Continua com Adobe, pretende migrar ou já migrou?

Recentemente com o último aumento de preços da Adobe a conversa sobre alternativas tornou-se ainda mais intensa pela internet.

A uns dias atrás a turma do Petapixel soltou essa matéria: The End of Adobe’s Monopoly? Why Creatives Are Switching | Fstoppers

Meu uso é exclusivo para fotografia de paisagem e vida selvagem. Não faço nada de evento sociais e retratos.

Eu uso o Lightroom Classic para 98% das coisas e o resto no Photoshop.

Para vídeo eu prefiro o Davinci Resolve. Cheguei a testar o Adobe Premiere, mas , talvez por ter começado no video com o DR e a versão free resolve 100% para mim. Outro aplicativo, no momento, não faz sentido.

Eu cheguei a testar o Capture One a uns anos atrás. Nunca cheguei a ficar confortável no uso do mesmo. Pouco depois houve a alteração da política de preços da empresa e a alteração para plano de assinatura. Acabei desistindo.

Cheguei a testar rapidamente o DXO Photolab, também a um tempo atrás. Bom, ainda prefiro o Lightroom Classic. Principalmente pelo módulo biblioteca. Outra coisa que não curti na e’poca era que as ferramentas de máscara precisavam da compra de um outro pacote para habilitar. Ai a avaliação de custo ficava complicada.

A muito, muito tempo atrás testei o On1 Photo RAW. Mas também não adaptei.

Talvez seja a hora de verificar novamente como anda a concorrencia.

O que vocês tem usado e porque?

Adobe: nunca mais.

Capture One: Ainda tenho a versão 2021. Quando vou editar um volume grande de fotos (os raros eventos que fotografo), eu passo pelo transtorno de importar fotos pra biblioteca antes de editar qualquer coisa. Uma vez feito isso, é bem ágil. Eu ainda usaria bastante se não fosse a história da subscrição, ou preço abusivo pela versão comprada.

DxO: Uso quando não estou a fim de importar um catatau de fotos, mas editar umas poucas. Ainda estou na versão 6 e a atual é 8. O upgrade é relativamente barato, mas ainda não vi motivo real pra atualizar. Talvez uma melhora no uso de m;ascaras, que o Capture One já fazia bem na versão 2021.

Affinity Photo: Funciona muito bem e é barato. Não pretendo sair dele. Seria o substituto do PS. Mas uso só uns 5% do tempo. Vários plugins do PS funcionam nele sem problemas.

Pixinsight (ninguém perguntou): É o equivalente ao PS/LR da astrofoto, o padrão de mercado. Tá bem caro, mas não foi sempre assim. Comprei por 200 dólares mais 100 dólares em plugins, com atualização até a versão 1.99 que, pelo andar da carruagem, deve acontecer em uns 10 anos. Curioso que alguns plugins estão disponíveis pra Pixinisight e Photoshop.

2 curtidas

Adobe é uma droga, poucos conseguem largar.

1 curtida

@felipemendes , acabou de sair a versão 9 do DXO Photolab

1 curtida

Tudo que eu mais queria… eu uso muito After Effects e não achei nada ainda que substitua de maneira efetiva… outras coisas como premiere eu entendo que até dá… mas o After tá complicado, e enfim

O problema desses sistemas é que eles “viciam” as pessoas e os tornam dependentes. Depois, metem a faca nos valores.

Comecei a usar o Amazon Drive, era uma maravilha. Tudo ilimitado, fazia meus backups tudo por lá. Certo dia pensei: E se eles resolverem mudar algo? Mas foi dito e feito.

Explodiram o drive, os valores ficaram simplesmente impagáveis pra meros mortais. Mais de 2tb de fotos por lá ficaram. A adobe está no mesmo caminho. Começou trazendo todos os fotógrafos pra perto e agora meteu essa de subir muito os preços. Agora, boa parte vai voltar pra pirataria.

Não vejo outra saída pra quem utiliza muito. Hoje, quem trabalha com imagens está ficando enrolado. Novos programas saindo, preços subindo, etc. Custo só aumentando.

Apesar de já ter tido algumas licenças Adobe, não toco em um programa dessa empresa já tem mais de 10 anos. Na época que ainda existiam as licenças perpétuas cheguei a comprar uma derradeira do PS Elements unicamente para poder rodar alguns plug-ins realmente excelentes, como por exemplo o Noiseware e o Color Mechanic.

Sempre detestei o Lightroom, acho o sistema DAM dele simplesmente medíocre e a performance do PS/LR abissal.

Tem muitos anos que uso diversos outros programas, mas minhas escolhas atuais são:

Editor: Affinity Photo

Conversor raw: DxO Photolab 7, uso desde o tempo do DxO 3

Capture One 21, uso para certas coisa, embora deteste o sistema de catalogo/sessoes dele

Video: Davinci Resolve

Para casos muito específicos o RawTherapee.

Para gerenciamento de acervo (DAM) uso o Photo Supreme, não conheço nada que chegue perto.

No meu arcaico Macbook Air i5 que nem Retina é, uso o RawPower como conversor/editor rápido para fotos.

Adobe, sinceramente desencanei, nunca mais pretendo tocar em nenhum produto deles.
Depois que o Capture One passou para assinatura, decidi ficar com o 21, com zero chance de aderir aos planos.

P.S.

