, pois terei que fazer algum milagre para aparecer recursos.
É isso aí gente, desculpem o longo texto, mas é só o primeiro.

Olá Cateysson!

Em primeiro lugar, seja bem vindo ao nosso forum!

Sobre equipamentos, acho que isso é sempre uma pergunta com muitas respostas divergentes…

O que eu poderia te aconselhar são 3 coisas:

  1. Comprar uma Prossumer F828 c/ flash externo e pelo menos 1,5 Gb de Cartão de memória.

  2. Uma DSLR Canon (300D ou 350D… No seu lugar eu iria de 300D até usada para sobrar uma grana para lentes e flash), com a lente do kit inicialmente (mas já pensando em algo melhor como uma 28-105, 28-135 IS ou dessas mid-range 24/28-70/75 2.8 Sigma ou Tamron), um flash Sigma DG 500 Super e cartões de memoria (1,5 Gb pelo menos).

  3. Uma DSLR Nikon (D70, que tá num bom preço), com a lente do kit, que é boa, um flash (SB600 ou mesmo um Sigma DG 500 Super for Nikon), e cartões de memoria (1,5 Gb pelo menos).

Agora é com voce…

Eu faço fotos de casamento e tenho uma 300D como eu te citei acima.

Se precisar de mais ajuda, é só gritar!

Abraço,
Fernando

B) Só completando o que o Fernando disse, eu compraria, caso usasse uma DSLR uma objetiva destas:
http://www.popphoto.com/assets/download/3162004155811.pdf
O angulo equivalente a 28mm é muito importante para fotos na igreja e recepção pois grandes grupos em espaços pequenos é algo comum. Os fotógrafos que usam filme costumam ter sempre à mão uma 24mm e até mesmo 20mm para grupos maiores e fotos dos ambientes da recepção e panorâmicas dentro da igreja, neste caso vc poderia comprar uma 12-24 como esta para completar seu conjunto, mas a grana final vai bem além de 3.000(se vc for usar camera de vídeo top como a Sony VX2100 vai gastar muito tmb. pois qualidade tem preço):
http://www.popphoto.com/assets/download/PP0405_TokinaLensTest.pdf
Caso vá de D70 a objetiva do kit resolve. O problema com as digitais é ter que usar luz rebatida, suavizada, para não estourar no vestido e perder os detalhes. De prossumer a melhor para este uso é mesmo a Sony 828 por enquanto.
Veja estes posts:

Bye

Bom, foi como eu disse, se a pessoa tiver a lente do kit, isso já é um quebra galho… Claro que vai pecar um pouco na qualidade, mas com 3.000,00 é o que se consegue fazer! :slight_smile:

Mas foi bem colocada sua afirmação!

Abraço,
Fernando

Fernando Paes e Zeiss, obrigado pelas dicas e conselhos. Agradeço de coração.

Realmente, qualquer mudança é significativa. Vou continuar com video produção, até gosto, mas fotografia mexe mais com nossos sentimentos e estou sentindo algo me chamando para esse ramo e comecei bem, conhecendo esse Fórum e iniciei com dois amigos, se me permitem já os considerar. Estou vendo que, para os equipamentos, não dá para economizar muito, pelos modelos aconselhados, mas é verdade a necessidade de ter um mínimo de qualidade, afinal, fotografia de casamentos é bem cobrado, por parte do cliente. Quer dizer então que os modelos citados, são o mínimo que se requer ? Modelos abaixo desses já não teriam uma boa qualidade ?
Pela ordem que Fernando colocou, acho que a Canon 300D ou a 350D, está no meio do páreo e talvez no preço também, correto ?
Gostei da 350D neste review:

http://www.steves-digicams.com/2005_reviews/rebelxt.html

Podem indicar onde comprar e com preço convidativo ?

Cateysson,

Voce está correto sobre a 300D… Inclusive, usada voce encontra por volta de 2.500,00… Se não me engano o Heinemann (http://www.fotohennemann.com.br/louco) tá com um bom preço no kit (2.900,00 á vista)…

Ele também parcela e tenho ouvido bons comentários das compras com ele.

Tanto 300D como 350D são muito legais…
E a medida que vc for descolando uma grana com os trabalhos, voce reinveste.

Obrigado pelo “amigo”! É otimo poder construir boas amizades no forum. Conte comigo!

