Essa 85MM 1.5 está na minha lista rs
Sacanagem, cheferson…
Eu aqui tentando conter meus impulsos consumistas, >:D, mantendo-me limitado às Helios 44XX e você vem me atiçar com essas amostras de Helios 85 mm…
:no:
As amostras foram postadas por mim, mas te entendo bem… to no mesmo barco.
Não tivesse tantas outras prioridades brabas eu abraçava uma dessa danada!
Desculpe, lopescardoso… (e cheferson também).
Continuei no embalo da troca de ideias com o cheferson e passei por alto que era você quem tinha enviado as imagens.
Para você ver: meus olhos foram atraídos diretamente para as imagens, de tão bonitas…
Relaxa! Eu tb fico fissurado nisso!
Uma das fotos é de um print de um video de um cara que fez teste de video com essa lente, aquele do cara com uma jaqueta e as luzes da cidade ao fundo.
Teste da Helios 40-2
Essa não conheço…
Da uma olhada nesse video… essa lente era de uso militar usada em equipamentos de visão noturna, que adaptam para uso em cameras fotográficas. Bokeh dele é show tb.
A Cyclop HT-3 é a versão militar da Helios 40 85mm
Tenho uma Cyclop dessas, se interessar a alguém é só falar !
Claro que interessa, se estiver doando, claro… pq o preço dela é brabo! rsrsrs
Tem algumas fotos bacanas feitas com ela?
Ter tenho, o problema é encontrar.
Pessoal, muitas vezes testamos a Helios apenas em abertura máxima, mas essa lente com abertura entre F4 a F8 possui uma nitidez impressionante.
A foto desse cachorro foi feita com a Nex F3 e a Helios 58MM 44M6 . Usei abertura 5.6; a foto foi feita em JPG médio (não usei RAW); usei apenas leves alterações na aba básica do Lightroom (leve aumento de contraste, diminui um pouco os realces, abri as sombras, aumentei a vibração em +10 e diminui levemente a saturação do verde pra -12). Depois disso apenas exportei a foto em um novo JPG com tamanho otimizado pra web e nitidez padrão para tela - um ajuste que levou menos de 3 minutos!
Exif da foto: abertura 5.6; ISO 200; velocidade 1/1000
Em resumo, ajustes básicos do Lightroom e fiquei impressionado com a qualidade de cores e nitidez dessa pequena notável rs
by
, no Flickr
Sim, cheferson… mesmo em abertura máxima, minha esposa reclama às vezes que a lente é nítida demais, e não perdoa nem uma ruga, por pequeninha que seja!
Sim é uma lente que nunca deixou de me impressionar porque paguei 50 reais nela. A câmera joguei fora porque estava lotada de fungos, mas a lente não tinha um sequer. Outra coisa engraçada é que pra não dizer que a lente não está intacta, tem um leve amassado na parte frontal, sinal de que já houve alguma queda,mas não afetou em nada a parte ótica.
Essas Helios são um tesouro mesmo!
Esses amassados na rosca do filtro são fáceis de “consertar” com uma ferramenta como esta:
Procura no AliExpress como “Lens Vise Repair Tool”.
Se você vai enveredar pelo caminho (sem volta) das lentes vintage, vale a pena o custo (em torno de R$ 100,00), porque vez por outra vai encontrar uma lente boa e barata mas com um leve amassado na rosca do filtro. Nada melhor do que “faça você mesmo”… mas precisa das ferramentas corretas…
A minha veio com o amassado na rosca do filtro. Levei a um torneiro mecânico e ele conseguiu tirar a rosca que dá acesso ao elemento ótico frontal.
Ontem tive de abrir, removi um pêlo dentro do segundo elemento e apertei os parafusos do anel de foco. Tinha ficado sem focar. Vocês não imaginam, são quatro parafusos que apenas encostam e fazem pressão no anel de foco - não são aparafusados no próprio anel.
Como minha lente está funcionando 100% não ligo muito pra isso rs ainda vou comprar pra Canon a 85MM da Helios ; dai fechou é a lente perfeita pra retratos rs
Aí eu vou ter de descobrir onde tu mora e e na calada da noite levar essa belezinha embora hein. Sonho com uma! Mas o preço não ajuda.
Sim, elas são mesmo muito nitidas em aberturas menores.
Eu quase não uso mais fechadas, pq priorizo o bokeh rodado mesmo.
Mas já em 2.8 é bastante nítida!