Fala amigos do MF… hoje venho abrir um daqueles tópicos que normalmente apimentam as coisas por aqui.
Recentemente adquiri uma Canon EOS R8 pra adicionar ao meu set (5DMKIV + 5DMKIII + lente EF 24-70 + 70-200 + 17-40 + 24-105). Fui nela pelo uso misto, fotos + vídeo (minha esposa grava e transmite aulas) e por ser uma FF, apesar de ter somente 1 slot pra cartão. Meus principais receios eram duração de bateria e velocidade do AF pelo VF eletrônico.
Tinha muito medo de ter que comprar várias baterias extras pra aguentar o tranco insano no meu estilo de trabalho e também de que um possível delay no VFe prejudicasse o clique no instante exato que preciso.
Acontece meus amigos, que nada dos meus temores se concretizaram.
A R8 estraçalha!!!
O fato dela estar sempre tentando achar os rostos dos modelos me ajuda demais. Eu faço isso manualmente nas DSLR. Olha que eu tenho uma 5DMKIV, que convenhamos, é uma monstra. Mas ainda assim tem um tempo que eu preciso pra ficar mudando a posição do ponto de AF nela, que fica infinitamente menor na R8. Acredito que meu aproveitamento no AF com a R8 tenha passado de 95%. O que é insano no meu tipo de trabalho. Na 5DMKIV já era alto, ok, em torno de 90%. Mas eu perdia cliques por estar movendo o AF que passo a não perder com a R8.
E quanto à bateria… Fiz mais de 3000 cliques e a bateria não piscou… Isso que a bateria dela é a LP-E17 - que tem bem menos carga que LP-E6N que uso na 5DMKIV (faço + 5000 nela). Imagino as ML que usam a mesma bateria E6N…
Enfim. Trouxe meu relato só pra dizer que me rendi. Viva à modernidade, viva às novas tecnologias… E bora preparar o bolso pra R5 ano que vem :doh:
já dominou… só precisa equalizar o preço das top de linha…
o que vou sentir mais falta quando migrar e muito provável por ser usuário da nikon vou para uma z8 ou z8ii é do barulho do shutter mecânico… tudo bem tem o som que emula… mas não é igual ao original mecânico.
conversando esses dias com um colega que tem carro elétrico… ele disse que o que mais sente falta é do ronco do motor, da trepidação… mas enfim… é a modernagem né…
Foi o que me visgou na minha primeira ML.
Mudou meu workflow durante e depois dos ensaios, só o fato de não ter que fazer 3, 4 fotos da mesma pose para garantir uma com foco cravado é outro nivel.
E a agilidade que ganhamos né? Quando o foco deixa de ser uma preocupação podemos nos concentrar mais na luz, composição, pose.
mas a R8 ainda tem cortina mecânica? ou só eletrônica?
pq msm sem espelho mas o shutter sendo mecânico ainda é prazeroso ouvir… o problema é ficar sem nada… kkkkk
o mais legal dessas câmeras top dslr é que elas dão até um tranquinho na mão…
Z9 e Z8 não tem.
de Canon não manjo nada da linha R…
D850 e D780 tem um modo de shutter eletrônico… na D850 não é muito bom pq o AF fica caçando as vezes… mas é totalmente silencioso. D780 não fiz hands on mas dizem se comportar igual a ML no LV.
Nossa! E aquele recurso que ela faz em baixa luz pra achar o foco? De aumentar a exposição pra encontrar o foco e depois volta à config que eu defini pra fazer a captura…
Valeu… Já tô me borrando todo pra mudança do ano que vem ou de 2025… Vou trocar a 5DMKIV… Aí o caminho natural seria a R5 :doh: E lá se vão todos os meus pilas. :assobi:
Nando, não tem como fugir das ML eternamente. Mesmo porque uma hora dessas ninguém mais fabricará DSLR por vários motivos já bem conhecidos. Chegará uma hora que as DSLRs simplesmente pararão de funcionar e todos terão que passar para ML. Talvez um fabricante teimoso continue a fabricar DSLR por mais um tempo (leia-se Pentax/Ricoh), para um nicho bem específico, como no caso das “rangefinders” da Leica, que na minha opinião, apesar da excelente qualidade de imagem, perde muito da praticidade.
Não conheço nenhuma câmera moderna que eu consiga falar com propriedade que ela seja ruim. Todas são boas dentro das suas propostas. Se pegar uma ML top profissional ela será boa e pronto. Melhor para algumas coisas, pior para outras mas isso são detalhes muito específicos.
Gosto por gosto, prefiro um bom visor ótico mesmo, ainda mais se for o visor da K3 ! . Não morro de amores por EVF, mas entre ter um EVF e não ter nada e ficar tendo que ver uma tela de 3" , prefiro mil vezes um EVF por pior que seja. Odeio fotografar com celular !
Mas nem por isso ficarei amarrado com DSLR a vida toda. Tive Canon, Nikon e Pentax DSLR, passei para Micro 4/3 Pana e Oly na boa e depois para Sony, igualmente na boa. Ainda tenho Pentax, mas a hora que pifar, pifou…
Essa R8 é uma baita câmera, sem a menor sombra de dúvida. Se eu precisasse de uma câmera nova não teria a menor cerimônia em comprar uma.
Tô com a minha R8 desde dia 18, já entubei três casamentos, sete colações e dois ensaios nela, kkkkkk
Só alegria.
O sistema AF da RP que eu já adorava, ficou incrivelmente melhor na R8. É de outro mundo.
Lógico que vocês vão se lembrar, de quando eu apontei que servo da RP apanhava em contra luz. Pois é, da R8 minimiza isso em uns 90%, rsrsrs.
Fiz um casamentinho hoje cedo, igreja com mundaréu de janela atrás, foco não peidou. Fiquei apaixonado.
A maquininha é FOD*.
Bateria, no caso dos casamentos, gasta mais, por conta do tempo que fica ligada moscando, mas foi relativamente bem. Acabei de chegar de um, fiz 1200 fotos das 14h até meia noite com R8, e 700 fotos com RP, usando duas baterias em cada. Tá bom até.
Esquema da 17-40 na RP e 70-200 na R8 ficou bom pra caral** kkkkkkkkk
Pensa num set arrumadinho, kkkk
Não sei se já tem um tópico específico para R8 aqui, mas seria legal montar, e mesclarmos as mensagens, tanto desse tópico, quanto do outro, onde menciono sobre ela também.
Tipo servir de base para futuros leitores e possíveis compradores dela.