Abraço,
Fernando

Realmente, no site citado, o preço está convidativo, mas é bom pesquisar mais um pouco, certo ?
Confesso que dois detalhes não gostei da 300D e 350D :
o visor LCD em cima do monitor LCD e a cor prateada da câmera, com exceção da 350D que tem a opção de preta, muito linda, mas isso é questão de estética. É lógico que entra o efeito psicológico de você não querer comprar algo, por melhor que seja, por causa de um detalhe que não influi em nada.

Agora, cheguei a pesquisar outros modelos, o que acham ?

Nikon Digital D-50 c\ Obj. 18-55 MM
CANON PowerShot Pro1
Pentax Ist Ds
Minolta A200

Concordo com o Fernando…

Sobre escolher entre uma prossumer e uma 300D eu nem pensaria muito… inclusive pela versatilidade na troca de lentes, flash “interno” muito bom… e a possibilidade de colocar quase que qualquer tipo de flash externo (atualmente estou usando um flash que encaixa na minha 350D que custa a bagatela de R$ 25,00!!! e ilumina muito bem - esses flashes normais que o pessoal usa: incrível!!!)

A f-828 é até boa, mas eu vi fotos em isos autos e não curti (opinião pessoal).
Enquanto que a 350D por exemplo o ruído que ela faz em iso 1600 é muito baixo… eu pelo menos não reclamo pelo ganho de “luz” que a gente tem… tirei fotos a 1/4 de segundo que com outras câmeras que tive só conseguiria com 2 segundos de exposição…

Sobre os preços, eu vi esses dias eu vi uma 300D nova por R$ 2500,00 em Sampa… me deu uma “raiva” hehehe :frowning:
2 semanas pra tra´s estava custando R$ 2800,00…3,000,00… e o preço da 350D está praticamente o mesmo… 3800,00 a 4,200,00… na paulista.
Bom, é isso aí.
Mas qualquer dessas cÂmeras citadas é uma boa opção…
Abraços,

Renato

obs: Fernando, vc tem alguma outra máquina que vc leva, usa junto com a sua 300D?
Já pensou se caso falhar, acabar bateria, etc…?

obs2: falei, falei que não curti as fotos feitas com a f-828 em iso diferente do 64 e 100, aqui está uma “prova” com exemplos do site do steves:

Agora compara com a Rebel XT

Putz… E eu que achava minha FZ ruidosa, mas a F-828 é a recordista em ruído de longe, tá louco! Inviável tanto ruído numa câmera nessa faixa de preço :((

Cateysson,

Os amigos do fórum tem sido bem generosos com suas contribuições… Eu acredito que ISOs altos com prossumers são problema mesmo… Mas as lentes delas nem se comparam com as lentes que usamos em nossas DSLRs também… A FZ20 por exemplo, é 2.8 de abertura em toda a a sua extensão (12x de zoom). Ou seja, voce compensa com ISOs baixos. De ISO 100 para 800 são 3 pontos de luz… Se voce usar a abertura 2.8, voce já ganha aí 2 pontos de luz… Ou seja, com ISO 200 voce consegue o mesmo que com ISO 800 em abertura 5.6

MAs é fato, quando se faz comparação, o questionamento é fatal!

Abraço,
Fernando

PS: Mas na boa, Neocosmo e Georges… Comparações injustas, pela gritante diferença do sensor… Proponho as analises de ambas as cameras com ISO 100 (DSLR) e ISO 64 (Sony), voces vao ver que a diferença não é assim tão gritante, sem contar os pontos de luz que se pode ganhar com as lentes mais claras!

Falou gente, continuo agradecendo pelas respostas.

Apesar das grandes contribuições dos queridos amigos, confesso que a escolha está difícil. Ainda mais por não ter contato físico com esses equipamentos, sem colocar a mão para ver de perto. Conta também a parte financeira, pois estou vendo que o mínimo necessário para trabalhar com eventos sociais, são esses modelos de câmeras mais caras. Mas lendo alguns reviews e diversas opiniões dos amigos, pediria uma opinião dos seguintes modelos:

-Nikon D50 ( a ser lançada )
-Nikon D70 com o Kit
-Canon EOS Digital Rebel XT (preta)
-Canon 300D ( existe preta ? )
-Pentax ist DS

Uma dessas vai ter que sair, ehehehe.

valeu pessoal, abraço em todos.

