Sim na 60D , por exemplo, tem ajuste fino de foco e o chip de foco do adaptador você consegue mudar. Mas nas minhas câmeras, o problema maior nem é o chip de foco não funcionar , o problema é que a fotometria é fixada em 50MM com abertura 1.4 . Ou seja, é melhor arrancar o chip rs ou vou ficar com esse e compro outro adaptador com a flange internet e sem o chip interno.
Mas eu não entendo o problema da fotometria ser fixada em determinado valor. Vc vai ter de fazer tudo na unha de qualquer forma.
Basta colocar na lente a abertura que tu quer… na câmera tu bota o ISO que tu quer e só ir ajustando a velocidade e ver a barrinha no fotometro no visor da câmera ir andando pra direita ou esquerda e regular ate achar a exposição correta. Claro que estou falando de usar a câmera em M
:hysterical:
Putz… o lopescardoso conseguiu resumir em três linhas o que levei meia página para TENTAR explicar (em outro tópico)…
![]()
Kkkkk, verdade… se embananou todo pra uma coisa tão “simples”.
Mas não deixa de ser isso mesmo, simples.
É como pegar uma lente normal de sua camera, regular em M, e fazer tudo na unha. A unica diferença que a abertura numa lente comum tu regula na camera.
Numa Helios, e em quase todas as lentes vintage semelhantes, tu regula isso diretamente na lente.
Como na Helios dificilmente eu uso abertura menor que a máxima (f/2) nem mexo nisso.
Falei exatamente isso em outro tópico. Com a lente fechada passa menos luz, com a lente aberta passa mais luz. O ISO e o tempo vai se ajustando na máquina em função da abertura, da cena e do julgamento do fotógrafo. Nas lentes manuais isso ocorre desta forma, só que o ajuste é feito na lente. Já nas eletrônicas o comando é dado na máquina.
Exatamente isso!
Obrigado por este link, é um ótimo site. Já está nos favoritos.
É um ótimo site mesmo, tiagomoura.
Que bom que gostou.
Cara é bem por ai mesmo hhahahauahauahau eu sei disso rs . Mas a questão era usar váriadas aberturas e o adaptador com chip usar sempre 1.4 sem possibilidade de mudar. Arranquei o chip com uma faca dessas pequenas e agora é outra vida rs. A fotometria agora acerto 90% rsrsrs antigamente era um saco fotometrar por exemplo em 5.6 , mas a câmera entendia 1.4 rs é mais por isso. Minha dica comprem sem o chip de foco, a não ser que o chip realmente dê pra mudar.O meu adaptador com chip era inútil. Agora sim tenho nova vida rs
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sem comentários , vivendo e aprendendo com os colegas daqui rsrsrs
Os dois adaptadores meus não tem chip de foco, eu sinto falta do “pirim” mas faço o que posso.
Esta semana fiz algumas macros com a Helios 44M-4. Acoplei uma lente +10 segurando com a mão porque é de rosca 58mm e errei bastante até acertar algumas.
Vi no fórum algumas pessoas reclamando de fazer o foco manual , mas te digo que acerto uns 70% das fotos fazendo o foco pelo viewfinder mesmo. Tenho extrema facilidade pra isso. Claro que depois de umas 2 horas fotografando, os olhos lagrimejam kkk mas pra mim fazer foco nunca foi problema, talvez por já estar acostumado um pouco de mexer em lentes antigas desde criança rs
Continuo nao entendendo essa necessidade de a camera entender que sua lente estava em determinada abertura ou nao… primeiro que fazer o foco com abertura menor ja é um saco pq fica tudo mais escuro no visor… se tu quer um f/8 tu tem de fazer o foco com ela toda aberta, depois mudar a abertura pra desejada e so depois fazer a fotometria…
Segundo pq a lente nao tem nenhum contato eletronico no anel de abertura, entao mesmo que a camera “lesse” essa abertura setada na lente ela nao conseguiria “marcar” essa abertura pq a lente nao tem o recurso, nao é um problema do chip, mas da lente. O chip faz apenas o que é possivel a ele fazer, que é “ver” o foco e dizer se está em foco ou nao.
voltando aquela discursão da fotometria com lentes analógicas…
a lente transmite a luz para o sensor da câmera. Se estiver fechada transmite menos e se estiver aberta transmite mais luz.
A câmera/sensor é sensível a essa quantidade de luz.
