A Fuji também era. Lembro de uma entrevista deles falando que jamais usariam.
É verdade, só não lembro se afirmaram que não usariam ou se afirmaram que não tinham um IBIS tão pequeno para colocar nos corpos da época. Mas uma coisa não anula a outra.
Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Não usariam, e diziam que não poderia ser feito. Ou isso ou a X-H1 sacrificaria a qualidade de imagem, e isso não é verdade.
TOMASH: Are you looking into IBIS (in-body-image-stabilization) on future Fujifilm cameras? If not, why?TAKASHI UENO: First of all, our XF mount is not compatible with IBIS. You may be thinking that our mount size is similar to competitors’ and why Fujifilm cannot do it. The answer is simple: for the sake of image quality. IBIS has both advantages and disadvantages. IBIS moves the sensor in the mount to stabilize the image. To secure the amount of light at any position, the diameter of mount must cover the wider image circle considering the margin of sensor movement. The diameter of our mount was designed for the image circle without IBIS. It means the amount of light at the corners is reduced when the sensor is shifted. We could correct it digitally, but we don’t want to do it: we don’t want to compromise our image quality.
Sobre a Canon, creio ser aquilo que já disse: o enquadramento sofre com DSLR+IBIS.
Se eu entendi direito (me corrijam, aí!) o resultado final é o mesmo de se fazer a estabilização via software — no sentido de que a imagem fica recortada (cropped)??!
Sent from my motorola one using Tapatalk
Não fica nada cortado em nenhum dos 2 tipos de estabilização, lente ou sensor.
Não, o que ele quis dizer é que por causa do projeto, a projeção da imagem no sensor está no limite de não ter perda de luz nos cantos por fall-off e não crop. Com o IBIS o sensor se move e os cantos podem cair na zona que ja tem menos luz projetada, e isso daria para corrigir por software, mas não seria o ideal, e eu concordo. Pelo menos foi o que eu entendi.
Por enquanto tudo rumor… Vamos ver o que sai de verdade.
Não gosto de dois cartões diferentes mas não deixa de ser uma boa opção.
Sobre o EVF, o atual da R já é muito bom… vamos ver que grata surpresa será esse novo.
A EOS R tem uma ergonomia fantástica mas não é nada leve. Praticamente pesa igual uma 6DII.
O que mata no sistema R é justamente o preço das lentes. Não podemos negar que são excelentes vidros mas haja bolso para migrar.
Não. Com a estabilização eletrônica, seria fácil fazer um algoritmo pra só aparecer o quadro estabilizado no EVF.
O negócio é que o IBIS em uma DSLR não tem o movimento do sensor aplicado ao OVF. Logo o enquadramento do OVF tem grande chance de ficar diferente do OVF.
Isso era o que eu achava. Inclusive, se lembro bem, ele deu o exemplo da Sony como coisa a não ser feita. Mas, como eu disse antes, a X-H1 não sofre dete problema, nem em raw.
Um site francês soltou umas fotos da câmera por engano:
Uma figura bem estranha, pra falar do IBIS, mas que mostra estabilização na lente:
Finally, the EOS R5 will have two memory card slots, which will change from the first models
開発発表【キヤノン公式】
Traduzindo o que está escrito ali em cima significa: Anúncio de desenvolvimento [oficial da Canon]
Continuando o que comentei no outro tópico.
IBIS = valorização das lentes EF, as 70-200 sem IS vão sumir do mercado de usados.
Rapaz, a Canon vai matar a Sony com essa câmera.
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200213/7357cf17558abc4d0f5f5434d853a37c.jpg
Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Quero ver brasileiro ter grana pra comprar… pra mim vai chegar acima dos 3,5k US.
Vai matar o brasileiro com esse dólar nas alturas.
Pois é, eu creio que tenham utilizado a figura errada para exemplificar o IBIS.
Fiquei surpreso com a confirmação de algumas especificações. Tá certo que o 8k ainda pode ter alguma pegadinha, mas realmente é um passo bastante ousado. Fazia tempo que a Canon não dava um passo dessa grandeza. Talvez desde o FHD nas 5Ds.
Confesso que o 12 Fps no obturador mecânico também. Feito na medida para ultrapassar a linha da Sony.
Agora só falta confirmar a R6.
Dizem que a estabilização usando lentes com IS em conjunto com o IBIS pode chegar a 7-8 pontos. É impressionante.
Parece que essa semana é a semana dos anúncios. Depois da Nikon foi a vez da Canon anunciar lançamentos como a T8i, lentes RF e, a principal notícia, a R5.
Ela será apresentada no final do mês e só começará suas vendas no meio do ano o que sinaliza que eles estão fazendo alguns ajustes ou no desenvolvimento ou na linha de produção.
Realmente a Canon chegou de vez no mercado de ML o que tem um significado e peso muito importante. Isso mostra que eles não querem perder market share e o foco no futuro é realmente ML e ponto.
Não foi divulgado o tamanho do sensor mas só por ter dois cartões, 12 fps (mecânico) e 20 fps (eletrônico) e 8k mostra que a câmera veio para sedimentar a Canon como principal marca de fotografia. Aposto no preço na faixa de 3,500 dólares.
Gostaria muito que fossem 2 cartões CF Express mas sei lá, acho que será um CF Express e um SD UHS-II.
Parabéns Canon
fizeram a lição de casa direitinho.
Nós só temos a ganhar. A Sony vai ter que se mexer para continuar sendo atrativa para o mercado “mais profissional” de fotografia e a Nikon está em uma situação complicada. Ela tem que contra atacar com algo muito bom e rápido. Hoje eles não tem lentes “pro” e nem corpos “pro”. A Canon foi mais inteligente e arriscou tudo lançando as lentes que não precisa se preocupar por 1 a 2 décadas e soltou um modelo intermediário (cobaia) para experimentar o mercado.
Só acho que a Canon agora precisa liberar lentes mais budget friendly de aberturas 1.8 a 2.8 (primes) e zooms f/4 para poder aumentar o poder de convencimento para os usuários migrarem de fato.
Cadê o Ernesto Thales, o que vc fez com o Ernesto???