Obs: Poderiam fazer um encontro aqui perto, moro em Mendes-RJ, mas poderíamos ir em Miguel Pereira, lugar ótimo para fotografia de natureza, conheço tudo lá, sempre faço trilhas de moto. Tem muitas cachoeiras, vales, rios, montanhas, muito bom mesmo. Posso pesquisar hotéis, transporte na região (VAN) com a prefeitura. A distância do Rio é de uns 95 Km. Eu posso fazer a filmagem do encontro.

Cara, outra caminhada não??? heehehhhe… (Hoje estive no encontro com a galera, e deu pra dar uma cansadinha!)

Bom, eu acredito que chegando nesse patamar, agora é ter contato com a cam… Como vc é do Rio, procure alguma loja especializada no Rio de Janeiro, que deixe voce dar alguns clicks com a cam. (aqui em SP várias lojas na 7 de Abril / Conselheiro deixam!)

Aí você busca a melhor oferta e vai em frente!

Abraço,
Fernando

Falou gente, continuo agradecendo pelas respostas.

Apesar das grandes contribuições dos queridos amigos, confesso que a escolha está difícil. Ainda mais por não ter contato físico com esses equipamentos, sem colocar a mão para ver de perto. Conta também a parte financeira, pois estou vendo que o mínimo necessário para trabalhar com eventos sociais, são esses modelos de câmeras mais caras. Mas lendo alguns reviews e diversas opiniões dos amigos, pediria uma opinião dos seguintes modelos:

-Nikon D50 ( a ser lançada )
-Nikon D70 com o Kit
-Canon EOS Digital Rebel XT (preta)
-Canon 300D ( existe preta ? )
-Pentax ist DS

Uma dessas vai ter que sair, ehehehe.

valeu pessoal, abraço em todos.

Obs: Poderiam fazer um encontro aqui perto, moro em Mendes-RJ, mas poderíamos ir em Miguel Pereira, lugar ótimo para fotografia de natureza, conheço tudo lá, sempre faço trilhas de moto. Tem muitas cachoeiras, vales, rios, montanhas, muito bom mesmo. Posso pesquisar hotéis, transporte na região (VAN) com a prefeitura. A distância do Rio é de uns 95 Km. Eu posso fazer a filmagem do encontro.


Se vc só pode investir R$ 3.000,00 ficaria com a EOS 300D que apesar de prata, é o melhor custo X benefício. Como o Fernando postou, por R$ 2.500 ou até menos vc consegue comprar uma semi nova. Com a diferença compraria um flash Sigma DG 500 super (+/- R$ 700), é excelente, mais potente e com controles manuais.

Mais tarde compraria uma lente Sigma 18-125 ou mesmo uma 28-105 3.5-4.5 da Canon (na verdade vc vai perder G.angular por causa do fator crop da máquina), mas tem foco rápido e silencioso além de ser opticamente melhor se comparada com a lente do kit.

A EOS 300 preta só existe no Japão com o nome Kiss, pela primeira vez vi uma EOS 350 preta, é uma beleza.

Abraços,

Valeu a todos,

O negócio é pesquisar mesmo, analisar e contar com a opinião dos amigos. Nessa hora de comprar, é bom não termos pressa e ir com calma. Se o sogro colaborasse mais, seria uma boa, mas como me deu a filha, uma casa e um butijão de gás vazio, fico satisfeito, a câmera vai ficar por minha conta mesmo, EHEHEH.
Existe a possibilidade de comprar fora, diante disso, já dá para pensar em modelos melhores. A minha lista diminuiu para 2, mas acredito que a Canon 350D, tem mais opções, lentes e outros detalhes que a fazem equilibrar para seu lado.

-Canon EOS Digital Rebel XT (preta)
-Pentax ist DS

Talvez compre no Paraguai ou por aqui mesmo, vamos ver a diferença se vale a pena.
Abraço a todos.

PS: Mas na boa, Neocosmo e Georges.... Comparações injustas, pela gritante diferença do sensor... Proponho as analises de ambas as cameras com ISO 100 (DSLR) e ISO 64 (Sony), voces vao ver que a diferença não é assim tão gritante, sem contar os pontos de luz que se pode ganhar com as lentes mais claras!

