[COLETIVO] Fotos com a Lente Helios 44 - 58mm. f/ 2.0

Vou confirmar em minha camera, mas, pelo menos pelas fotos que fiz ultimamente, realmente o chip informa pra camera a abertura que o chip quer… no caso 1.4… mas aí eu, lá no modo M da camera, vou na abertura e mudo para a que eu estou usando naquele momento, no caso foi 2.0… e, pelo menos pareceu que o fotometro da camera entendeu isso certinho e fazia a fotometria direitinho.

A não ser que eu por acaso tenho dado a sorte de ter vindo um adaptador com chip programável e já totalmente programado para minha camera e lente, o que acho improvável

Vou confirmar hoje à noite e retorno.

E sobre o Exif, realmente ele fixa em 50mm, pois usei o mesmo em uma Beroflex 135mm f/2.8 e no EXIF sempre marcava 50mm. Não sei se nos programáveis há possibilidade de mudar isso, mas se usar o mesmo adaptador para várias lentes de distancias focais diferentes, não adianta muito.

Saquei agora Cheferson, muito boa a explanação. Então podemos concluir que o chip de foco é descartável na prática. Pois ele induz a câmera a fotometrar errado.

As DSLR são eletrônicas por natureza, mas podem funcionar semi-mecanicamente a contento. “Frase motivacional”.

É o que aconselho aos clientes que comprarem as minhas lentes (pois envio com adaptador com chip para Canon) a fazerem caso a camera não aceite o chip (da um erro de firmware). Arranca o chip e faz tudo na unha. Um colega que tem 5D III teve de fazer isso.

Eu ainda vou testar na minha essa questão da fotometria.

lopescardoso,

eu me acostumei em usar a lente sem chip, acho que o pessoal fica perdido pensando que é o fim do mundo não ter confirmação de foco. Mas como a gente sabe e Cheferson confirmou neste é perfeitamente possível usar lente manual sem chip.

Claro que é possível usar normalmente. No meu caso, tenho uma visão bem ruinzinha e sem o a confirmação eu acabo errando muito mais que o normal.
Então pra mim é uma necessidade importante.

http://i65.tinypic.com/2hg4t9y.jpg

http://i65.tinypic.com/2i0z0xk.jpg

Estas duas foram feitas na Helios-44M e mais um ampliador macro +10 parecido com os filtros circulares. Foram vários cliques e deu pra aproveitar alguns devido ao DoF muito curto. Como o filtro tem rosca de 58mm e na Helios a rosca é de 52mm segurei o filtro com a mão no melhor estilo improvisado.
Os insetos são uma mosca varejeira e uma abelha verde da família Halictidae provavelmente Augochloropsis ignita.

Mas nesse caso você pode usar o live-view da câmera, nas Canon o Magic Lantern dá pra habilitar o Focus Peaking. Peguei uma Nex F3 e ela já tem o focus peaking , ajuda demais pra fazer o foco. Nessas fotos que postei usei uma canon Xti e como é antiga, o foco foi feito no visor ótico mesmo.

Só que eu tirar o óculos não enxergo bem pra poder focar. Dependendo da pessoa , pode ser complicado mesmo. O mais interessante pra focar seria usar o recurso do focus peaking.

Ficaram nota 10!

Exatamente, é este o ponto. É claro que se você usar, por exemplo, uma Takumar 50MM 1.4 dai será mais fácil fotometrar.Mas nos casos onde o chip não é reprogramável, é complicado fazer a fotometria. Além do que o chip funciona aleatoriamente; as vezes fazia o foco bonito, na maioria das vezes nem funcionava, principalmente em aberturas mais fechadas a partir de 5.6 .