Como não há dispositivo eletrônico na lente que envie a informação a câmera vai ter registrado no display um valor fixo que é relativo - deve-se entender que não há leitura do valor da abertura. Embora não seja registrado valor, a velocidade e o ISO podem ser alteradas na câmera, ou seja eletronicamente. A abertura pode ser alterada na lente e o foco também ou seja mecanicamente. Alterando os valores eletrônicos se ajusta a fotometria e se faz a foto.
As restrições possíveis de acontecer ficam a cargo do adaptador, na medida em que a distancia do flange fuja alguns milímetros do padrão exigido. Isso pode acontecer pela lente não assentar de forma adequada.
Como nosso colegas falaram é gostoso fotografar com lente manual.
Mas o meu adaptador tinha um problema, o principal é que o chip de foco simplesmente não funcionava. O outro é que eu gosto e sei fotometrar, mas que seja a fotometria real kkkk . Depois que tirei o chip fora é outra vida, muito melhor.
Fotografo eventos esportivos e vou me meter a fazer com uma sigma m42 28mm que ganhei … vamos ver os resultados, a corrida será no carnaval rs
Pelo menos nos que uso e vendo, usando a câmera em “M” vc pode colocar a abertura que quiser, como se a lente fosse automatica. Então por exemplo, se eu vou fazer uma foto em f/2.8 e posso colocar la no visor f/2.8 e assim fazer a fotometria a partir daquele valor. Obviamente terei de colocar a lente naquela abertura que setei na camera para que a medição e o click sejam corretos.
Boa sorte.
Depois diz aqui e mostra o que deu.
A minha Canon T5 em M fica zero o numero da abertura quando uso lente analógica. Mas na lente analógica a abertura está aplicada mecanicamente. Então a luz que passa a lente o sensor recebe.
Acredito que a câmera não tira foto com a abertura em “zero” e sim com a luz real que capta e mais o ajuste de tempo e de ISO eletrônicos - a medição fica a cargo da luz que alcança o sensor. Como falei antes o zero ou 1.4 é relativo, um valor nulo portanto.
Quando aparece 0.0 ou 1.4 na abertura isso quer dizer que não existe comunicação da lente com o sistema eletrônico do corpo. Estou querendo dizer que a câmera fotometra toda eletronicamente e fotometra analogicamente + eletronicamente.
A câmera fotografa nas seguintes condições:
A:
- Foco a servo
- ISO eletrônico
- Abertura eletrônica
- Tempo eletrônico
B:
- Foco mecânico
- Abertura mecânica
- ISO eletrônico
- Tempo eletrônico
Concordo quase com tudo. A câmera sempre vai regular o fotômetro pela quantidade de luz que entra pela objetiva e chega até o sensor, independente da haver comunicação eletrônica informando a abertura ou não. No caso, há 3 possibilidades:
-
Sem confirmação de foco: nesse caso, o adaptador não tem e então o exif das fotos vai ficar como 0.0 . No entanto, a fotometria nesses casos é mais fácil de fazer porque o fotômetro mede a luz, independente do que for;
-
Com confirmação de foco programável: alguns adaptadores permitem configurar na câmera a distância focal e abertura da lente. Isso é muito bom porque permite um controle melhor da fotometria;
-
Com confirmação de foco sem ajustes: nesse caso o adaptador vem com o chip de confirmação de foco e os dados programados no chip não podem ser ajustados. A maioria dos adaptadores vem programado com abertura 1.4 e 50MM . Então significa que se você usar uma Takumar 135MM 2.8, por exemplo, o exif da câmera sempre será gravado o Raw ou Jpeg com essa informação: 50MM 1.4. E ai que entra o que atrapalha um pouco: uma lente digamos 2.8 x um adaptador que informa pra câmera abertura 1.4; são 2 stops a mais de luz de diferença entre o exif do adaptador e o que a lente informa e, pelo menos, nas minhas 2 câmeras da Canon isso INFLUENCIA NA FOTOMETRIA,porque a câmera está lendo abertura 1.4 e não abertura 2.8 , sacou.
Isso significa que em cenas onde tenho muita luz, isso pode atrapalhar um pouco a fotometria pois mesmo deixando o ISO mais baixo, a abertura em 1-4000 (o máximo da câmera) e uma abertura 2.0 ou 2.8 , ainda assim a foto fica super-exposta,mesmo deixando a compensação de exposição em -2.
Achava que estava ficando louco rs . Mas dai resolvi arrancar o chip e dai tudo melhorou. A fotometria agora está perfeita, porque o fotômetro lê a luz real. Isso me levou a concluir que de fato, o fotômetro interno das câmeras da Canon primeiro lê o chip eletrônico da lente que informa a abertura e,caso não consiga, lê a luz entrando na lente. Bem páro por aqui kkkkkk