Veja esse vídeo aqui, que na verdade é de uma m4/3. Veja o quanto de rotação há no sensor. Mesmo 1mm de um lado e zero mm do outro, em FF, vai dar um ângulo de ~1.5 grau.
Minha câmera tem 3 modos de IBIS: desligado, contínuo ou somente durante o disparo. Frequentemente as linhas que eu jurava que estavam verticais ficam inclinadas quando eu uso somente durante o disparo.
Todos são de baixa potência e não fazem mais mal que qualquer tela de LCD. A diferença é que não se fica olhando para o EVF continuamente do mesmo modo que se olha para uma tv ou um monitor. O perigo está em ficar longos períodos na frente desses dispositivos (Electronic screen alert: Avoid this vision risk - Harvard Health), mas o mesmo seria verdade para uma televisão de tubo também.
Dificilmente se fica mais do que um minuto continuamente com os olhos no EVF sem tirar para olhar ao redor, buscar novo assunto para fotografar ou mesmo fazer um ajuste na câmera. Isso faz com que os olhos relaxem (já que na câmera o olho não precisa focar) e ainda que pisquemos, que é o maior problema, por causar causar irritação e secura.
Poder, pode. Mas só com uma lente ruim, que não projeta a imagem toda no mesmo plano; ou um IBIS defeituoso, que vai fazer o sensor sair do plano de foco.
Resumindo, o autor leva por base a capacidade da 1Dx III de filmar em 5.5K a 60fps, para calcular o volume de pixels a serem processados:
The data rate coming off the sensor in this mode amounts to 995 million pixels per second (995,328,000).
Have a guess what the data rate is for 4K 120fps (3840 x 2160)?
995 million pixels per second (995,328,000).
So seemingly, Canon already has the sensor bandwidth and image processor to cope.
What about 8K at up to 30fps?
8K resolution is 7680 × 4320.
At 30fps this amounts to – yes you guessed it – 995 million pixels per second (once again exactly the same figure at 995,328,000).
Assim, a conclusão dele é que a Canon já possui capacidade de processamento suficiente para fazer 8k a 30fps, pois o volume de informação seria exatamente o mesmo que o da 1DX III a 5.5k - 60fps. O motivo para não incluir na DSLR top de linha seria a falta de Mpix do sensor.
Apesar de eu não mexer com vídeo, seria algo que poderia mudar o jogo para a Canon e, para variar, colocar a Sony para correr atrás do prejuízo. Para nós, consumidores, seria ótimo.
Pois é, o mais engraçado é que tem uns dois anos a Canon justificava o crop para filmar em 4k nas suas câmeras por causa de superaquecimento. Parece que não só solucionaram o problema como também conseguiram enfiar um 8k sem refrigeração ativa numa ML.
Todo mundo acha que esse 8k tem uma pegadinha, vamos ver.
Fora que 8k vai encher um SD de 128GB em uns 5 ou 6 minutos.
As fabricantes sempre tem uma “desculpa” para tudo que é interrogado pela crítica.
Vai ser bem f*da, o tamanho do arquivo na hora de gravar ou um pc para editar isso e ainda depois para armazenar.
Pois é, um processador de 4 núcleos vai pedir água com arquivos desse tamanho… Daqui a pouco um TR da AMD vai ser o requisito mínimo para o Premiere e pro Finalcut.
Tudo evolui gente, computador tbm… quem realmente precisa e vai usar 8k tem tbm uma ilha de edição parruda. É bem diferente a situação do apaixonado por tecnologia que quer uma câmera 8k só pra ter em casa, daqueles que precisam mesmo desta resolução.
Eu aqui venho atualizando meus equipamentos para poder trabalhar com 4K, mas ainda hoje praticamente não tenho demanda pra isso. Pra 8k então não consigo imaginar quando. Essas primeiras câmeras de baixo custo 8k não devem ser boas, tecnologia do tipo migalhas que os fabricantes vão enfiando, coisa do tipo “paguei só pra dizer que tenho”, é mkt, vai demorar bastante ainda para a demanda ser mais exigente e severa.