Para astrofoto, estou usando o Siril + RawTherapee + Affinity

Concordo na questão de não conseguir largar

1 curtida

eu mesmo uso o LR, compartilho a licença com o meu pai, usamos para todas as edições, e eu uso o PS para fazer empilhamento de foco (sinto muito, mas o resultado é muito superior as alternativas, mesmo que eu tenha que deixar o notebook ligado 8 horas processando)

Nós já conversamos sobre a possibilidade de abandonar a Adobe, mas pesamos o fato de termos algumas milhares de fotos cada, tudo editado e catalogado dentro do LR, e nos deparamos com a seguinte questão: para o nosso fluxo de trabalho hoje, se trocássemos de programa amanhã, quais as chances de conseguirmos colocar tudo em dia, ou mesmo importar o arquivo da biblioteca original mantendo todas as edições feitas?
Isso foi um balde de agua fria nos nossos planos, mesmo com as praticas da Adobe de barrar algumas várias funcionalidades se o computador não estiver conectado na internet
Por experiencia que eu tenho, que é em uso de programa de CAD, ligar com o “legado” na troca de programa é o maior impedimento da troca de tecnologia.
Mas claro que digo isso do ponto de vista do nosso processo, que é meio arcaico em questões de gerenciamento

Mas creio que, por puro achismo meu, que os programas vão continuar nessa linha de assinatura e vai migrar cada vez mais para outras áreas, a própria AutoCad alguns anos atrás implantou o programa de assinatura, a Microsoft é doida para fazer com que assinemos o Office 365. Para alguns casos, é interessante, principalmente se existisse a possibilidade de assinar somente 1 mês ao invés de 1 ano.

Da uma olhada no Photo Supreme, ele importa do LR numa boa, eu mesmo fiz tanto com o LR quanto com o Media Pro.

Fora da Adobe desde Lightroom 3, que usei (e gostei) principalmente pela função de catálogo. Fiquei com esta versão desatualizada por muito tempo.

Hoje: Affinity (atualizado), Digikam (Atualizado), NIK software (Versao Google gratis), DXO Photolab (Versão 4 ainda).

Para mim sw de edição são quase que mercadorias. Tem uma curva de aprendizado do novo, é verdade, mas não impede uma migração.

Já nas ferramentas de catálogo tem uma parcela de esforço pessoal grande investido na classificação do conteúdo das fotos. O reaproveitamento deste trabalho não é lá muito fácil uma vez que as bases de dados e sua estrutura são particulares de cada desenvolvedor. Sofri com isso quando migrei para o Digikam. A opção de tags hierárquica no .xmp ou integrado à imagem não funcionou comigo quando precisei.

Lembrando: não sou uma referência de uso. Hobby, cameras e computador antigos.

1 curtida

Como faz para compartilhar? Não consegui

Achei bem tranquilo migrar o catalogo do LR e do Media Pro para o PSU, só foi meio demorado porque estava em um NAS, demorou pra caramba… O problema com os tags hierárquicos é que pouquissimos programas implementam isso de forma correta. Só vi dois até hoje fazerem isso direito, o Media Pro (foi por esse motivo que comprei na época) e o próprio PSU.

então, a gente usa o mesmo login, por hora a licença permite que seja instalado em 2 computadores, mas até onde eu sei não da para usar ao mesmo tempo

para nós não é problema, ele é aposentado e usa durante o dia, e eu trabalho então uso a noite

Extamente. Usando um conta pessoal da Adobe Cloud você pode estar logado em dois computadores ao mesmo tempo , entenda : ter os aplicativos instalados em 2 computadores ao mesmo tempo e mantendo os mesmos atualizados. Porém, só pode usar um dos computadores por vez.

E tanto faz se um computador usado MacOS e o outro Windows.

https://helpx.adobe.com/download-install/apps/licensing-activation/activate-deactivate-apps/install-apps-number-of-computers.html

Se precisar usar em um terceiro computador é necessário fazer o logoff da sua conta no Creative Cloud App para liberar uma das licenças e depois logar no terceiro computador. Sempre mantendo no máximo dois computadores logados na mesma conta pessoal.

Isso também pode ser gerenciado através da sua conta direto no site da Adobe através do processo de ativar e desativar computador:
https://helpx.adobe.com/download-install/apps/licensing-activation/activate-deactivate-apps/activate-deactivate-when-switching-computer.html

Sim, tem tudo isso. E a pessoa continua escrava da Adobe.
Absolutamente zero chance no meu caso. Dei uma banana para eles e para o C1.

Isso de usar em dois computadores uma unica licensa tem para vários softwares. A Adobe não faz isso porque é boazinha, é porque se não fizer se lasca.

Idem para transferir licenças entre computadores. Silkypix e C1 tem isso a 20 anos, Luminar tem, Photosupreme, Affinity nem liga pra isso, tenho uma licença que está instalada em 4 computadores.

O DxO é mais chatinho mas a versão Elite permite em 3, se precisar mudar é só abrir um ticket e no mesmo dia te liberam.

Pois é, aconteceu de eu trocar de laptop e ter esquecido de transferir o DxO. Fiz uma viagem e decidi instalar o DxO no computador novo. Abri o ticket, e não deixaram eu registrar o novo, porque eu teria que desinstalar do velho, que obviamente não estava comigo. Fiquei meio decepcionado.

Uso o RawTherapee para a maioria das coisas hoje. Antes de decidir por ele, testei o Darktable, o On 1 Photo Raw e o ART. Achei a conversão do RAW feita pelo RawTherapee melhor.
Também já experimentei o Affinity e gostei muito. Estou pensando em comprá-lo, mas quero testar o Gimp 3.0, porque me parece que vale a pena.

1 curtida

Vi alguém comentando no fórum de suporte da DXO que a versão 9 agora permite fazer isso sem a necessidade de passar pelo “tech support”. E a pessoa comenta que essa funcionalidade não está descrita na documentação atual.