E ae Fernando?
Blz?
Pois é… mas num sei… a 300D está até mais barata que a F-828… creio que as comparações não são injustas… talvez até seja em relação a 350D (pelo preço de uns 1,000 reais a mais), mas entre a 300D e a F-828 não é nada injusto comparar pois os preços são parecidos, seja para compra de câmera nova ou usada… aliás, nunca vi uma F-828 mais barata que a Rebel… num sei porque…
E sobre a comparação dos isos que vc citou, iso 64 da F-828 o macaquinho da foto do steves sai puxado para o vermelho… sem contar que iso 100 é quase o dobro do 64, o que já dá um ganho de quase 1 ponto de luz se for ver…
Continuo dizendo que a única vantagem da F-828 em relação as Rebel’s é que a F-828 faz vídeos! Fora isto, não vejo vantagem em nada… nada mesmo (até aquele lance de foto rápido noturno… com a rebel Xt ela manda um flash fraquinho e na hora vc bate a foto… num acredito que a F-828 seja mais rápida naum).

Fora a qualidade!!!
Abraços,

Renato

B) Quem fotografa casamentos com filme faz questão de usar ISO 100 (Fuji Reala) ou ISO160 (Fuji NPS), ou seja, usam-se dois a três flashes e vc tem domínio sobre a luz de todo ambiente, se livra da luz amarela da filmagem e tem excelente qualidade de cor. Não sei pq essa taradice por ISO alto em eventos. Só se não se tem estrutura. Aí vc não vai ter uma luz profissional só com o flash da camera nunca. Vai ter que corrigir o amarelado da luz ambiente e da filmagem e não vai ter cores bonitas que só se tem com muita luz, foto sempre foi e será luz. A não ser que vá cobrir matérias jornalísticas onde uma cor bonita e uma luz bem trabalhada não sejam necessárias. O mal do digital é achar que pode se trilhar um caminho diferente para se obter um resultado profissional, como fotos em ISO 800 por ex. Os profissionais que migraram do filme ao digital continuam usando toda estrutura de luz com auxiliares, ou seja, a técnica é a mesma o que se muda é o instrumento de trabalho. Faço casamento a ISO 160 com filme Pro Value 200(fica melhor com mais luz), tenho excelente resultado, fica tudo bem iluminado e não sinto a menor falta de ISO800, aliás a luz amarela que captaria com ISO 800 só iria atrapalhar. Vcs tem é que buscar conhecimento técnico que só colando num bom fotógrafo com pelo menos 10 anos de estrada vc vai obter, ou estudando muito em literatura americana específica. Vi o resultado de uma 828 em ISO 100 em casamento e , sinceramente, para fotos 20x30, acho difícil ter versatilidade (28-200 2.0-2.8/foco laser) e qualidade pelo mesmo $ com outro equipamento. Para casamentos chega da ilusão: pouco ruído a ISO alto=sucesso.
Técnica no uso da luz com vários flashes+ótimo enquadramento/poses+criatividade+ótima ótica+corpo confiável=sucesso.
Normalmente as fotos manipuladas de casamento são tecnicamente pobres pq o cara só se ligou na manipulação e nos encantos do digital. Se aparece um cliente querendo fotos convencionais ele “tá lascado”.
Bye

B) Não tenho estes livros mas acredito que são ótimos:
http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/1592004717/qid=1115610431/sr=2-1/ref=pd_bbs_b_2_1/104-9301117-1999161

http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/1584281456/qid=1115610431/sr=2-2/ref=pd_bbs_b_2_2/104-9301117-1999161

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/1584281421/qid=1115610431/sr=1-6/ref=sr_1_6/104-9301117-1999161?v=glance&s=books

Este eu tenho e é bom
http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/0817456023/qid=1115610892/sr=2-2/ref=pd_bbs_b_2_2/104-9301117-1999161

eu tenho outro ótimo mas parece que acabou na amazon, agora vi que saiu a segunda edição, deve ser excelente

http://www.amherstmedia.com/miva/merchant.mvc?Screen=PROD&Store_Code=AM&Product_Code=1747
Compre na amazon e escolha o frete de tempo intermediário, o rápido é caro e o mais barato é uma eternidade…
Bye

Eu como estou começando, minha estrada é longa. Tenho muito o que aprender, acho a fotografia infinitamente mais difícil que filmagem, tem mais técnicas, o profissional deve ter conhecimento de todos os requisitos técnicos do ramo. Meu consolo é saber que todos tiveram seu início, todos tiveram uma primeira vez, então, chegou a minha vez de ter esse começo e um dia chegarei lá.
Valeu Zeiss, pelas informações. Vou procurar alguns livros para iniciantes, mas nacionais, será que existe ? Caso conheça, agradeço a indicação.

