Não conhecia nenhuma dessas, só a Helios 40 que tem um bokeh show , vi esses dias que tem uma 35MM 2.8 também rs
Algumas dessas Helios foram fabricadas no Japão. Não dá para dizer que são falsificadas, porque a marca foi licenciada legalmente, mas o pessoal não considera essas Helios como sendo “Helios” verdadeiras.
Um bom lugar para procurar informação sobre lentes russas é o site do Pierre Tizien:
O site está em francês, mas isso não deve ser problema. Vão em “Documentation FR” e naveguem pelo menu “Les Objetifs”. Para quem gosta de lentes russas, tem material para se divertir durante dias. Também é uma boa referência antes de comprar uma lente russa.
Essas que citei são Helios soviéticas fabricadas pela KMZ, Valdai, Vologda, GOI, Lomo e MMZ BeLomo. Na verdade só conheço a nível de literatura, de prática tenho a Helios 44M-4. Tem a R-Helios-100 também soviética.
Sei que existe uma Helios japonesa, prefiro as soviéticas.
Pelo que entendi lendo em alguns fóruns gringos, a Zenit “clonou” a fórmula ótica da Zeiss, já que a Zeiss era da antiga Alemanha Oriental - o lado “comunista” alemão, e a fábrica da Zenit foi fundada na União Soviética, com a presença de engenheiros que eram da Zeiss. Essa é a história resumida. Mas a Zenit licenciou a fabricação das objetivas M44X para varias fabricantes como a Valdai. Não sabia que até no Japão elas foram produzidas. Dizem que até no Brasil foram produzidas rs.
O legal é que você pode pegar uma 44M2 e ela ser bem diferente em bokeh e nitidez em abertura máxima do que outra . Isso, creio, se deve a vários fabricantes terem produzido a lente.
Mais duas com a Helios 44M6
by
, no Flickr
by
, no Flickr
Dá um ar de foto antiga do Rio ainda capital da federação. Gostei da foto na praia Cheferson.
Bpj, valeu cara! Realmente eu criei 3 presets no LR pra dar esse ar, mas engraçado fiz uma foto semelhante com a 18-55 da Canon e não tenho os mesmos tons em preto e branco que a Helios entrega. Cada lente é única, e adoro as cores da Helios rs mais uma agora colorida de um garoto brincando de escorregar no corrimão de uma escada de concreto
by
, no Flickr
Mais uma pra encerrar a noite, leve alteração na luminância do verde rsrs
by
, no Flickr
Duas de hoje , apliquei um pouco de sharp no photoshop e uma leve vinheta nos cantos (gosto de vinheta nos cantos, quando o objeto em foco na cena está no centro da foto) , e gostei bastante dos resultados :
by
, no Flickr
by
, no Flickr
Essa da vinheta concordo.
Estou com uma Tair-3S e sinto dificuldade do foco cravar. Será que é o adaptador ou a distância de registro ?
Meu adaptador, apesar de ter o chip de foco, funciona quando quer rs. Geralmente só funciona quando faz foco de 4 metros até o infinito e aberturas menores que F4. Eu foco sempre pelo visor ótico , acho melhor do que ficar dependendo do foco . Em breve quero pegar um adaptador sem o chip, acho melhor, porque a fotometria do chip está com abertura 1.4 e não dá pra mudar kkkk agora mudei pra fotometria central (tirei da matricial) e agora o indice de acerto tanto do foco quanto da fotometria melhorou absurdamente.
Pra saber se é o adaptador o ideal seria testar outro adaptador na objetiva. As vezes tem que checar se os vidros não tem sujeira interna pois pode dificultar o foco.
Meu adaptador, apesar de ter o chip de foco, funciona quando quer rs. Geralmente só funciona quando faz foco de 4 metros até o infinito e aberturas menores que F4. Eu foco sempre pelo visor ótico , acho melhor do que ficar dependendo do foco . Em breve quero pegar um adaptador sem o chip, acho melhor, porque a fotometria do chip está com abertura 1.4 e não dá pra mudar kkkk
Não sei se tem algo a ver, mas agora mudei pra fotometria central (tirei da matricial) e agora o índice de acerto tanto do foco quanto da fotometria melhorou absurdamente.
Pra saber se é o adaptador o ideal seria testar outro adaptador na objetiva e na mesma câmera. Hoje penso que por sair com a abertura 0.0 no EXIF as chances de aumentar uma foto com boa fotometria são maiores. Parece-me que há alguns adaptadores com chip que funcionam bem e é possível mudar o EXIF na câmera, mas teria que ser uma câmera com micro-ajuste de foco e o chip do adaptador precisa ter essa possibilidade. Testando na 40D de um amigo, não foi possível fazer esse ajuste, ele reconhece como 50MM em abertura 1.4.
cheferson,
tenho dois adaptadores, um “seco” sem borda interna e outro com borda e miolo 42mm removível (orbital).
Sem a borda é sem a flange pra deixar o pino pressionado né. Eu vou comprar um com o pino e sem chip de foco, acho melhor. Gosto mais de acertar o foco pelo visor ótico da câmera.
Mais algumas , ainda vou fazer um ensaio externo só com a lente e luz natural rs
Por hora segue essas em preto e branco , pra testar novo preset do Lightroom
by
, no Flickr
by
, no Flickr
by
, no Flickr
by
, no Flickr
Se a questao é essa, basta arrancar o chip de confirmação de foco do adaptador, pois ele é apena colado.
O primeiro adaptador que tive acabei fazendo isso pq o chip não funcionava na minha T5i e dava erro de lente e a camera nem ligava. Mete um estilete no chip e arranquei fora e parti pro abraço.
Acho que vou fazer isso; porque a fotometria só acerto no modo parcial; no matricial dá erro.
Eu não uso Canon, mas já li em vários sites de usuários que o tal chip só atrapalha. Além disso, pelo que entendo, a configuração dele só serve para aquela lente que estava acoplada a ele quando foi configurado. Ou seja, se você trocar de lente vai ter que reconfigurar o chip. Ou ter um adaptador para cada lente. Por favor, usuários de Canon, me corrijam se estou errado.
Sim o problema é que tenho XTI e T3i que são câmeras de entrada e elas não possuem ajuste de lente no corpo da câmera. Por isso vou pegar outro adaptador ou tirar o chip do meu rsrsrs consigo focar bem na maioria das fotos com o visor ótico, por isso considero desnecessário qualquer uso desse chip de foco que funciona quando quer rs
Sinceramente não sei o que o ajuste de foco fino ajudaria no caso das lentes manuais, já que é um ajuste eletrônico feito no sensor da lente.
Talvez eu tenha dado sorte então porque o adaptador que adquiri funciona super bem comigo, tanto na T1i, T5i e 5D Mk II que tenho. As vezes não funciona direito em situações extremas como de luminosidade muito baixa ou contra luz forte, o que nem as autofoco dão conta direito.