Canon R5, o monstro saiu

Canon EOS R5 Specifications:

Named the Canon EOS R5
45mp full-frame CMOS sensor
IBIS
5 stops with IBIS alone
7-8 stops of correction when used with in-lens stabilization
12fps mechanical, 20fps electronic
Scroll wheel added to the back
No touch bar
Liveview/Movie toggle like previous EOS DSLRs
Larger capacity battery, but looks like the LP-E6
8K @ 30fps RAW
4K @ 120fps
4K @ 60fps
Built-in 5GHz WiFi
New battery, but the same shape and compatibility as the EOS 5D Mark IV
Announcement ahead of CP+ next month
Launching in July 2020 (I’m assuming this means ship date)

Bom demais pra verdade porém o canon rumors classificou como cr3.

:eek: :eek: :eek:

Monstro mesmo. Parece que a Canon tem menos medo de canibalizar seus próprios produtos que a Nikon. Só achei que vai demorar muito ainda pra sair.

Não era a Canon que era contra IBIS?

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Sim, vender lente com IS é mais lucrativo.

Pois é.
O mercado mudou. O pessoal do vídeo, está em maior número e provavelmente vai continuar a comprar lente com estabilização.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Dual slot?

Pensando no meu futuro projeto fine art — no sentido de precisar desse tanto de megapixels para imprimir grande —, será que vai sair mais barata que a Fuji GFX 50R o suficiente para compensar abrir mão de um sensor MF por um FF…?

Mas um sensor maior não é melhor?

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Canon EOS R6 Specifications:

20mp full-frame CMOS sensor
IBIS
12fps mechanical and 20fps electronic.
4K @ 60p
New battery (Not sure if it’s the same as the EOS R5)
June 2020 launch (We think a May announcement)

Estava lendo as notícias sobre o assunto agora. Se for verdade, vai ser bombástico! Estava na hora de alguém colocar fogo no mercado entre as grandes e fazer frente à Sony.

12fps com IBIS tanto da R5 quanto na R6 seria muito bom.

Esqueci de comentar, mas eu gostaria de saber a opinião do pessoal que era contra ML sobre esses prováveis lançamentos da Canon. Será que ainda acham que as DSLRs vão renascer das cinzas? Alguém aí comentou que a D780 seria o “contra-ataque”, mas parece que miou…

Em DSLR, eu acho uma má ideia, uma vez que o que vc vê no OVF não é o que vai sair na foto. Em ML, este problema não existe.

Esse pessoal se fingiu de ofendido com algo que não era uma ofensa, e sumiu.

Não entendi o que estabilização no sensor atrapalharia o OVF?

Como o sensor vai mexer pra estabilizar a câmera, o enquadramento que vc viu um décimo de segundo antes pelo OVF pode não ser o mesmo. Não é que atrapalhe o OVF (que vai funcionar como sempre funcionou, mas a estabilização na lente vai fazer com que vc veja a mesma imagem estabilizada no OVF. No caso do IBIS, você vê uma coisa; o sensor vê outra. Além disso, a estabilização ótica só permite correção vertical e horizontal. Já o IBIS permite também angular, que seria o movimento de torcer a câmera no mesmo eixo da lente.

Tá errada sua observação posto que o que você vê no EVF é exatamente o que o sensor vê! :ok: :ok: :ok:

Em momento nenhum eu falei de EVF. O que o EVF vê é o que o sensor vê. O que o OVF vê, não.

Acho que entendi.

Mas estamos falando de quantos milímetros de movimento para afetar o enquadramento assim?

Leigo eu, mas acho que seria muito sutil pra ter problemas de enquadramento assim.

Eu gosto muito dos dois. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
Eu tenho certeza que o futuro é Mirrorless e acho que ela é bem melhor a começar pelo tamanho da maioria das câmeras da ML. Eu até tenho uma mirrorless, uma Olympus OM-D E-M 10 e adoro demais ela. Eu fico impressionado com o que ela faz e olha que é a primeira versão. Imagino o que outras mirrorless devem fazer. Mas o que me preocupa ainda é se esses EVF’s não fazem mal a vista ou se pode até deixar alguém cego. Isso não é novidade, já me disseram que não tem problema mas ainda estou com um pé para trás sobre isso.