Obrigado pessoal

Quem fotografa casamentos com filme faz questão de usar ISO 100 (Fuji Reala) ou ISO160 (Fuji NPS), ou seja, usam-se dois a três flashes e vc tem domínio sobre a luz de todo ambiente, se livra da luz amarela da filmagem e tem excelente qualidade de cor. Não sei pq essa taradice por ISO alto em eventos. Só se não se tem estrutura. Aí vc não vai ter uma luz profissional só com o flash da camera nunca. Vai ter que corrigir o amarelado da luz ambiente e da filmagem e não vai ter cores bonitas que só se tem com muita luz, foto sempre foi e será luz. A não ser que vá cobrir matérias jornalísticas onde uma cor bonita e uma luz bem trabalhada não sejam necessárias. O mal do digital é achar que pode se trilhar um caminho diferente para se obter um resultado profissional, como fotos em ISO 800 por ex. Os profissionais que migraram do filme ao digital continuam usando toda estrutura de luz com auxiliares, ou seja, a técnica é a mesma o que se muda é o instrumento de trabalho. Faço casamento a ISO 160 com filme Pro Value 200(fica melhor com mais luz), tenho excelente resultado, fica tudo bem iluminado e não sinto a menor falta de ISO800, aliás a luz amarela que captaria com ISO 800 só iria atrapalhar. Vcs tem é que buscar conhecimento técnico que só colando num bom fotógrafo com pelo menos 10 anos de estrada vc vai obter, ou estudando muito em literatura americana específica. Vi o resultado de uma 828 em ISO 100 em casamento e , sinceramente, para fotos 20x30, acho difícil ter versatilidade (28-200 2.0-2.8/foco laser) e qualidade pelo mesmo $ com outro equipamento. Para casamentos chega da ilusão: pouco ruído a ISO alto=sucesso. Técnica no uso da luz com vários flashes+ótimo enquadramento/poses+criatividade+ótima ótica+corpo confiável=sucesso. Normalmente as fotos manipuladas de casamento são tecnicamente pobres pq o cara só se ligou na manipulação e nos encantos do digital. Se aparece um cliente querendo fotos convencionais ele "tá lascado". Bye

Olá! Tudo jóia?
oK! Mas a F-828 se sair do iso 64 para o iso 100 já perde qualidade considerável na imagem… veja o review no steves e os exemplos que ele mostra… e foi como vc disse, o filme que vc usa é Pro Value, ou seja, tem uma excelente qualidade/desempenho… não podemos comparar um iso 160 de filme com o iso 160 de uma digital… ainda mais se a digital for Sony que granula acima do iso 100.

E depois veja as imagens feitas em studio do steves mesmo… com a F-828 a foto ficou amarela (essa preservação de luzes amarelas que vc falou!!!), enquanto a Canon 350D a foto ficou sem essa luz amarela… repare no macaquinho da foto como ele ficou amarelo/vermelho com a F-828 e tire suas conclusões.

(Ah, sem falar que as vezes parece que o fundo se confunde com a imagem principal… bom, é apenas um ponto de vista)

Mas é o tal negócio… se o cara tem criatividade depois em photoshop, vamos falar que até com uma Sony da série P o cara faz milagre… mas aí ele precisará de uns 5 flashes diferentes… holofotes… heheh

E que uma lente 28mm-200mmm é versátil não tenha dúvidas.

Ah, e uma vez eu li que os filmes convencionais, não posseum quase diferença alguma de qualidade em termos de ruído entre um filme de iso 100 e um de iso 400, pois a tecnologia do filme melhorou tanto que não há diferenças de ruído entre um e outro, há apenas diferença no tocante a sensibilidade… tanto que existem filmes de iso 400 para máquinas convencionais/automáticas que operam em iso 100… ou seja, o que muda é o material do filme… (quem souber me corrija ou confirme a informação).

Abraços,

Renato

B) Eu peguei meu mostruário feito com filme Pro Value e tendo fotos bem iluminadas e fui na casa do cara comparar com o mostruário dele feito com a 828 em ISO 100 e revelado no mesmo local. Vi foto sem manipulação, crua, ampliada e sinceramente estava de igual a melhor que as minhas, isso em 20x30 as duas.
Acho que teste melhor que esse tá difícil.
Bye