Outro detalhe é que esses adaptadores são produzidos aos milhares por fábricas chinesas diferentes. Não há um padrão de qualidade como conhecemos nas principais marcas de câmeras. Por isso, podem existir adaptadores com chips 100% funcionais e outros que são uma porcaria. Resumo: arranque o chip ou use o focus peaking kkkk

Mais duas imagens feitas com a 44M-6 e Canon XTi


by , no Flickr


by , no Flickr

Exatamente! O focus peaking ajudaria bastante mesmo. O live view tb ajuda bem, mas já é mais trabalhoso, principalmente se estiver fazendo um ensaio como costumo fazer… ainda mais com criança.
Bacana mesmo é nas Mirrorless mais atuais onde da pra ativar o focus peaking no próprio viewfinder. Aí seria o bicho!

Mais algumas feitas com a Helios:




Todas as Helios produzem o Swirl Bokeh … a minha é a M44-6 :slight_smile: segue fotos dessa belezinha de lente na Sony Nex F3. Fotos feitas na câmera em JPG, com correções na aba básica do Lightroom.


by , no Flickr


by , no Flickr


by , no Flickr


by , no Flickr

Só pra trazer pra cá também o que falavamos no outro tópico…

Meia verdade, rsrs.
Sim, todas produzem… a questão é que uns modelos produzem mais e outras menos.
A “campeã” seria a 44-2, que dizem ser a que mais tinha esse “defeito” de fabricação… as demias, segundo relatam, em virtude da melhora no processo produtivo e a inclusão do Multi Coating, teria melhorado a nitidez e “piorado” um pouco o bokeh.

De qualquer forma ela é ótima!

Das que vi fotos na internet, me parece que a 44M-4 é a que tem o melhor custo-benefício entre nitidez e bokeh. O que gosto nessa versão 6 é que entre F4 e F5.6 a lente é muito nítida e entrega cores muito bonitas, como essa da flor, por exemplo que foi feita em F4.

cheferson:
Já faz um tempo decidi colecionar as Helios, e fui comprando de a pouco, os diferentes modelos. Hoje tenho todos (não com todas suas variações, de todas as usinas, mas quem sabe um dia eu chego lá).
Coincidência ou não, gosto mais das versões pares: 44-2, 44M-4 e 44M-6, sendo a 44-2 minha favorita. Poderia incluir estre estas a 44 e a 44M.
A que menos me empolgou foi a 44M-5. A 44M-7 tenho que confessar que não testei bastante. E a 44-3 tem performance muito parecida à 44-2. Alguns sites (não lembro quais) citam a 44-3 como “a melhor”, mas para mim continua sendo a 44-2.
Você tem razão: todas elas entregam o tal “swirly bokeh” mas todas elas (e é isto que as torna divertidas) o fazem de maneira diferente.
Mas resumindo: qualquer Helios 44XX é garantia de diversão.

Lasg quero ver se ainda pego a 44M2 e a M4 rs. O bom é que elas são bem baratas no Ebay.
Você tem a Helios 85MM 1.5 antiga? Agora a Zenit fabrica a 85MM nativa pra Canon, Nikon e Sony, mas é o mesmo projeto … o bokeh dessa 85MM é espetacular!

cheferson:
Não, essa Helios de 85 mm não tenho. Me concentrei nas Helios 44 (cuja série começa com a Helios Start), que são todas cópias da Biotar alemã.
A única Helios diferente que tenho é a Helios 103. O mount dela é Contax RF-Kiev e precisa de um adaptador especial.
Sobre as “nossas” queridinhas 44XX, te comento que tenho a impressão de que as Helios 44-2 são mais baratas no E-Bay do que aqui. Mas a partir da Helios 44M-4 para a frente, são mais baratas aqui do que no E-Bay. Até tenho uma explicação para isso: as câmeras Zenit que começaram a ser vendidas amplamente aqui no Brasil na década de 80, vinham com essas lentes Helios 44M-4 para a frente. Por isso elas são encontradas frequentemente nos briques ou feirinhas de usados. O problema é encontrar em bom estado!

Essa 85 1.5 tem o bokeh mais fantásico que já vi (não, não curto tanto o da Petzval). Problema delas que são bem carinhas infelizmente.

Imagens do Google: